Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora para as pessoas, além de bastante comum. Na maioria das vezes, a sua presença pode, inclusive, ocasionar sérios prejuízos pessoais, emocionais e até profissionais. 

Pensando nisso, explicaremos, neste artigo, as principais causas do problema e daremos também algumas dicas para amenizá-lo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que causa o mau hálito?

Para descobrir como acabar com o mau hálito, é necessário entender, primeiramente, quais as suas causas. Sem dúvida, a higienização inadequada é um dos principais agravantes do problema, pois permite que restos alimentares se acumulem entre os dentes, na língua e na gengiva, causando a condição. 

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a razão é a má higiene bucal, já que pessoas que cuidam bem da limpeza oral também podem sofrer com a halitose. Doenças bucais, problemas no aparelho digestivo e no fígado, doenças respiratórias e uso de cigarro são outros motivos que estão associados à questão.

Por isso, é extremamente importante conhecer a causa e buscar o tratamento adequado para reverter a situação, evitando que a saúde bucal seja comprometida.

O que fazer para melhorar o hálito?

Existem diversos hábitos que contribuem para a halitose e que, sem perceber, você pode ter. Por isso, a melhor maneira de evitar essa condição é adotando práticas corretas de prevenção. A seguir, confira algumas dicas que ajudarão você nesse sentido!

1. Faça uma boa higienização bucal

A primeira dica é, sem dúvida, a mais básica e mais importante de todas. Manter uma boa higienização é essencial para evitar um hálito desagradável, pois o acúmulo de bactérias na boca, que ficam entre os dentes e na língua depois das refeições, forma uma camada conhecida como placa bacteriana, causando doenças que produzem um odor forte.

Nesse caso, a higienização envolve a escovação dos dentes e da língua e o uso de fio dental e de enxaguante bucal. O ideal é escová-los, pelo menos, três vezes ao dia e sempre após as refeições e passar o fio dental, pelo menos, uma vez. Além disso, o hábito de fazer bochechos antes de dormir e assim que acordar pode ajudar na higienização, mas evite produtos que sejam à base de álcool.

2. Beba bastante água

O consumo de líquidos abaixo do ideal prejudica a produção adequada de saliva pelas glândulas, que é essencial no combate da halitose. Por isso, é recomendado beber muita água ao longo do dia para manter o pH da boca em um nível saudável e estimular a produção salivar.

Outra opção que ajuda no aumento da produção e, consequentemente, na melhora do hálito é mascar chicletes, mas, de preferência, sem açúcar.

 3. Alimente-se de três em três horas

A verdade é que o jejum prolongado também pode provocar um odor indesejado porque, quando o estômago fica vazio por muito tempo, acontece um aumento da produção do suco gástrico e de gases, que podem subir à boca e causar o mau hálito. O ideal é realizar refeições a cada três horas, sem prolongar o tempo sem se alimentar.

Não se esqueça de que alguns alimentos fortes contribuem para a produção do odor desagradável, como cebola e alho. Então, sempre que puder, evite-os.

4. Consulte o dentista regularmente

Para conhecer a motivação do problema e buscar o tratamento adequado, procure um especialista. Afinal, nenhuma limpeza será eficaz enquanto a verdadeira origem não for solucionada. Portanto, seja cauteloso e não deixe de investigar a situação para que ela não se agrave.

Agora que você já conhece as melhores formas de evitar a halitose e como melhorar o hálito, é importante que tenha atenção à sua saúde bucal. Lembre-se de que visitar o dentista regularmente e realizar uma limpeza profissional uma vez ao ano faz toda a diferença.

A propósito, você sabe qual é o momento certo de fazer a limpeza nos dentes? Leia agora o nosso artigo e veja mais sobre o assunto!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa