Faça seu cartão de crédito Sorriden!

É comum as pessoas irem ao dentista apenas quando sentem que a saúde bucal não vai muito bem, não é mesmo? O ideal, na verdade, seria fazer exatamente o oposto: a prevenção e não a reabilitação.

O motivo? A prevenção bucal tem um custo mais baixo comparado à reabilitação, porque é mais simples e fácil de ser tratada. Além disso, ir ao dentista com frequência evita problemas graves, como a gengivite, periodontite e a perda de alguns ou vários dentes.

Maior qualidade de vida

Embora o Brasil seja o país que mais tem dentistas no mundo, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo IBGE, 55,6% dos brasileiros não vão visitá-los regularmente. A PNS apontou ainda que, 11% da população do país não têm nenhum dente, o que corresponde a 16 milhões de pessoas.

Os números são realmente preocupantes. Especialmente nos dias de hoje, em que a melhora da qualidade de vida e os tratamentos bucais preventivos  já são uma realidade mais acessível à população de diversas classes sociais. Por isso, o objetivo principal de muitos profissionais da saúde bucal é que, daqui a 10 anos, por meio da prevenção, um número cada vez maior de pessoas tenha uma boa saúde bucal.

Prevenção: em casa e no dentista

Muitos dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental e não por meio de tratamentos curativos (como restaurações, canal, entre outros), que são mais invasivos e costumam ter um custo maior, e apenas remediam o estrago já feito pelos maus cuidados.

Mas não basta apenas higienizar. A prevenção ideal baseia-se em quatro ações fundamentais: higienização com escova e fio dental, consumo controlado do açúcar, uso correto do flúor e acompanhamento preventivo (pelo menos duas vezes ao ano) feito pelo dentista.

Gostou do post? Leia também Dicas para manter a saúde bucal sempre em dia

Fonte: IBGE , Portal Educação e Colgate

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa