Faça seu cartão de crédito Sorriden!

É comum encontrar pessoas que esperam a dor de dente dar os primeiros sinais para então procurarem o dentista.

Como você deve imaginar, esse não é o melhor caminho a se seguir. Além de trazer muito desconforto, esperar esse sintoma para iniciar os tratamentos pode ser sinônimo de desembolsar altas quantias em dinheiro.

Descubra hoje por que as consultas preventivas são a melhor opção para você e os benefícios que podem trazer. Vamos lá?

Manter os dentes limpos

A ausência de dor não significa que a sua saúde bucal está em dia. Ou seja, se você procura um dentista antes de as dores começarem a aparecer, pode ser que ainda descubra um ou outro problema bucal — mas eles são tratados com mais facilidade.

Além disso, ir ao dentista com frequência é uma ótima maneira de manter a saúde bucal em dia e prevenir vários problemas. Não tem como fugir: a limpeza e a aplicação do flúor com regularidade fazem com que os dentes fiquem limpos e protegidos por mais tempo.

Substituir restaurações

Se você já fez restauração ao menos uma vez na vida, sabe que elas podem descolar ou até mesmo quebrar uma parte, não é mesmo? Quando você vai ao dentista com frequência esse problema pode ser resolvido facilmente.

Além disso, essa é uma maneira de evitar que o dente fique aberto e favoreça o desenvolvimento de cáries e outros problemas bucais — que são mais complicados e exigem um tratamento sério.

Perder o medo

Se você espera a dor de dente aparecer para então procurar um dentista, provavelmente precisará lidar com algum problema ou tratamento mais agressivo. Essa é uma das principais razões que fazem com que as pessoas tenham medo de dentista, mas convenhamos: elas esperam o prazo máximo para procurar um tratamento.

Por outro lado, se você visita o dentista antes disso tudo, então tem apenas que passar pelos procedimentos mais simples — que não costumam envolver muita dor e desgaste.

Gastar menos

Se você vai as consultas preventivas, investirá uma quantia menor em dinheiro, pois esses procedimentos são mais simples e cabem no bolso, além de evitarem problemas mais graves.

Já os tratamentos de emergência e reabilitação são mais elaborados e, por consequência, mais caros também. Evite chegar nesse nível e ter que sofrer ainda mais na cadeira no dentista e desembolsar uma quantidade maior de dinheiro.

Cuidar da autoestima

O sorriso é um cartão de visitas e dentes bem-cuidados tornam a apresentação ainda melhor. O resultado disso tudo é um aumento da autoestima e da segurança, ajudando muito na forma de se colocar e abrindo muitas portas — pessoais e profissionais.

Prevenir outras doenças

Quem faz uma visita periódica ao dentista descobre de forma precoce qualquer doença que esteja se desenvolvendo. Isso significa um tratamento mais rápido e a redução da chance de desenvolver outras doenças, além da possibilidade de perder o dente.

Quando a higiene bucal não é feita e existe um acúmulo de tártaro, o paciente pode desenvolver periodontite e gengivite, doenças que favorecem a perda dos dentes. Somado a isso, pode existir a chance de câncer bucal e outros problemas (sendo que tudo isso pode ser evitado com visitas regulares ao dentista).

Como você pode perceber, o ideal é não esperar a dor de dente aparecer para então procurar um dentista. Assim você desfrutará de todos os benefícios que citamos acima.

Ainda assim, se a dor aparecer, é importante saber o que fazer e como agir para preservar seus dentes. Leia nosso texto sobre o assunto e fique informado.

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa