Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Ao pensar em cuidados com o bem-estar, lembramos de exames de rotina, dicas de alimentação. Contudo, dificilmente associamos aos cuidados com a saúde bucal, não é mesmo?

Muitas vezes, nossos dentes acabam negligenciados. Mas lembre-se: a saúde começa pela boca.

Nossa cavidade bucal é uma das portas de entrada do corpo e está entre as mais importantes. Por isso, devemos cuidar muito bem dela.

Veja, a seguir, um conteúdo rico sobre a importância de manter a saúde bucal em dia.

A boca pode interferir na saúde do corpo?

Além dos prejuízos emocionais trazidos pelos problemas bucais, como a baixa autoestima, sofrimento em relações pessoais e julgamentos no ambiente de trabalho, infecções bucais podem passear pelo corpo e atingir diversos órgãos do seu organismo.

Por exemplo, as bactérias causadoras da gengivite têm a capacidade de entrar na corrente sanguínea, atingir o coração e desencadear uma complicação.

A cárie também tem a habilidade de diminuir o rendimento de atletas e ser relacionada a lesões musculares regulares, que aparecem periodicamente.

Ademais, problemas gengivais são associados com o risco de parto prematuro em grávidas.

Como posso evitar problemas bucais?

Faça uma boa higiene bucal

A higienização dos dentes é capaz de prevenir a maioria dos problemas bucais e depende de alguns cuidados básicos como a escovação ao menos três vezes ao dia, uso do fio dental todas as noites antes de se deitar e o complemento com algum enxaguante bucal, se for indicado pelo dentista.

É importante que a limpeza da boca seja feita com cuidado e atenção a todos os detalhes. A escova deve alcançar todos os dentes e reentrâncias dos mesmos e passar por toda a margem gengival de modo suave.

Os filhos veem os pais como exemplos em tudo e, na escovação dos dentes, não é diferente. Mostrar como fazer, acompanhar e ensinar sobre a limpeza oral desde pequenos é essencial para que os pequeninos adquiram o hábito facilmente.

Desde o nascimento, é necessário que se faça a limpeza das gengivas com uma gaze e os cuidados devem aumentar a partir do momento que nascem os dentes.

Não se esqueça da língua! A higienização dela também é muito importante e deve ser feita com movimento do fundo para a ponta e nunca o contrário.

Perceba que a prevenção é a maneira que causa menos dor e mais economia para tratar dos seus dentes, contanto que seja feita da maneira correta.

Visite o dentista regularmente

Ter os dentes lisos, inteiros, sem resíduos, nem sensibilidade, fratura ou sangramento são fatores que indicam uma boa higiene oral.

Mas o mau hálito, ausência de dentes, dor, inchaço e sangramento gengival são sinais de que a sua saúde bucal não está muito boa e você precisa procurar um profissional.

Mas não vá a consultas só nesses momentos: previna-se! Marque visitas a cada 6 meses a fim de fazer uma limpeza mais profunda, renovar as dicas de escovação e verificar se algo novo apareceu.

O diagnóstico precoce aumenta em muito a chance de um tratamento mais simples e menos invasivo.

É importante lembrar que, assim que nasce o primeiro dente de seu filho, já é hora de leva-lo ao dentista.

Dessa maneira a criança é acostumada desde pequena e não associará o profissional com a dor, já que sua primeira experiência são estará ligada a qualquer procedimento doloroso, invasivo ou assustador.

Se você está pensando que esses cuidados ficarão muito caros, fique atento, pois daremos uma dica essencial a seguir.

Ter um plano odontológico pode facilitar as idas regulares ao dentista?

Sim. Através de um plano de prevenção odontológica, fica muito mais fácil ir ao dentista e  criar o hábito de visitar o profissional a cada 6 meses, como indicado.

Sem contar que você e sua família estarão protegidos se qualquer eventualidade acontecer, já que os problemas bucais serão diagnosticados no início, o tratamento será mais simples, mais barato e menos dolorido.

Percebeu como é importante cuidar da sua saúde bucal e o quão fácil pode ser? Tomar cuidados básicos é suficiente para se manter saudável. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa