Existem muitos problemas bucais que aparecem na fase adulta, não é mesmo? Todos eles podem ser causados com o passar do tempo por vários motivos, como não frequentar com regularidade um consultório odontológico, promover uma higienização inadequada, consumir em exagero alimentos prejudiciais à saúde e ter maus hábitos, como o tabagismo.
Pensando nisso, vamos apresentar no artigo de hoje quais são os principais problemas que podem prejudicar a saúde bucal de uma pessoa, afetando dentes, gengivas e, consequentemente, o bem-estar e a qualidade de vida.
Tem interesse no assunto? Então continue com a leitura e saiba mais!
1. Halitose
Popularmente conhecida como “mau hálito”, a halitose é uma alteração que torna o hálito desagradável.
Ela pode ser causada por alguns motivos, como má higienização, existência de cáries e até mesmo problemas de origem digestiva, como úlcera duodenal e erupções gástricas, de origem sistêmica, como diabetes, e de origem respiratória, como amigdalite.
A identificação é feita por meio da percepção de maus odores e a prevenção, especialmente, com a escovação da forma correta.
Isso inclui a utilização de antissépticos, uma dieta equilibrada, o consumo de pelo menos dois litros de água ao dia, o controle do estresse e a consulta regular a um dentista.
2. Placa bacteriana
Constituída por açúcares e bactérias que formam uma película invisível que prende nos dentes, a placa bacteriana se desenvolve por meio dos nutrientes encontrados nos restos de alimentos que ficam na boca.
Além disso, ela libera um ácido que ataca o esmalte dentário, tornando aquele local mais vulnerável ao aparecimento de cáries. Se não for removida diariamente, também pode causar irritações na gengiva e provocar o tártaro.
O problema pode ser evitado com o uso do fio dental diariamente, escovação frequente (pelo menos três vezes ao dia) e limpeza realizada por um dentista.
3. Gengivite
Caracterizada por promover a inflamação da gengiva, a gengivite é causada, principalmente, pela placa. Ou seja, uma película que gruda entre os dentes e a gengiva e que, se não for retirada, libera toxinas, causando vermelhidão, inchaço, sensibilidade e sangramentos.
A melhor forma de prevenção é higienizar corretamente os dentes, utilizar o fio dental, manter uma dieta equilibrada e evitar hábitos como o tabagismo.
Entretanto, se ela não for evitada, é primordial consultar um dentista, já que o problema pode evoluir para periodontite (infecção e inflamação das gengivas) e causar danos mais sérios aos dentes e ao maxilar.
4. Cárie
Um dos problemas bucais mais comuns é a cárie, que se caracteriza por uma lesão provocada por bactérias.
Em geral, o problema é causado pela má higienização aliada ao consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares e amido. Eles liberam ácidos que corroem o esmalte dentário e deixam os dentes mais fracos.
Os sintomas se caracterizam, geralmente, pela dor na região e sensibilidade a alimentos frios e quentes.
A prevenção acontece por meio de uma dieta equilibrada, ingestão de bastante água, utilização do fio dental e consultas regulares ao dentista. O tratamento só é realizado em consultórios odontológicos.
Agora que você já conhece alguns dos principais problemas bucais que atingem os adultos, atente-se em relação a isso e garanta a sua saúde dentária e de toda a sua família. Não se esqueça de buscar profissionais capacitados, promover sempre uma higienização correta e evitar ingerir demasiadamente alimentos com muito açúcar e amido.
Gostou desse artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam alguns problemas bucais que podem prejudicar a saúde. Até mais!