Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Para conquistar um sorriso mais bonito e branquinho, muitas pessoas têm recorrido ao clareamento dental. Mas, apesar desse procedimento ser mais acessível hoje, inclusive para ser realizado em casa, ele exige alguns cuidados e também o acompanhamento de um dentista.

Confira a seguir algumas curiosidades sobre esse tratamento e fique por dentro de tudo antes de começar o seu!

Dois tipos Clareamento dental

O clareamento dental é dividido em dois tipos: o caseiro, feito com as orientações de um dentista, utilizando uma moldeira com gel clareador (veja detalhes aqui). E o outro a laser, feito apenas em consultório, utilizando um gel com concentração muito maior de ativo clareador (não seguro para ser usado em casa). Neste aqui, o dentista utiliza uma fonte de luz, como LED ou laser, para potencializar o efeito.

Três semanas e pronto

O tratamento clareamento dental em consultório dura de duas a três semanas, mas na primeira sessão o paciente já consegue sentir os resultados. Já o clareamento caseiro exige um pouco mais de paciência e disciplina, pois é preciso usar o produto clareador todos os dias, por um período médio de três semanas.

Sensibilidade maior

O método feito em consultório pode deixar os dentes um pouco mais sensíveis. Isso acontece porque, nesse tipo de branqueamento, o peróxido de carbamida (uma das substâncias do produto clareador) é muito mais concentrado do que no tratamento caseiro.

Dois em um

Algumas clínicas odontológicas realizam os dois métodos juntos para que os resultados sejam mais eficientes. Geralmente o tratamento começa em casa e, depois, são feitas algumas sessões de laser no consultório.

Alimentos proibidos quando se faz clareamento dental 

Sim, alguns alimentos devem passar longe da dieta de quem fez clareamento. Isso porque os dentes ficam mais permeáveis e, dessa forma, a chance de absorver os pigmentos de determinados alimentos é maior. Veja alguns dos alimentos proibidos:

Bebidas: refrigerante à base de cola, vinho tinto, café, chá-preto, suco de uva e álcool;

Sobremesas: açaí, chocolate e frutas cítricas;

Outros: molho de tomate e  molho à base de curry;

Nada de cigarro

Se o paciente for fumante, vai precisar ficar longe do cigarro, pois ele é outro vilão do clareamento, já que a nicotina amarela os dentes.

Nem todos podem fazer

Pessoas com sensibilidade excessiva nos dentes podem desenvolver uma inflamação aguda se fizer o clareamento. As gestantes e os menores de 16 anos também entram nessa lista.

Duração do branco

Em média, os dentes costumam ficar branquinhos por um ou dois anos, independentemente do método utilizado. Para que o clareamento dental dure mais, é fundamental caprichar na higiene bucal e fugir do cigarro e de alimentos que escurecem os dentes (veja lista acima).

 

Fale com seu dentista e descubra qual o método mais indicado para você. Não é beneficiário? Conheça a Sorriden!

 

Fontes: Uol e Minha Vida

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa