O mau hálito é causado por diversos fatores, mas a razão mais comum é a má ou a falta de higiene bucal, principalmente da língua. Em algumas pessoas, o problema persiste mesmo com a prática de uma escovação adequada. Nesses casos, o ideal é procurar um dentista para que ele avalie a verdadeira causa do mau cheiro da boca.
A boa notícia é que alguns alimentos contribuem na hora de espantar o hálito ruim.
A seguir, listamos os 4 alimentos que ajudam no combate ao mau hálito. Confira!
Gengibre
Que ele é um alimento antioxidante e termogênico você provavelmente já sabia, não é mesmo? Mas, além desses benefícios, o gengibre atua como um ótimo adstringente natural, pois estimula alguns processos digestivos. Portanto, ter algumas balinhas de gengibre na bolsa pode ajudar muito quando o hálito não estiver legal.
Chá de boldo
Você sabia que o mau hálito nem sempre tem origem na boca? O odor ruim também pode ser estimulado pela má digestão. Geralmente acontece quando os gases do intestino são direcionados, erroneamente, para o estômago. É aí que entra o chá de boldo, que costuma estimular o processo digestivo.
Maçã, pepino e cenoura
Crus e com casca, esses três alimentos realizam uma espécie de raspagem dos dentes, que complementa a ação de limpeza do fio dental. Ao fazer isso, eles impedem o acúmulo de bactérias e ajudam a evitar os odores indesejados.
Suco de limão
Achou estranho o suco de limão entrar nessa lista? Pois saiba que ele também tem poder adstringente e bactericida e, por isso, age eliminando bactérias presentes na boca e em todo o sistema digestivo. Uma xícara de suco nas refeições já traz um resultado muito bom.
É claro que esses alimentos apenas vão contribuir no dia a dia, nas situações em que você não conseguiu escovar os dentes adequadamente. Mas, o mau hálito é um problema bucal (ou não) que precisa ser investigado pelo dentista ou médico.
Leia também: Por que a limpeza dos dentes é importante?