Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Embora seja fundamental cuidar da saúde bucal desde cedo, o medo de dentista em crianças costuma ser bastante comum. Se até mesmo alguns adultos ainda vivenciam o famoso frio na barriga antes de entrar no consultório, é normal que os pequenos se sintam apreensivos quando ouvem dos pais que é dia de ir tratar dos dentes. 

Caso seus filhos estejam entre essas crianças que sentem medo de ir ao dentista, não se preocupe! Saiba que, com bastante paciência e cuidado — além do auxílio de um excelente odontopediatra —, é possível reverter a situação. Quer saber como? Continue a leitura do post e confira nossas dicas!

1. Converse com seus filhos e leve-os ao dentista desde bebê

Ensinar e conversar com os seus filhos sobre a importância de cuidar dos dentes, bem como levá-los às consultas periódicas desde cedo, é essencial. Alguns especialistas recomendam que a primeira consulta aconteça logo nos primeiros meses do bebê, para que a mãe seja orientada na higienização da gengiva. 

Embora não exista uma idade pré-determinada e considerada ideal para esse primeiro contato, é de extrema importância não adiar esse momento, afinal, quanto mais tarde e mais velha for a criança, maiores as chances dela desenvolver o medo.

O problema está também nas crianças maiores — na faixa dos 6 anos, por exemplo — que não foram educadas quanto à importância dos cuidados com a saúde bucal e nem levadas às consultas preventivas quando mais novas. Isso faz com que elas acabem indo ao dentista quando a dor já está instalada, o que leva à realização de procedimentos invasivos.

Dessa forma, suas primeiras experiências não são tão agradáveis quanto poderiam ser, fator que abre portas para o surgimento do medo. Por isso, não se esqueça de que nunca é demais reforçar os cuidados com os dentes e de que as consultas de rotina podem prevenir, diagnosticar problemas dentários precocemente e evitar procedimentos mais complicados. ​

2. Escolha um bom odontopediatra 

Para driblar o medo de dentista, você precisa procurar por um profissional especializado e que saiba lidar com crianças — o odontopediatra é o especialista ideal para o atendimento infantil. Isso porque, em sua formação, ele aprendeu diversas técnicas para lidar com os pequenos no consultório — entre elas, o “falar, mostrar e fazer”, que elimina o medo do desconhecido. 

Dessa forma, com bastante paciência, ele apresenta todos os instrumentos que serão utilizados e explica os procedimentos à criança, que se sentirá parte importante do atendimento. Se o seu filho tiver medo do motor, por exemplo, o odontopediatra mostrará nas mãos dele como o equipamento com baixa rotação funciona e, com a sensação de cócegas, ele poderá achar divertido sentir o tremor no dentinhos quando a ferramenta entrar em contato com a boca. 

Outra técnica também amplamente utilizada é a recompensa por bom comportamento. O profissional oferecerá escovas dentais, brinquedos e outros brindes simples, mas que proporcionam grande felicidade aos pequenos. 

3. Seja um exemplo para as crianças 

Não é segredo que as atitudes dos pais servem de espelho para os filhos, que tendem a copiar tudo aquilo que observam em casa. Desse modo, para acabar de vez com o medo de dentista, seja responsável por dar um bom exemplo. Cuide bem dos seus dentes e faça consultas periódicas. 

Uma boa ideia é levar os seus filhos quando você for às consultas, para familiarizá-los com os consultórios, equipamentos, cheiros… tudo isso fará com que eles eliminem ainda mais o medo do desconhecido, além de ser uma oportunidade de passarem mais tempo juntos. Torne esse um momento natural e não reaja negativamente à situação. 

Viu só como é possível reverter o medo de dentista em crianças? Ao considerar as dicas do post, tenha a certeza de que os seus filhos se sentirão cada vez mais tranquilos nas consultas periódicas. Não se esqueça de que é fundamental escolher um profissional especializado para que tudo ocorra da melhor forma. 

E então, gostou do artigo de hoje? Para receber mais conteúdos como este diretamente na caixa de entrada do seu e-mail, não fique de fora: assine agora mesmo a nossa newsletter! 

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa