Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Cuidar da saúde bucal dos pequenos e fazer com que eles entendam a importância de escovar os dentes todos os dias é essencial, porém, nem sempre é fácil.  Não é raro encontrar pais se queixando, em consultórios de dentistas, sobre a dificuldade de fazer seus filhos escovarem os dentes.

O que era para ser um momento rotineiro de cuidados bucais torna-se uma verdadeira batalha. Como fazer para reverter essa situação? É o que abordaremos no artigo de hoje! Continue a leitura e descubra!

1. Torne esse momento divertido

O primeiro passo para que as crianças sejam estimuladas a escovar os dentes todos os dias é fazer com que elas vejam esse momento de forma diferente. Cante e invente músicas sobre a escovação, deixe que a criança escove seus dentes e mostre a ela que não é necessário ter medo.

Dessa forma, aos poucos, ela começará a associar o momento de escovar os dentes a algo bom e prazeroso.

2. Crie um ambiente adequado

Como é o local que seu filho escova os dentes? Ele alcança a pia? A escovação é facilitada ou ele tem dificuldades? Essas questões são muito importantes, pois uma das maiores queixas das crianças é a dificuldade que elas têm para escovar os dentes.

Alguns pais as colocam em cima do vaso sanitário, o que pode causar acidentes e deixar o momento da escovação desconfortável.

Portanto, o ideal é que ela possa ter um banquinho firme para subir e ficar em uma boa altura para escovar os dentes ou mesmo um copo com água para que ela não precise alcançar a torneira no momento da escovação. Essas atitudes são simples, mas podem fazer toda a diferença.

3. Faça com que esse momento se torne rotina

Praticamente todo mundo sabe da importância de escovar os dentes todos os dias após as refeições e antes de ir dormir. Ainda assim, por conta da dificuldade em fazer os filhos cumprirem essa tarefa, alguns pais acabam abrindo exceções, o que é um erro.

Quando a higiene bucal se torna rotina, é muito mais fácil que as crianças a façam sem reclamar.

4. Incentive a escovação de forma lúdica

Existem diversos acessórios infantis para a escovação, desde cremes dentais com sabores (como morango) até escovas com luzes e personagens. Mais do que apenas um luxo, elas servem para estimular as crianças a escovarem os dentes.

Vale até mesmo usar uma fantasia, contar histórias sobre a importância da escovação e outras atitudes que deixem o momento mais divertido. Você vai ver, elas podem até passar a gostar dessa atividade!

5. Seja o exemplo

De nada adianta que os pais digam à criança que ela precisa escovar os dentes todos os dias se eles mesmos não o fazem. Ser o exemplo é o primeiro passo para que elas entendam que a higiene bucal é uma tarefa importante da rotina de todo mundo.

Sendo assim, deixe que ela o veja fazendo sua higiene bucal para que aprenda a escovar os dentes de forma certa e mostre a ela que isso não é nenhum “bicho de sete cabeças” e que é sempre melhor prevenir do que reabilitar.

6. Faça com que a criança entenda a importância de escovar os dentes todos os dias

Alguns adultos subestimam a inteligência das crianças e não explicam a elas a importância de cuidar da saúde bucal. Acredite, quando explicado de forma simples e clara, elas passam a entender e a aceitar mais facilmente que a tarefa é importante.

Comparecer as consultas com dentistas e fazer com que elas tirem dúvidas sobre higiene bucal também pode ajudar a conscientizá-las da importância de escovar os dentes todos os dias, além de outros hábitos como passar o fio dental e utilizar enxaguante bucal.

Gostou do texto? Compartilhe-o em suas redes sociais, outros pais podem estar precisando dessas dicas também!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa