Contrate agora seu plano Fale Conosco via WhatsApp

Entenda porque a odontologia preventiva é tão importante

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Conhece aquele ditado: a saúde começa pela boca? Pensando nisso, devemos colocar em prática a odontologia preventiva que envolve vários cuidados básicos, além do uso da tecnologia, para garantir a saúde bucal e um sorriso bonito.

Nem apenas de escovação é feita a prevenção das doenças orais. É importante consultar um bom profissional periodicamente para realizar os procedimentos adequados a fim de manter os dentes e gengivas saudáveis. Para saber mais sobre esse assunto e conhecer seus principais benefícios, continue a leitura!

Como funciona a odontologia preventiva?

Na consulta preventiva, o dentista orienta o paciente sobre os cuidados diários com os dentes, como escovação, uso de fio dental e utilização de enxaguantes bucais.

É realizada a profilaxia dentária, ou seja, um processo de limpeza profissional com a utilização de ferramentas odontológicas, que vai ajudar a conservar os dentes e evitar doenças da cavidade oral. Caso necessário, ele também poderá solicitar exames radiográficos.

Todas essas ações visam manter a saúde oral do paciente em dia até a data da próxima consulta. A recomendação atual é de que as visitas ao dentista sejam realizadas a cada 6 meses.

Quais os principais benefícios da prevenção?

Todo esse processo de orientação, profilaxia e exames traz inúmeras vantagens à saúde bucal. Veja, a seguir, os principais benefícios dessa prática.

Melhora a qualidade de vida

A prevenção odontológica é realizada por meio de uma boa alimentação, redução do consumo de açúcar, higienização correta dos dentes, uso do flúor e acompanhamento semestral no dentista.

Todos esses cuidados conservam a saúde e possibilitam uma rápida recuperação após os tratamentos, aumentando a sensação de bem-estar.

Reduz os problemas bucais

O uso da odontologia preventiva pode evitar as cáries dentárias e as doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite. Além disso, é eficaz na prevenção e detecção precoce do câncer bucal.

Por isso, aliar os bons hábitos às visitas regulares ao dentista é fundamental para reduzir o aparecimento de problemas bucais, ou mesmo outras doenças que podem estar relacionadas à saúde bucal, como as cardiovasculares.

Diminui os riscos

A prevenção é fundamental para minimizar o risco de novos problemas. O acompanhamento periódico também possibilita o aumento da vida útil dos tratamentos, por meio de restaurações e polimentos que evitam maior desgaste dos materiais utilizados. Além disso, a aplicação periódica de flúor pode prevenir a formação de cárie.

Conserva a saúde bucal

Durante a limpeza no dentista, retira-se o acúmulo de placa bacteriana, tornando o meio menos propício para que alguma bactéria se instale. Isso evita doenças e infecções. Por isso a profilaxia regular conserva a saúde bucal e mantém a integridade dos dentes.

Os bons hábitos diários são importantes para manter a boca sadia. Contudo a limpeza que fazemos em nossas casas não é suficiente para alcançarmos todos os benefícios da odontologia preventiva.

Para manter a saúde bucal é indispensável ir ao dentista periodicamente para uma avaliação profissional e um limpeza mais profunda e eficaz. Mas manter as consultas em dia pode custar caro.

Por isso é importante poder contar com um bom plano odontológico e a Sorriden é a escolha certa para você. Nossa empresa dispõe de várias opções de planos que vão auxiliar nesse processo de cuidado e odontologia preventiva.

Para conhecer mais sobre nossos planos, entre em contato conosco. Temos a melhor opção para você e sua família conquistarem o sorriso dos sonhos!