Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Muitos o negligenciam, mas usar o fio dental diariamente é tão importante quanto escovar os dentes. Isso porque, em conjunto com a escova, o fio também é um grande aliado na batalha contra o tártaro e as cáries, causadores da gengivite e do mau hálito.

Para destacar a importância do fio dental, no post de hoje, vamos explicar como usá-lo adequadamente e quais são seus principais benefícios. Continue lendo!

Usar o Fio dental antes ou depois?

Sempre surge a mesma dúvida quando pensamos no fio dental:  ele deve ser usado antes ou depois da escovação? Geralmente, escovar os dentes primeiro é mais comum, mas, na verdade, a ordem não importa muito. O importante mesmo é realizar corretamente os procedimentos, tanto na escovação quanto no uso do fio dental. Essa é a forma mais adequada de remover a placa bacteriana, responsável por causar a cárie dentária.

A culpa não é dele

É comum as pessoas acharem que, se a gengiva sangra durante a higienização bucal, a culpa é do fio dental. E por isso, acabando dispensando seu uso. Mas, os sangramentos costumam acontecer por outros motivos: passar o fio muito rápido ou com muita força, por exemplo.

Gengiva em dia

Sabe aquela dor de dente que ás vezes resolve atacar? Ela pode ser facilmente evitada com uma rotina diária de limpeza que inclua o fio dental. Problemas da gengiva, como gengivite e periodontite, também entram nessa lista, já que acontecem por causa da falta do fio na higiene bucal.

Jeito certo de usar

Como tudo na vida, o fio dental precisa ser usado corretamente para que cumpra seu objetivo. Então, lá vai o passo a passo para você não errar na hora da higienização!

  • Utilize entre 20 e 25 cm de fio, amarrando as extremidades nos dedos indicador e médio;
  • Segure firmemente a linha em volta do dente a ser limpo, de maneira que lembre a letra “C”;
  • Faça movimentos para a frente e para trás, buscando remover a sujeira, seguindo cuidadosamente as curvas dos dentes.

Viu só como não tem segredo? Descuidar da saúde bucal é que não dá, né? Por isso, use e abuse do fio dental na sua rotina de limpeza bucal e conquiste um sorriso mais saudável!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa