Um dos procedimentos mais comuns no consultório odontológico é o tratamento de canal. Geralmente, ele é indicado quando a cárie atinge a parte mais profunda do dente e a infecciona. Isso significa que esse processo de “invasão” iniciou faz tempo!

Por essa razão, as medidas preventivas são importantes e evitam muita dor de cabeça (e de dente!) no futuro. Então, o que fazer para inibir a cárie e se livrar de um tratamento de canal?

É muito simples! Basta acompanhar os 7 hábitos listados abaixo que ajudarão a deixar você e sua família bem longe desses problemas e com um sorriso mais saudável. Siga com a leitura do texto e confira!

1. Escovar os dentes

Essa prática é muito simples e bastante eficaz. A escovação elimina a maior parte da sujeira, principal elemento causador da cárie. Em termos gerais, a cárie nada mais é do que uma cavidade formada no dente pela ação dos ácidos produzidos pelas bactérias que vivem no interior da boca. Quando ocorre essa ruptura, ela se torna porta de entrada para os microrganismos decomporem as áreas mais internas do dente e iniciarem uma infecção.

Escovar os dentes após cada refeição é o ideal para dificultar esse processo. Como nem sempre isso é possível, recomenda-se que seja feito, pelo menos, três vezes ao dia.

2. Usar o fio dental

Por mais que a escovação seja bem feita, ela não é capaz de remover os restos de comida que ficam entre os dentes. Por isso, o uso do fio dental é extremamente necessário para uma limpeza completa. Passá-lo entre os dentes, pelo menos uma vez ao dia antes de dormir, impede a proliferação bacteriana durante a noite.

3. Consumir menos açúcar

Bons hábitos alimentares são importantes para uma saúde bucal adequada. As comidas e bebidas muito açucaradas, como doces e refrigerantes, são os substratos preferidos das bactérias. O consumo frequente desses alimentos, principalmente por crianças, facilita o desenvolvimento das cáries. Substituir os doces por frutas e ter uma dieta balanceada fazem bem não só para os dentes, mas também para a saúde em geral.

4. Ingerir alimentos ricos em cálcio

O cálcio fortalece os ossos e os dentes. Essa substância reforça a estrutura dentária e oferece mais proteção contra as cáries. Por isso, os alimentos ricos em cálcio, como laticínios e alguns vegetais de folhas verde-escuras, devem fazer parte da rotina alimentar para garantir a integridade dental.

5. Mascar chiclete sem açúcar

É isso mesmo que você leu! Mascar chiclete ajuda a prevenir a cárie e, consequentemente, evita um futuro tratamento de canal. E o motivo de ser sem açúcar você já sabe!

O ato de mastigar estimula a produção de saliva, a qual tem uma ação poderosa contra a atuação das bactérias na boca. É a forma natural do nosso corpo colaborar com a preservação dos dentes.

6. Evitar traumas dentários

A ocorrência de traumas nos dentes também pode indicar a necessidade de tratamento de canal se as regiões mais profundas sofrerem alguma lesão. Assim, todo cuidado é pouco durante a realização de tarefas com alta probabilidade de acidente, como, por exemplo, com as crianças ao brincarem.

7. Visitar o dentista regularmente

O jeito mais efetivo de manter a saúde oral em dia é visitando o dentista a cada 6 meses. Só o profissional poderá saber se existe algum problema e agir da melhor forma para impedir complicações. Mas se você já tem cárie, não precisa se desesperar! Em estágios não avançados, o dentista resolve esse incômodo com uma simples restauração.

Seguindo os cuidados recomendados, você e sua família não precisarão se preocupar com um tratamento de canal no futuro. Como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

Gostou do texto e quer saber mais? Siga nossa página no Facebook e acompanhe de perto todas as nossas dicas!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa