São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Como acabar com a dor de dente e manter a saúde bucal em dia

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Descobrir truques e aprender como acabar com a dor de dente são os principais objetivos de quem sofre com o incômodo. O problema, que está associado a vários fatores — como inflamações, o nascimento de novos dentes e a presença de cáries —, é capaz de provocar mal-estar e estresse, além de prejudicar a qualidade de vida de uma pessoa.

Por isso, é importante manter a saúde bucal em dia e aproveitar as medidas que existem para acabar com o incômodo de um dente doendo. É válido mencionar que higienizar adequadamente e com frequência os dentes, ter uma alimentação equilibrada e consultar periodicamente um dentista são ações que ajudam a evitar a situação. Continue com a leitura!

Afinal, como acabar com a dor de dente?

Por mais que você tenha um cuidado especial com a saúde dentária, sempre existem pequenas situações que causam as dores de dente. No entanto, também existem medidas utilizadas para aliviar os incômodos sintomas. Normalmente, elas estão associadas ao dia a dia de uma pessoa e são práticas simples e fáceis de serem inseridas na rotina.

Quer saber mais? Confira, a seguir, dicas para acabar com a dor de dente e ter mais bem-estar e saúde!

Escove os dentes a cada refeição

É essencial ficar atento quanto à higiene dentária e escovar os dentes a cada refeição, diariamente.

Isso acontece porque, ao entrar em contato com o açúcar dos alimentos ingeridos (como refrigerantes, balas, doces, chicletes e sorvetes), por exemplo, as bactérias da boca se proliferam, intensificando os problemas da região por meio da produção do biofilme (película pegajosa de bactérias que reveste o dente e que se forma em comunidades biológicas, estruturadas, funcionais e coordenadas).

Além de aliviar as dores, essa é uma maneira de impedir a fermentação dos alimentos na boca, o que proporciona o surgimento das bactérias que causam cáries, mau hálito e doenças periodontais.

Vale mencionar ainda que o processo de escovação deve ser completo. Inicialmente deve-se escovar os dentes e em seguida utilizar o fio dental. Se o seu dentista te recomendar, ainda é superválido utilizar enxaguantes bucais, já que ele possui ação antibactericida e pode ajudar a prevenir a proliferação das bactérias na região.

Escolha a escova adequada

Vale mencionar, ainda, que assim como a dor de dente pode ser causada pela falta de higiene bucal, o agravamento da situação também está relacionado à escovação inadequada.

Se engana a pessoa que acredita que a escova de dente de cerdas duras promove uma higienização melhor e, consequentemente, garante a saúde bucal. Pelo contrário! Uma escova firme é capaz de machucar a região e torná-la propícia ao acúmulo de bactérias.

Isso aumenta, e muito, as chances de infecções e inflamações, agravando as dores de dente e os problemas na gengiva, como gengivite e periodontite. A rigidez da escova ainda contribui com a sensibilidade e causa sangramentos na região.

Dessa forma, prefira sempre escovas de cerdas macias, que limpam sem contribuir para o aparecimento de retrações gengivais e sem desgastar a superfície dos dentes, provocando a sensibilidade dentária.

Também é importante realizar movimentos circulares leves, que assegurem a limpeza total sem causar incômodos e lesões no local. Prefira ainda modelos que possuem o limpador de língua, assegurando mais higiene e evitando o aparecimento de bactérias em toda a região.

Utilize o fio dental

Para tornar a sua higienização bucal ainda mais completa e acabar com as dores, também é imprescindível a utilização do fio dental, em especial momentos antes de dormir. Ele é o responsável por retirar todos os resíduos de sujeira que a escova de dente não alcançou.

Com isso, ele evita o acúmulo de bactérias e de sujeira, a causa do tártaro. O resultado é refletido, de forma benéfica, na saúde bucal e na qualidade de vida.

É importante mencionar que o fio dental é uma ferramenta imprescindível para evitar o aparecimento de cáries. Isso acontece porque é justamente no meio dos dentes que os resíduos alimentares se acumulam e tornam o local favorável ao aparecimento de bactérias, dores, à corrosão dentária e os desgaste do dente.

Vale lembrar que são os restos de alimentos que se transformam em ácidos na região e entram em um processo de fermentação. Isso ataca a camada externa do dente (o esmalte) e provoca a cárie.

Evite consumir açúcar em excesso

O açúcar é utilizado como fonte energética pela placa bacteriana que vive em nossa boca e que, por sua vez, libera ácido ao consumi-lo. Sendo assim, além de contribuir para a proliferação das bactérias, esses alimentos causam a erosão do dente e desgastam o esmalte dentário.

Como consequência, a pessoa passa a sofrer com manchas, cáries e, claro, com as dores no local. Por isso, não se esqueça de ter uma dieta equilibrada (capaz de oferecer força para o corpo e para a mente) e consuma, em sua rotina, vegetais, frutas, folhas e fontes de proteína.

Evite ainda o consumo de alimentos com grandes quantidades de açúcar, prejudiciais à saúde, tais como sorvetes, balas, doces, brigadeiros, tortas, pirulitos e chicletes.

Consulte-se com um dentista

Por fim, é fundamental realizar consultas em clínicas odontológicas para assegurar a saúde e a beleza do seu sorriso. O profissional vai identificar a causa do incômodo, indicar os melhores métodos para curar dor de dente e, ainda, prevenir que ela aconteça novamente.

É o profissional ainda que atua no intuito de garantir que toda a região bucal se mantenha saudável. Nas consultas de rotina, por exemplo, ele identifica outros possíveis problemas e age no intuito de evitar o seu agravamento.

Ele também realiza procedimentos estéticos e mostra ao paciente o que ele precisa para ter uma boca saudável. Entre os processos mais comuns, é possível citar a limpeza dentária, as restaurações e a aplicação de flúor. Na maioria dos casos, esses procedimentos também são utilizados para evitar as incômodas dores na região.

Viu como existem várias dicas de como acabar com a dor de dente? Aproveite nossas sugestões e mantenha sua saúde bucal em dia. Lembre-se de que, com essas dicas, é possível promover o bem-estar e a qualidade de vida de toda a família!

Curtiu o artigo? Então não deixe de conferir as vantagens de se ter um plano odontológico e continue aprendendo a cuidar dos seus dentes!