Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Existem muitos problemas bucais que aparecem na fase adulta, não é mesmo? Todos eles podem ser causados com o passar do tempo por vários motivos, como não frequentar com regularidade um consultório odontológico, promover uma higienização inadequada, consumir em exagero alimentos prejudiciais à saúde e ter maus hábitos, como o tabagismo.

Pensando nisso, vamos apresentar no artigo de hoje quais são os principais problemas que podem prejudicar a saúde bucal de uma pessoa, afetando dentes, gengivas e, consequentemente, o bem-estar e a qualidade de vida.

Tem interesse no assunto? Então continue com a leitura e saiba mais!

1. Halitose

Popularmente conhecida como “mau hálito”, a halitose é uma alteração que torna o hálito desagradável.

Ela pode ser causada por alguns motivos, como má higienização, existência de cáries e até mesmo problemas de origem digestiva, como úlcera duodenal e erupções gástricas, de origem sistêmica, como diabetes, e de origem respiratória, como amigdalite.

A identificação é feita por meio da percepção de maus odores e a prevenção, especialmente, com a escovação da forma correta.

Isso inclui a utilização de antissépticos, uma dieta equilibrada, o consumo de pelo menos dois litros de água ao dia, o controle do estresse e a consulta regular a um dentista.

2. Placa bacteriana

Constituída por açúcares e bactérias que formam uma película invisível que prende nos dentes, a placa bacteriana se desenvolve por meio dos nutrientes encontrados nos restos de alimentos que ficam na boca.

Além disso, ela libera um ácido que ataca o esmalte dentário, tornando aquele local mais vulnerável ao aparecimento de cáries. Se não for removida diariamente, também pode causar irritações na gengiva e provocar o tártaro.

O problema pode ser evitado com o uso do fio dental diariamente, escovação frequente (pelo menos três vezes ao dia) e limpeza realizada por um dentista.

3. Gengivite

Caracterizada por promover a inflamação da gengiva, a gengivite é causada, principalmente, pela placa. Ou seja, uma película que gruda entre os dentes e a gengiva e que, se não for retirada, libera toxinas, causando vermelhidão, inchaço, sensibilidade e sangramentos.

A melhor forma de prevenção é higienizar corretamente os dentes, utilizar o fio dental, manter uma dieta equilibrada e evitar hábitos como o tabagismo.

Entretanto, se ela não for evitada, é primordial consultar um dentista, já que o problema pode evoluir para periodontite (infecção e inflamação das gengivas) e causar danos mais sérios aos dentes e ao maxilar.

4. Cárie

Um dos problemas bucais mais comuns é a cárie, que se caracteriza por uma lesão provocada por bactérias.

Em geral, o problema é causado pela má higienização aliada ao consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares e amido. Eles liberam ácidos que corroem o esmalte dentário e deixam os dentes mais fracos.

Os sintomas se caracterizam, geralmente, pela dor na região e sensibilidade a alimentos frios e quentes.

A prevenção acontece por meio de uma dieta equilibrada, ingestão de bastante água, utilização do fio dental e consultas regulares ao dentista. O tratamento só é realizado em consultórios odontológicos.

Agora que você já conhece alguns dos principais problemas bucais que atingem os adultos, atente-se em relação a isso e garanta a sua saúde dentária e de toda a sua família. Não se esqueça de buscar profissionais capacitados, promover sempre uma higienização correta e evitar ingerir demasiadamente alimentos com muito açúcar e amido.

Gostou desse artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam alguns problemas bucais que podem prejudicar a saúde. Até mais!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa