A perda de um dente é sempre motivo de preocupação e aborrecimento. Também não é para menos, né? Além da mastigação ficar comprometida, os problemas de autoestima costumam aparecer e sorrir deixa de ser algo prazeroso.
Mas é possível resolver essa situação com a ajuda do implante dentário, uma solução definitiva que repõe o dente perdido e recupera o prazer de sorrir. Se houve perda de um dente, o primeiro passo é procurar um profissional especializado em implantes o mais rápido possível, para evitar que o problema se agrave.
A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre esse procedimento. Prossiga a leitura!
Qual é o processo para colocar um implante dentário?
Essa dúvida sempre surge nos pacientes que acabaram perdendo um de seus dentes. Assim como outros procedimentos odontológicos, o implante dentário é realizado pelo dentista no consultório, com o uso de uma anestesia local.
Uma peça de titânio – material bem aceito pelo organismo humano – é parafusada no local em que havia o dente natural, para sustentar o novo dente. Sobre ela, o dentista coloca uma segunda peça que é chamada de extensor do pino. É nela que nova prótese (a coroa) vai se encaixar.
Como saber se posso usar uma prótese?
Durante a avaliação, o dentista vai verificar, por exemplo, se vai haver necessidade de um enxerto ósseo, caso a massa óssea do paciente não seja suficiente para sustentar um implante dentário. Para cada caso, o profissional dará um tempo de recuperação após o enxerto ósseo até que o paciente possa receber a peça de titânio e o pino.
Se a pessoa não puder colocar um implante, por algum problema na gengiva ou de saúde, há outras alternativas, como a prótese móvel.
Em quanto tempo acontece a recuperação após colocar implantes dentários?
Depende de cada caso. Geralmente a recuperação total do implante e a integração dos pinos às gengivas leva em torno de 6 meses para os dentes superiores e 4 meses para os dentes inferiores.
O que fazer no pós-operatório de um implante dentário?
Sempre siga as orientações de higiene bucal descritas pelo dentista. Isso é imprescindível para que a cirurgia seja um sucesso e para que não haja nenhum contratempo. Em alguns casos, acontece do osso não preencher o espaço entre o pino e a gengiva (o que garante a boa fixação dos implantes). Quando isso acontece, o dentista costuma realizar um novo implante após um tempo.
Esperamos que essas informações tenham lhe ajudado a saber mais sobre os implantes dentários. Não deixe de aproveitar os momentos felizes porque falta um dos seus dentes. Procure um profissional de confiança e volte a sorrir. E você, já é um beneficiário Sorriden? Conheça os nossos planos!