Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. É indicado que elas usem? Qual a idade certa para colocar? Esses são alguns questionamentos comuns de quem procura saber melhor sobre o assunto.

Primeiramente, sim, crianças podem usar aparelho ortodôntico. Inclusive, quanto antes isso for feito, melhor. Isso porque se o tratamento for realizado durante a fase de crescimento, as chances de obter melhores resultados e o tempo de uso ser reduzido aumentam. Assim, o aparelho funciona, basicamente, como uma prevenção de problemas maiores.

Após ter isso em mente, é necessário entender o porquê, exatamente, de esse tratamento nas crianças valer a pena, além de outros detalhes, como se é possível colocar o aparelho com dente de leite e qual o tipo de aparelho é o mais indicado. É sobre esses pontos que falaremos neste artigo. Se você tem interesse em saber mais para cuidar da saúde de seu pequeno, continue a leitura!

Motivos de o aparelho ortodôntico para crianças valer a pena

Na intenção de mostrar a você a importância do tratamento precoce com aparelho, separamos alguns motivos que comprovam o porquê de ele ser benéfico. Confira a seguir.

Prevenção e tratamento da mordida cruzada

A mordida cruzada se trata de uma má oclusão, ou seja, um desencontro dos dentes das arcadas superior e inferior. Em crianças, pode até causar alguns problemas mais sérios, já que é possível que afete todo o desenvolvimento dos ossos do rosto. Por isso, é importante resolver esse problema logo cedo, e isso pode ser feito com o uso de aparelho.

Correção da postura da língua

Muitas pessoas não imaginam, mas a postura da língua pode influenciar até mesmo no posicionamento ósseo, ou seja, no alinhamento dos dentes. Por isso, na ida ao dentista, você verá uma preocupação grande em relação a esse aspecto também. O aparelho pode corrigir problemas assim.

Prevenção e tratamento da projeção da mandíbula

Esse problema está relacionado com o desenvolvimento da mandíbula. Ele é uma irregularidade nos ossos do rosto, que afeta diretamente a mandíbula, impulsionando-o para frente. Essa é uma questão que impacta a estética do rosto e também pode ser prevenida com aparelho ortodôntico para crianças.

Redução de dentes impactados

Os dentes impactados são aqueles inclusos, ou seja, que não conseguiram sair da gengiva ou aqueles que estão posicionados anormalmente. Esses podem causar problemas estéticos e funcionais no futuro se não tratados previamente.

Uso de aparelho com dente de leite

O uso de aparelho ortodôntico, quando a criança ainda está na fase dos dentes de leite, é viável. Porém, não é qualquer tipo de aparelho que é recomendado. Nessa fase, o ideal é o uso de um aparelho móvel, que pode ajudar na correção das falhas citadas. Daí vem a questão da prevenção, pois esse tratamento vai resolver problemas antes mesmo de os dentes permanentes nascerem.

Conseguiu entender um pouco melhor sobre o aparelho ortodôntico para crianças? Para concluir seu objetivo de cuidar da sua saúde e da de sua família, é imprescindível ter uma plano de saúde odontológico. A Sorriden pode ajudá-lo com isso! Contamos com tratamento e acompanhamento contínuo e temos vários programas de prevenção para você escolher de acordo com sua necessidade.

Ficou interessado? Acesse nosso site para conferir todas as informações necessárias para manter uma saúde bucal ideal!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa