São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

5 hábitos que prejudicam a saúde dos dentes

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Você já deve saber que manter a saúde dos dentes é fundamental para garantir uma boa estética e, além disso, mais qualidade de vida e bem-estar. Entretanto, para isso, é essencial cuidar de toda a região bucal, fazendo tratamentos preventivos e evitando hábitos que podem causar graves danos aos dentes. Vale mencionar que, na maioria das vezes, as ações prejudiciais são feitas involuntariamente.

Neste post, apresentamos quais são esses principais hábitos que afetam a saúde bucal. Lembre-se de que, embora sejam feitos de uma maneira mais automática, eles podem ser evitados, a fim de que você e toda a sua família tenham sorrisos muito mais bonitos e saudáveis. Está preparado? Então, continue a leitura!

1. Roer as unhas

Considerado um dos hábitos mais comuns do dia a dia, o ato de roer as unhas pode causar lascas e trincas nos dentes frontais. Além disso, essa atitude, considerada completamente anti-higiênica, pode causar lesões virais, fúngicas e bactericidas e, ainda, infecções no sistema digestivo e em outras partes da região bucal.

Isso acontece porque debaixo da unha é possível encontrar germes e bactérias que, ao entrarem em contato com os dentes, podem ser passados para a boca e ali se alojar, causando, inclusive, o mau hálito.

2. Usar os dentes para abrir embalagens

É comum encontrarmos pessoas abrindo embalagens, especialmente de plástico, com os dentes, não é mesmo? No entanto, essa também é uma atitude completamente prejudicial, já que pode afetar a saúde bucal.

Embora pareça inofensivo, abrir um sachê de ketchup, por exemplo, pode retirar lascas dos dentes e até mesmo resultar em fraturas mais graves. Com o tempo, também vai ocorrer a perda do esmalte dentário e a desmineralização, já que o contato dos dentes com a embalagem vai provocar um desgaste.

3. Promover uma escovação inadequada

Ao contrário do que se imagina, não é uma escovação intensiva e com força que vai promover a higienização adequada. Muito pelo contrário! Esse mau hábito pode desmineralizar o dente, causar hipersensibilidade e provocar a perda do esmalte dentário, uma vez que vai expor a dentina (parte mais interna dos dentes).

Ainda existe a possibilidade de haver problemas na gengiva, como a retração e, posteriormente, danos mais sérios, como inflamação, gengivite e periodontite. Portanto, sempre utilize uma escova com cerdas macias e faça movimentos regulares. E não se esqueça do fio dental!

4. Visitar um dentista somente em casos de urgência

Outro hábito bastante comum é frequentar um consultório odontológico somente em casos de urgência extrema. Todavia, além de danificar a saúde de toda a região bucal e de torná-la mais vulnerável, esse ato pode comprometer completamente a estética dentária.

Por isso, é essencial buscar planos odontológicos com foco na prevenção e que possam oferecer a você e toda a sua família tratamentos completos e com profissionais capacitados em todas as áreas.

5. Ranger os dentes

Também conhecido por bruxismo, o ato de ranger os dentes normalmente é praticado no período noturno e está relacionado com ansiedade, estresse e fases difíceis da vida. Contudo, assim como acontece quando você rói unha ou abre embalagens com os dentes, existe a possibilidade de o esmalte dentário se desgastar e de a dentina ficar exposta, causando a sensibilidade.

Em casos como esse, o mais recomendado é procurar um consultório odontológico e tratar o problema de acordo com suas particularidades. Em geral, os especialistas recomendam a utilização de um protetor bucal para limitar os danos.

Pronto! Agora que você já viu quais são os principais hábitos que prejudicam a saúde dos dentes, fique atento em relação a isso e, sempre que perceber alguma atitude similar em sua família, procure um dentista. Não se esqueça de que a prevenção é o melhor procedimento para manter a saúde bucal em dia.

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos o que eles também devem evitar. Até a próxima!