Contrate agora seu plano Fale Conosco via WhatsApp

Como fazer a criança parar de chupar dedo? Veja 4 dicas!

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Há pais e mães que não se incomodam ao olhar o filho pequeno com o dedo na boca. Tudo vai bem até o dia em que eles se dão conta de que o hábito se tornou cada vez mais frequente. E aí chega a hora de tentar descobrir como fazer a criança parar de chupar dedo.

E você? Em qual etapa deste processo se encontra? Ainda se derrete ao olhar o pequeno chupando o dedo enquanto dorme, por exemplo? Você sabe o que pode acontecer com a arcada dentária da criança quando esse hábito se torna mais frequente?

Não se preocupe, pois preparamos esse post especial com 4 dicas para ensinar você como fazer a criança parar de chupar dedo. Acompanhe!

Por que as crianças chupam dedo?

Antes disso, vamos entender porque as crianças gostam de chupar dedo. Esse costume surge ainda antes do nascimento e ajuda o bebê a se preparar para mamar, mas se torna mais comum por volta dos primeiros meses de vida para ajudar a conter a coceira na gengiva ou evitar o incômodo provocado pelo nascimento dos primeiros dentes.

O hábito de levar os dedos à boca é considerado inofensivo até um ano e meio de vida. Esse período é chamado de fase oral porque os pequenos interagem com o mundo colocando tudo na boca. Entre um ano e meio e dois anos de idade, se a criança não parar de chupar dedo, você precisa agir para evitar problemas futuros.

Quais os perigos?

Sugar o dedo pode ter sérias consequências para a saúde bucal do seu filho. Entre eles, há um maior risco de problemas na arcada dentária, como as famosas mordida aberta ou cruzada, que podem prejudicar o desenvolvimento da mastigação e da deglutição.

E chupar o dedo não gera apenas consequências estéticas, podendo levar também a distúrbios na fala, apneia e até ronco.

Preocupante, não é? A longo prazo, os danos podem trazer a necessidade de ajuda não só de dentistas, mas também de fonoaudiólogos. Então como fazer a criança parar de chupar dedo?

1. Amamente

A primeira dica é válida para as mamães que ainda estão esperando o bebê. Como dissemos, eles usam o dedo para treinar a sucção ainda no útero, a amamentação vai suprindo essa necessidade com o tempo.

2. Observe seu filho

A prevenção odontológica para crianças deve começar cedo, para evitar que elas transformem esse ato instintivo de levar o dedo à boca em hábito. Aproveite enquanto ele ainda for bebê, para distraí-lo com o uso de luvas ou mordedores específicos para esse caso.

Se o seu filho estiver maior, fique de olho em quais situações a criança costuma chupar dedo. Na maioria dos casos, o hábito funciona para dar segurança ao pequeno sempre que ele se sente ansioso, inseguro ou ao adormecer e pode indicar também necessidade de atenção. 

3. Fuja dos métodos agressivos

Não tente intimidar o seu filho discutindo com ele e, principalmente, nunca utilize métodos agressivos — como passar pimenta ou substâncias amargas no dedo dos pequenos — ou exagere nas punições.

Após os dois anos, por exemplo, você pode ocupar as mãos do seu filho para que ele se esqueça de colocar o dedo na boca. Proponha brincadeiras ou dê brinquedos e bonecos para ele segurar. Colocar um curativo no dedo também pode fazer com que ele não sugue o dedo por alguns dias.

4. Procure ajuda

Negociação é a palavra-chave. A conversa é sempre o melhor caminho, especialmente entre as crianças mais velhas. Se mesmo assim o problema persistir, é hora de procurar auxílio de um dentista, para evitar maiores prejuízos na dentição, e de um pediatra para entender os motivos por trás do hábito.

Apresentamos algumas das razões que levam as crianças a chupar dedo e até quando a prática pode ser considerada inofensiva. Você conheceu, ainda, as consequências que o hábito traz para a saúde bucal do seu filho e aprendeu algumas dicas de como fazer a criança parar de chupar dedo, seja ela bebê ou mais velha.

E por falar na saúde bucal dos pequenos, aproveite para aprender também como cuidar corretamente do dente de leite das crianças