Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Você sabe o que é endodontia? De maneira resumida, podemos dizer que se trata de uma especialidade da odontologia responsável por cuidar da polpa, a estrutura mais interna da camada dentária. Desse modo, podemos dizer que o profissional da área cuida de uma das regiões mais importantes dos dentes, ou seja, é fundamental para ajudar as pessoas a terem uma melhor saúde bucal.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo explicaremos o que é endodontia e qual a importância dessa área. Além disso, destacaremos as situações pelas quais você deve procurar um profissional especialista nesse segmento. Continue com a gente.

O que é endodontia?

A endodontia é uma área da odontologia que se encarrega de cuidar da polpa dentária, a camada mais interna da estrutura do dente. Dessa forma, esse segmento tem a finalidade de estudar as doenças e lesões que acontecem na região. Além disso, ela também atua nos diagnósticos e no fornecimento de tratamento aos pacientes.

A polpa dentária é um tecido delicado e, por esse motivo, quando a região sofre algum problema, as pessoas passam a sentir muita dor e incômodo. Para resolver o quadro é fundamental contar com o auxílio de um profissional especializado no assunto.

Quando procurar um profissional da área?

Em algumas situações, é fundamental procurar um profissional da área da endodontia. Entre elas estão os casos de dor de dente persistente, dentes escurecidos e fraturas no dente. Destacaremos sobre esses casos logo na sequência do conteúdo.

Dor de dente persistente 

A primeira situação em que se deve procurar um endodontista é quando a dor de dente é persistente. Isso porque, diversas situações podem causar o incômodo e, se não houver o devido cuidado, a situação pode se agravar.

Diversos motivos podem causar a dor de dente, entre elas estão as cáries, as placas bacterianas, gengivite etc. Por esse motivo, é muito importante procurar um profissional especializado para resolver o problema, fazer um bom diagnóstico e oferecer alternativas de tratamento adequadas ao caso, e histórico do paciente.

Dentes escurecidos

Quando os dentes começam a ficar escuros, também é muito importante procurar o profissional especializado em endodontista. Isso porque, o escurecimento do dente pode ser um sintoma da cárie, que representa riscos se não forem tomadas as devidas providências, gerando, até mesmo, a eventual perda do dente.

Fraturas no dente

Em caso de fraturas no dente, é necessário procurar o endodontista quanto antes, pois ele saberá fazer o diagnóstico e tratar o problema da melhor maneira possível. Somente ele terá o conhecimento especializado para reverter o problema adequadamente.

O tratamento dói?

Em alguns casos, pode ser preciso haver mais de uma aplicação de anestesia. Nessas situações específicas, pode ser necessária a aplicação da anestesia intrapulpar, que pode causar dor no local.

No entanto, na maioria das situações, o procedimento é rápido e tolerável, ou seja, a pessoa não sente muita dor. A maioria dos tratamentos tem suporte feito por meio da utilização de anestésicos locais ou mesmo com uma simples anestesia.

Gostou deste conteúdo no qual explicamos sobre o que é endodontia? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa