Faça seu cartão de crédito Sorriden!

O cuidado com a saúde bucal é de vital importância, seja para procedimentos de rotina ou para eventuais emergências. A principal dúvida que surge em consultórios odontológicos é: será que tenho um plano dentário que cobre implante?

Implantes dentários são procedimentos estéticos, e muitas pessoas desconhecem esse fato, não se atentando na hora da escolha do plano.

Pensando nisso, redigimos este artigo para esclarecer suas dúvidas sobre a cobertura dos planos e o funcionamento dos que cobrem implantes. Boa leitura!

Coberturas obrigatórias de um plano dentário

Ter um plano de saúde dentário pode salvar sua vida em momentos de necessidade. Dessa forma, o beneficiário consegue atendimento de forma programada e sem surpresas no final do tratamento.

A ANS define como obrigatório que empresas de planos dentários ofereçam atendimentos a procedimentos padrão, sendo alguns deles:

° consultas, inclusive as emergenciais;

° limpezas;

° tratamentos de canal;

° tratamentos de gengiva;

° radiografias;

° cirurgias de extração e reparações dentárias.

Como vimos, os implantes dentários são considerados procedimentos estéticos, então, a ANS não obriga os planos odontológicos a realizarem sua cobertura.

Planos dentários com cobertura total em redes credenciadas

Para quem deseja ter um plano dentário que cubra implante, isso é possível — claro que o valor do seu plano ficaria um pouco acima da média.

Os implantes, em geral, têm um custo maior do que outras formas de substituições, como nos caso das dentaduras. Dessa forma, o atendimento particular pode gerar um valor mais alto. Vale a pena fazer uma análise de custos, colocando tudo na ponta do lápis — talvez, um plano dentário saia mais em conta.

Lembre-se de que é importante verificar junto à operadora os prazos para utilização do serviço ou optar sempre por um plano dentário sem carência.

Sistema de livre escolha e reembolso

Alguns planos dentários podem oferecer a opção do sistema de livre escolha e reembolso. Nessa modalidade, o associado escolhe o dentista de sua confiança — não precisando ser da rede credenciada — paga pela consulta ou pelo tratamento e, em um prazo de 30 dias após o recebimento da documentação pela operadora, recebe o reembolso do valor gasto.

Vale ressaltar que casos como esse devem ser esclarecidos no momento da contratação do seu plano. Fique ciente se esse convênio pagará 100% do valor gasto ou se há algum limite de custo.

Tire suas dúvidas sobre os procedimentos que precisam ser realizados, como envio de notas fiscais e demais documentações. Se, por alguma razão, isso não vier especificado em seu contrato, não perca tempo e ligue para sanar essas dúvidas.

Planos dentários específicos para coberturas estéticas

No mercado, hoje, existem opções de planos exclusivos para quem precisa de coberturas estéticas.

Neles, além da cobertura exigida pelo Rol da ANS, o associado recebe todo o tratamento específico de sua escolha. No caso dos implantes, a carta de procedimentos liberados vem com coberturas adicionais, que assumem todo o tratamento necessário.

Cuidar da saúde bucal de sua família não tem preço, então, não perca tempo. O processo de cuidado com os dentes, quando iniciado precocemente, pode evitar muitos problemas na fase adulta.

Nada é mais contagiante do que a alegria e a beleza de um belo sorriso, não é mesmo? Agora que você já conheceu sobre plano dentário que cobre implante, gostaria de aprender como conseguir ter o sorriso perfeito? Então, leia esse artigo que preparamos especialmente para você!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa