Faça seu cartão de crédito Sorriden!

É comum ver crianças e adolescentes utilizando aparelho dentário, não é mesmo? Isso acontece porque os pais estão cada vez mais preocupados com a saúde e com a estética dentária dos seus filhos.

Vale mencionar que, além de prejudicar o sorriso, as alterações na arcada dentária, como dentes fora do lugar e mordida cruzada, podem causar outros problemas, como dores na coluna, baixa autoestima e dificuldade de digestão, afetando diretamente a qualidade de vida de uma criança.

Pensando nisso, apresentaremos no artigo quais são os principais sinais de que o seu filho precisa de um aparelho ortodôntico.

Lembre-se de que essa é uma maneira efetiva de solucionar os problemas bucais do pequeno, em especial relacionados com o sorriso. Continue com a leitura e saiba mais!

1. Dificuldade de mastigação

Um sinal bastante comum em crianças é a dificuldade de mastigação. Normalmente, essa dificuldade é causada pela mordida cruzada, também chamada de má oclusão, quando existe o posicionamento invertido dos dentes.

Isso significa que, na maioria dos casos, os dentes superiores ficam mais para trás dos dentes inferiores, mas também existem casos contrários em que os inferiores ficam ocluídos pelos superiores.

Por esse motivo, se você notar que isso acontece com os dentes do seu pequeno, ou se ele demonstrar alguma dificuldade para mastigar, busque um especialista o mais rápido possível. Nesses casos, o aparelho dentário deve ser usado o quanto antes, seja ele fixo ou móvel.

O aparelho vai movimentar os dentes para que eles fiquem alinhados. Quanto mais adiar a sua colocação, mais grave será o problema, provocando um período maior de tratamento, ou mesmo a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

2. Boca aberta ao dormir

Durante a noite, observe o seu pequeno. Existem ações involuntárias que indicam que a criança deve ir a um consultório ortodôntico. Isso acontece porque, provavelmente, ela possui problemas relacionados à arcada dentária e, assim, deve usar aparelho.

Dormir de boca aberta, respirar de maneira ofegante, babar e até mesmo roncar (a apneia) são alguns sinais de que o seu filho tem alguma alteração. Isso significa que ele deve ir a um ortodontista, a fim de que ele faça uma avaliação e descubra o que está causando esses sinais.

3. Ausência de espaços

Outro sinal evidente é quando os dentes de leite estão muito juntos. Assim que uma criança perde seus primeiros dentes, é normal que dentes maiores cresçam. Contudo, se os dentes de leite estão muito juntos, não haverá espaço suficiente para um novo nascer.

Assim, se você perceber que não há espaço para o novo dente nascer, leve seu filho a um ortodontista. O profissional avaliará o caso e decidirá qual é a melhor opção: fixo ou móvel. Nesse primeiro momento, o aparelho dentário será usado para abrir espaços. Depois, com a troca e o crescimento dos novos dentes, ele vai agir para deixar tudo alinhado.

4. Dentes para fora ou que não se encaixam

Por fim, se os dentes superiores do seu filho estiverem muito a frente dos dentes inferiores, ou se não existir o contato da arcada dentária superior com a inferior (caracterizado por mordida aberta), o pequeno também deve recorrer a um especialista.

Geralmente, casos como esses são causados por maus hábitos infantis, como chupeta, mamadeira e sucção de dedos, mas também podem ter origem genética. De qualquer forma, é importante ir o mais rápido possível ao consultório.

Lembre-se de que, assim como nos casos anteriores, o aparelho vai promover o equilíbrio bucal da criança, mas cada situação possui sua particularidade e deve ser tratada de um jeito específico.

Agora que você já viu alguns dos principais sinais de que o seu filho precisa usar aparelho dentário, atente-se em relação a cada detalhe. Uma boa ideia é buscar planos que tenham uma cobertura maior, garantindo a visita frequente a um dentista e a prevenção de situações mais graves.

Gostou do artigo? Então conheça as vantagens do plano odontológico para você. Até mais!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa