Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Saber quando nascem os dentes do bebê é algo fundamental para pais e mães, que podem observar com atenção os sinais mais comuns no pequeno e, assim, agir prontamente para aliviar possíveis dores e desconfortos. E você, já faz ideia de qual é a idade em que os primeiros dentinhos começam a apontar? 

Para ajudá-lo a se preparar para essa fase, que representa um marco na vida do bebê, reunimos neste post as informações mais importantes que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?

Afinal, quando nascem os dentes do bebê?

Se você estava esperando por uma resposta concreta, infelizmente, temos “más” notícias: não há uma idade certa para que os dentes comecem a nascer. Em alguns, os primeiros sinais de dentinhos apontando aparecem aos 4 meses — outros, por sua vez, só passam por essa etapa aos 8 meses ou ainda depois. 

Aquele velho ditado que diz que cada criança tem o seu próprio ritmo faz todo o sentido. No geral, podemos afirmar que os primeiros dentes surgem aos 6 meses, mas nada impede que isso aconteça antes ou depois. 

Quais são os principais sintomas observados?

Assim como a idade do surgimento dos primeiros dentes varia de bebê para bebê, o mesmo acontece com os sintomas. Alguns podem não apresentar nenhum alteração no comportamento, enquanto outros são afetados por dores, desconfortos e sensações, como as que citaremos a seguir:

  • inchaço: quando o dente está a ponto de sair, é possível que a região da gengiva apresente inchaço, além de um tom mais avermelhado;
  • salivação: notou que o bebê está salivando mais do que o normal? Esse pode ser um sinal de que um dentinho está por vir. Ele normalmente vem associado a outro sintoma: vontade de mastigar tudo o que encontra pela frente;
  • irritabilidade: a erupção dos dentes pode causar dores no bebê, portanto, é normal que ele fique mesmo mais irritado, sensível e inapetente.

Em algumas crianças, o surgimento dos primeiros dentes pode vir acompanhado de condições que geram mais preocupação — como febre, diarreia ou até mesmo constipações. Nesses casos, é importante que o pediatra seja consultado para avaliar o quadro geral e cuidar desses sintomas específicos. 

O que fazer para aliviar as dores do bebê?

Massagens na gengiva

A massagem na gengiva é uma forma eficaz de trazer alívio ao pequeno, deixando-o mais calmo e livre de dores. Para isso, envolva o dedo em uma gaze esterilizada e massageie a região com delicadeza. Nesse momento, você pode usar pomadas anestésicas (encontradas em farmácias) próprias para o tratamento do sintoma. 

Mordedores

Além da massagem, outra forma de oferecer alívio ao bebê é dar a ele mordedores especiais de borracha, que distraem o pequeno e o ajudam a “coçar” o dente. Na falta deles, use a criatividade e ofereça cenoura fria cortada em palitinhos ou outros objetos e comidinhas geladas. 

Consulta com um dentista

Quando observados os primeiros sinais, é essencial que os pais, se ainda não o fizeram, levem o bebê para a sua primeira consulta com o dentista. Isso porque o profissional saberá fornecer as melhores dicas e avaliar o caso da criança de forma personalizada, acompanhando o desenvolvimento de sua dentição, incentivando bons hábitos de higiene bucal e criando um laço mais duradouro com a família. 

Agora você já sabe quando nascem os dentes do bebê e quais são os sintomas mais comuns. Trata-se de uma fase muito importante do desenvolvimento do pequeno — afinal, estamos falando do primeiro dente! Portanto, o mais indicado, além de buscar formas de aliviar os incômodos, é levá-lo ao dentista para que os cuidados com a saúde bucal da criança comecem desde cedo. 

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o tema ou queira compartilhar informações, deixe logo o seu comentário abaixo e participe da discussão!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa