Você sabe tudo o que o dentista faz? Se você acha que o dentista analisa apenas os dentes em busca de cáries está enganado. Há diversas outras coisas que o profissional faz que provavelmente você desconhece. Duvida? Veja a seguir!
Olha a gengiva
Verificar se a gengiva está avermelhada, inchada e sensível é uma das tarefas do dentista. E se ela estiver dando sinais de inflamação, o profissional tomará as providências para reverter o quadro, já que uma gengiva inflamada e sem cuidados pode acarretar perda dental.
Se sua boca tem lesões internas
Sabe aquela afta que aparece de vez em quando? Então, o dentista também costuma prestar atenção a ela. Apesar de parecer inofensiva, lesões como essa podem ser sinais de problemas como câncer bucal, já que essa doença pode ter início como uma pequena úlcera indolor.
De olho na língua!
A língua também não passa despercebida numa consulta com o dentista. Isso acontece principalmente porque esse órgão costuma indicar muitas doenças, desde anemia até câncer.
Como está sua saliva?
Sim, a saliva também entra na lista dos dentistas. O profissional costuma analisar o volume, a viscosidade e a densidade dela. Pode até parecer um exame sem propósito mas, acredite, salivar pouco, por exemplo, pode causar mau hálito e facilitar o aparecimento de infecções na gengiva.
O pescoço tá inchado?
Se estiver, o dentista também costuma detectar, já que esse tipo de problema indica uma inflamação nos gânglios linfáticos. Essa inflamação pode ser causada por um resfriado ou infecções dentárias.
Esses são só alguns exemplos, pois o dentista avalia muitas outras coisas durantes uma consulta. E aí, que tal agendar uma visitinha e deixar a saúde bucal em dia?
Fonte: Terra