Alguns pais apresentam uma grande dificuldade quando o assunto é cuidar da saúde bucal dos filhos. Muitos não sabem que tipo de cuidados adotar e quando começar com cada um deles.
Como esse é um assunto ainda pouco explorado, é natural que fiquem um pouco perdidos e sem saber para onde ir.
Pensando nisso, criamos esta postagem para tirar suas dúvidas sobre o dente de criança.
Aqui, você encontra várias informações para garantir uma boa higienização desde cedo. Acompanhe conosco e descubra todos esses pontos.
Escolha a escova de dentes ideal
As crianças precisam de escovas de dente específicas. Elas são menores, mais macias e responsáveis pela varredura de muitas sujeiras que se acumulam.
Você sabia que a própria mamadeira pode ser a responsável por cáries? Isso ocorre pois o leite contém açúcar.
Para evitar que o seu pequeno passe por esse tipo de desgaste, compre uma escova de dentes ideal. Se ele for maior, convide-o para ir com você e escolher o modelo que preferir, pois essa medida pode facilitar muito a higienização.
Caso ele ainda seja pequeno, o indicado é fazer a limpeza da boca com gaze, procedimento que deve durar até ele completar os 6 primeiros meses. O objetivo é massagear a gengiva e retirar possíveis sujeiras que se acumulam ali.
Use a quantidade de pasta recomendada
O creme dental usado deve ser o infantil, com concentração de flúor para as crianças e sabor que seja agradável para elas. Embora a pasta para adultos não seja proibida, não é indicada, já que normalmente são de menta e podem ser fortes para os pequenos.
A quantidade a ser usada deve corresponder à metade de um grão de arroz cru quando a criança tem até 8 meses. Depois disso, quando os da parte de trás começam a nascer, a porção pode aumentar.
Aposte no uso do fio dental
Muitos pais consideram essa tarefa desnecessária, pois acreditam que a sujeira não se acumula em grandes proporções. Esse é um grande engano!
O hábito do uso do fio dental deve ser adotado desde cedo, assim que um dente passar a existir do lado do outro.
Essa é uma maneira de tirar qualquer coisa que tenha ficado acumulada ali, assim como passar o fio na própria parede do dente, uma medida que evita o acúmulo de placa bacteriana. O ideal é usar diariamente ou, ao menos, 3 vezes na semana.
Explore os enxaguantes bucais
Os enxaguantes bucais também são ótimas formas de higienização, mas devem ser adotados apenas depois dos 6 anos. Antes disso, as crianças podem acabar ingerindo, o que não é nada bom. Portanto, no tempo certo, inclua esse cuidado na rotina do seu filho também.
Faça visitas regulares ao dentista
O ideal é que seu filho visite o dentista desde o aparecimento do primeiro dente. Essa primeira consulta não vai envolver grandes cuidados, mas é uma ótima maneira de se informar e saber mais sobre os cuidados necessários.
Além disso, essa medida simples torna as consultas um hábito comum, desmistificando todo medo que a criança possa ter. Para fechar, com a limpeza e aplicação do flúor com regularidade, fica mais fácil prevenir problemas bucais e garantir um belo sorriso.
Depois de entender melhor como cuidar do dente de criança, não deixe de colocar esses pontos em prática e tornar seu filho uma pessoa mais feliz e segura.
Para acompanhar essas e outras dicas sobre saúde bucal, assine a nossa newsletter agora mesmo e garanta o recebimento dos conteúdos no seu e-mail.