São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Como conseguir um sorriso perfeito?

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

São raras as pessoas que têm, naturalmente, um sorriso perfeito, totalmente simétrico, com dentes brancos e as gengivas com tamanho e curvatura ideais. Na maioria das vezes, há caraterísticas que interferem na estética do sorriso.

Mas essas falhas podem ser minimizadas e corrigidas com tratamentos odontológicos. Além de manterem a saúde bucal, esses procedimentos contribuem para um belo sorriso.

Neste artigo, você vai conhecer alguns desses métodos para ter dentes perfeitos. Continue lendo!

A importância de manter um sorriso perfeito

Nosso sorriso é um cartão de visita em todos os lugares que frequentamos. Ele interfere muito em nossa imagem e, por isso, é preciso cuidar bem dos dentes para que estejam saudáveis e bonitos.

Um sorriso perfeito impacta diretamente a autoestima das pessoas e, também, é um fator de peso para suas realizações pessoais e profissionais. Afinal, a aparência tem uma forte influência na forma como o mundo nos vê e também como nós mesmos nos julgamos.

Assim, se a pessoa não gosta da própria imagem, se sente mais tímida e retraída, evitando maiores exposições. Isso faz com que perca oportunidades de crescimento e se limite a um círculo pequeno de relacionamentos.

Essa realidade, porém, pode ser modificada com tratamentos odontológicos estéticos. Eles visam corrigir problemas que afetam a aparência do sorriso e, com isso, aumentam a qualidade de vida das pessoas, elevando sua autoestima e confiança.

Veja a seguir alguns procedimentos que podem ajudar você a ter um sorriso perfeito, como sempre sonhou.

Clareamento dental

O clareamento dental visa eliminar manchas do esmalte dos dentes e, também, conferir uma tonalidade mais clara. Pode ser realizado no consultório odontológico, com sessões a laser, ou em casa, com o uso de moldeira e acompanhamento do especialista.

Aparelhos ortodônticos

O tratamento com aparelhos ortodônticos corrige a má oclusão dentária, ou seja, os dentes tortos. O objetivo é alinhar a mordedura, a arcada dentária e ossos faciais, para alcançar a simetria do sorriso e da face.

Lentes de contato

A lente de contato dental é uma pequena cobertura que se prende ao esmalte, como se fosse uma capa. Ela corrige imperfeições como espaços entre os dentes, dentes de tamanhos diferentes e ângulos agudos demais, entre outros.

Facetas dentárias

Parecidas com as lentes, as facetas são um tratamento irreversível e que corrige imperfeições mais expressivas, como dentes escurecidos, trincados e gastos, entre outros casos. Elas cobrem o dente natural e podem ser utilizadas para ter um sorriso mais branco, porque estão disponíveis em diversas tonalidades.

Gengivoplastia e gengivectomia

São duas cirurgias plásticas realizadas nas gengivas. São indicadas para a correção de problemas como o sorriso gengival, excesso ou falta de tecido na gengiva e assimetria da curvatura, entre outros. Como possuem pouca diferença entre si, apenas o especialista pode indicar qual delas é adequada para cada caso.

Implantes dentários

Os implantes dentários substituem os dentes naturais que faltam. Esse tratamento pode ser feito em apenas um dente ou em vários, dependendo da necessidade de cada paciente. Assim, a arcada dentária volta a ficar completa e o sorriso perfeito.

Além de buscar por tratamentos, é preciso ter cuidado no dia a dia para manter os dentes bonitos e saudáveis. Esse é um passo fundamental para evitar que alguns problemas estéticos se agravem e para que a saúde da boca não seja comprometida.

Confira algumas dicas sobre como proceder para cuidar bem dos seus dentes:

  • evite o uso do tabaco;
  • consuma bebidas alcoólicas moderadamente;
  • tenha cuidado com alimentos com corantes, pois causam manchas;
  • escove os dentes após cada refeição;
  • use o fio dental diariamente;
  • evite alimentos muito ácidos;
  • beba bastante água para estimular a salivação;
  • visite seu dentista a cada 6 meses.

Ou seja, para ter um sorriso perfeito, você pode contar com os tratamentos da odontologia, que vão corrigir imperfeições e valorizar os seus dentes. Mas também é preciso adotar hábitos saudáveis e uma rotina adequada de higienização e cuidados para manter a saúde bucal, um dos passos é usar o fio dental corretamente. Você sabe como fazer isso? Que tal aprender com especialistas?