Escovar os dentes com força. Higienizá-los antes do café da manhã. Usar uma quantidade exagerada de creme dental. Você faz essas coisas? Saiba que, segundo os dentistas, tudo isso está errado.
Veja a seguir como cuidar do seu sorriso e como fugir dos erros comuns na hora da escovação!
De 3 a 4 vezes ao dia
Essa é a frequência ideal de higienização bucal. E sempre depois das refeições, especialmente das principais. Sabe aquele costume de escovar os dentes antes do café da manhã e passar o resto da manhã com resíduos alimentares na boca? Esqueça! O certo é escovar antes e… depois também.
Nada de força
Forçar a escova nos dentes, até a coitada ficar aberta e disforme, não vai ajudar a manter seus dentes mais limpos. Ao contrário, escovar os dentes com muita força pode machucar sua gengiva e prejudicar sua saúde bucal. O certo é fazer movimentos circulares, que vão da raiz até a ponta dos dentes. Ah, a língua não pode ficar de fora dessa faxina, hein!
Mais maciez
Evite machucar as gengivas na hora da escovação. Dê preferência as escovas extramacias e que não sejam grandes demais para a sua boca. E fique sempre de olho na validade delas: 3 meses, no máximo.
Fio dental, sempre!
Não tem como fugir dele. Em geral, as pessoas têm bastante resistência ao uso do fio ou fita dental, porque pensam que ele machuca e faz a boca sangrar. Na verdade, isso não deve acontecer. Se está sangrando, pode ser que ele esteja sendo usado com força exagerada ou que suas gengivas estejam inflamadas (neste último caso, procure a ajuda de um dentista). Segure o fio com firmeza entre os dedos e sempre use-o bem rente aos dentes, fazendo o contorno para que não agrida a gengiva.
Agora, conte para nós, como você anda escovando seus dentes?