Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Você sabia que baixa imunidade e saúde bucal estão relacionadas? O enfraquecimento do sistema imune pode facilitar a proliferação e a entrada de micro-organismos nocivos, provocando algumas doenças, como herpes, aftas e periodontite.

Esses problemas geram feridas e inflamações na cavidade bucal, que é acompanhada de outros sintomas, como sangramentos, salivação em excesso, febre e dor. Assim, é importante adotar bons hábitos de higiene oral para prevenir essas doenças.

Quer saber como a imunidade baixa impacta a saúde bucal e quais problemas podem surgir? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!

Como a imunidade baixa impacta a saúde bucal?

O sistema imunológico é responsável por garantir a proteção do nosso corpo contra infecções. Com o seu enfraquecimento, micro-organismos oportunistas se proliferam com uma facilidade maior e aumentam as suas atividades. Eles podem ser de origem externa, como algumas bactérias e alguns vírus, ou nativos, comuns em nosso meio bucal.

Com o organismo debilitado, vários problemas bucais aparecem, como herpes, amigdalite e aftas. Caso não sejam tratados de maneira eficiente, eles podem se tornar doenças mais sérias. As principais causas da baixa imunidade incluem fatores genéticos, estilo de vida e alimentação. No entanto, a boa higiene bucal é fundamental para evitar a proliferação desses micro-organismos.

Quais doenças podem surgir em decorrência da baixa imunidade?

Como vimos, a imunidade baixa impacta diretamente a saúde bucal, podendo causar várias doenças. Veja, a seguir, as principais.

Aftas

As aftas são feridas pequenas vermelhas, de forma arredondada, com o centro esbranquiçado ou amarelado, que aparecem dentro da boca. Como causam muita dor, podem ser usados corticoides tópicos ou pomadas analgésicas para diminuir o incômodo e controlar a infecção.

Fazer bochechos com um enxaguante bucal também ajuda a impedir a proliferação de bactérias. Além disso, o dentista pode recomendar o uso de antibióticos para tratar o problema que provocou o surgimento das aftas.

Herpes

O herpes bucal é doloroso, contagioso e não tem cura. Trata-se de uma doença provocada por um vírus e que pode afetar as gengivas, a cavidade bucal e os lábios. A imunidade baixa favorece a ação do micro-organismo, que causa feridas e bolhas dolorosas. Nesse caso, os medicamentos indicados por um profissional podem aliviar as dores, reduzindo o tempo das erupções.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada de maneira correta, pode evoluir para uma periodontite. Desse modo, atinge os tecidos de suporte dos dentes, os ligamentos e os ossos. Além da gengiva vermelha, nesse problema, os dentes perdem a sua estrutura, ganhando mobilidade.

Nesse caso, o tratamento da periodontite é urgente, pois pode provocar a perda dos dentes. Os procedimentos odontológicos compreendem o alisamento radicular, a raspagem e a limpeza, podendo ser necessária também uma intervenção cirúrgica.

Agora que você já sabe como baixa imunidade e saúde bucal se relacionam, lembre-se de que é importante manter o sistema imune sempre forte para prevenir o aparecimento de doenças na boca. Para isso, tenha uma boa higiene oral, visite um dentista regularmente, tenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas com frequência.

Gostou deste post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam a relação entre imunidade baixa e saúde bucal!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa