Conhece aquele ditado: a saúde começa pela boca? Pensando nisso, devemos colocar em prática a odontologia preventiva que envolve vários cuidados básicos, além do uso da tecnologia, para garantir a saúde bucal e um sorriso bonito.
Nem apenas de escovação é feita a prevenção das doenças orais. É importante consultar um bom profissional periodicamente para realizar os procedimentos adequados a fim de manter os dentes e gengivas saudáveis. Para saber mais sobre esse assunto e conhecer seus principais benefícios, continue a leitura!
Como funciona a odontologia preventiva?
Na consulta preventiva, o dentista orienta o paciente sobre os cuidados diários com os dentes, como escovação, uso de fio dental e utilização de enxaguantes bucais.
É realizada a profilaxia dentária, ou seja, um processo de limpeza profissional com a utilização de ferramentas odontológicas, que vai ajudar a conservar os dentes e evitar doenças da cavidade oral. Caso necessário, ele também poderá solicitar exames radiográficos.
Todas essas ações visam manter a saúde oral do paciente em dia até a data da próxima consulta. A recomendação atual é de que as visitas ao dentista sejam realizadas a cada 6 meses.
Quais os principais benefícios da prevenção?
Todo esse processo de orientação, profilaxia e exames traz inúmeras vantagens à saúde bucal. Veja, a seguir, os principais benefícios dessa prática.
Melhora a qualidade de vida
A prevenção odontológica é realizada por meio de uma boa alimentação, redução do consumo de açúcar, higienização correta dos dentes, uso do flúor e acompanhamento semestral no dentista.
Todos esses cuidados conservam a saúde e possibilitam uma rápida recuperação após os tratamentos, aumentando a sensação de bem-estar.
Reduz os problemas bucais
O uso da odontologia preventiva pode evitar as cáries dentárias e as doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. Além disso, é eficaz na prevenção e detecção precoce do câncer bucal.
Por isso, aliar os bons hábitos às visitas regulares ao dentista é fundamental para reduzir o aparecimento de problemas bucais, ou mesmo outras doenças que podem estar relacionadas à saúde bucal, como as cardiovasculares.
Diminui os riscos
A prevenção é fundamental para minimizar o risco de novos problemas. O acompanhamento periódico também possibilita o aumento da vida útil dos tratamentos, por meio de restaurações e polimentos que evitam maior desgaste dos materiais utilizados. Além disso, a aplicação periódica de flúor pode prevenir a formação de cárie.
Conserva a saúde bucal
Durante a limpeza no dentista, retira-se o acúmulo de placa bacteriana, tornando o meio menos propício para que alguma bactéria se instale. Isso evita doenças e infecções. Por isso a profilaxia regular conserva a saúde bucal e mantém a integridade dos dentes.
Os bons hábitos diários são importantes para manter a boca sadia. Contudo a limpeza que fazemos em nossas casas não é suficiente para alcançarmos todos os benefícios da odontologia preventiva.
Para manter a saúde bucal é indispensável ir ao dentista periodicamente para uma avaliação profissional e um limpeza mais profunda e eficaz. Mas manter as consultas em dia pode custar caro.
Por isso é importante poder contar com um bom plano odontológico e a Sorriden é a escolha certa para você. Nossa empresa dispõe de várias opções de planos que vão auxiliar nesse processo de cuidado e odontologia preventiva.
Para conhecer mais sobre nossos planos, entre em contato conosco. Temos a melhor opção para você e sua família conquistarem o sorriso dos sonhos!