São raras as pessoas que têm, naturalmente, um sorriso perfeito, totalmente simétrico, com dentes brancos e com gengivas em tamanho e curvatura ideais. Na maioria das vezes, porém, há características que interferem na estética dental. De todo modo, essas falhas podem ser minimizadas e corrigidas com tratamentos odontológicos adequados para o seu caso clínico.

Além de manterem a saúde bucal, os procedimentos odontológicos ajudam a conquistar um sorriso harmônico. Contudo, para prolongar o resultado perfeito, é preciso seguir uma rotina de cuidados em casa e fazer visitas periódicas ao consultório do dentista. Afinal, é dessa forma que as doenças bucais são prevenidas, preservando os dentes sempre saudáveis.

Para ajudarmos a alcançar o tão sonhado objetivo, preparamos este artigo apresentando alguns procedimentos que podem ser adotados para ter o sorriso harmônico. Veja no texto, ainda, a importância de ter o suporte de um plano odontológico e o que considerar para escolher o serviço ideal para você e para a sua família. Está curioso com o tema, não é? Então, comece a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas!

Por que manter um sorriso perfeito?

Você sabe por que manter o sorriso harmônico? A justificativa é que o sorrisão é um cartão de visita, causando um primeiro impacto sempre que chegamos a algum lugar. Assim, ele interfere muito em nossa imagem e, por isso, é preciso cuidar bem dos dentes para que eles estejam saudáveis e bonitos, apresentando um aspecto agradável.

Um sorriso perfeito impacta diretamente a autoestima das pessoas e, também, é um fator de peso para as suas realizações pessoais e para as profissionais. Afinal, a aparência tem uma forte influência na forma como o mundo nos vê e também na maneira como nós mesmos nos julgamos.

Assim, se uma pessoa não gosta da própria imagem, sente-se mais tímida e retraída, evitando maiores exposições. Isso faz com que ela perca oportunidades de crescimento e se limite a um círculo pequeno de relacionamentos.

Essa realidade, porém, pode ser modificada com tratamentos odontológicos estéticos. Eles visam a corrigir problemas que afetam a aparência do sorriso e, com isso, aumentam a qualidade de vida das pessoas, elevando a sua autoestima e a sua confiança.

Que procedimentos odontológicos ajudam a ter o sorriso perfeito?

Até aqui, você percebeu que manter o sorriso harmônico não é apenas uma questão estética e, sim, uma forma de conseguir saúde bucal. Mas a dúvida que fica está relacionada com os procedimentos odontológicos que ajudam a conquistar dentes perfeitos, não é? Respondendo à questão, é possível afirmar que o clareamento, o aparelho ortodôntico, as lentes de contato dental, as facetas, entre outros, são opções viáveis.

Clareamento dental

clareamento dental visa a eliminar manchas do esmalte dos dentes e, também, a conferir uma tonalidade mais clara. Ele pode ser realizado no consultório odontológico, com sessões a laser, ou em casa, com o uso de uma moldeira e o acompanhamento do especialista.

Aparelhos ortodônticos

O tratamento com aparelhos ortodônticos corrige a má oclusão dentária, ou seja, os dentes tortos. O objetivo é alinhar a mordedura, a arcada dentária e os ossos faciais, para alcançar a simetria do sorriso e da face.

Lentes de contato dental

A lente de contato dental é uma pequena cobertura que se prende ao esmalte, como se fosse uma capa. Ela corrige imperfeições, como espaços entre os dentes, dentes de tamanhos diferentes, ângulos agudos demais, entre outras.

Facetas dentárias

Parecidas com as lentes, as facetas são um tratamento irreversível e que corrige imperfeições mais expressivas, como dentes escurecidos, trincados, gastos, entre outros casos. Elas cobrem o dente natural e podem ser utilizadas para ter um sorriso mais branco, porque estão disponíveis em diversas tonalidades.

Gengivoplastia e gengivectomia

São duas cirurgias plásticas realizadas nas gengivas. Elas são indicadas para a correção de problemas, como o sorriso gengival, o excesso ou a falta de tecido na gengiva, a assimetria da curvatura, entre outros. Como apresentam pouca diferença entre si, apenas o especialista pode indicar qual delas é a adequada para cada caso.

Implantes dentários

Os implantes dentários são um método importante para substituir a dentição perdida. Esse tratamento pode ser feito em apenas um dente ou em vários, dependendo da necessidade de cada paciente. Assim, a arcada dentária volta a ficar completa, e o sorriso, perfeito.

Quais são os cuidados essenciais para ter um sorriso perfeito?

Além de buscar por tratamentos, é preciso ter cuidado no dia a dia para manter os dentes bonitos e saudáveis. Esse é um passo fundamental para evitar que alguns problemas estéticos se agravem e para que a saúde da boca não seja comprometida.

Confira algumas dicas sobre como proceder para cuidar bem dos seus dentes:

  • evite o uso do tabaco;
  • modere o consumo de bebidas alcoólicas;
  • tenha cuidado com alimentos com corantes, pois eles causam manchas;
  • escove os dentes após cada refeição;
  • use o fio dental diariamente;
  • evite alimentos muito ácidos;
  • beba bastante água para estimular a salivação;
  • visite o seu dentista a cada 6 meses.

Para manter os cuidados diários com a dentição, incluindo as visitas regulares ao consultório odontológico, um plano de saúde especializado faz toda a diferença!

Por que contar com um plano odontológico ajuda a conquistar um sorriso harmônico?

Como você viu, um dos cuidados necessários para ter um sorriso perfeito é passar por uma consulta odontológica a cada 6 meses. Essa é a recomendação geral para identificar problemas ainda no começo e adotar medidas preventivas, como a profilaxia dentária (limpeza de consultório).

Além dessas visitas periódicas, muitas vezes, também acontecem urgências ou emergências que exigem o suporte de um especialista. Para que isso não se torne um problema, o ideal é que você conte com um bom plano odontológico.

Com ele, você tem a facilidade de encontrar todas as especialidades odontológicas de que precisa, de fazer exames e procedimentos para melhorar a aparência dos seus dentes e de alcançar o sorriso perfeito. Por ser indispensável, a seguir, listamos as principais vantagens para você entender por que precisa desse serviço hoje.

Acesso a consultas preventivas

Sabia que o recomendado é iniciar o acompanhamento odontológico quando a criança ainda é um bebê? Durante toda a vida, precisamos ser assistidos por um dentista para que ele acompanhe o desenvolvimento da arcada dentária e dos ossos da face, adotando medidas preventivas desde a infância.

Em cada fase, a prevenção é feita de uma forma diferente, mas sempre com foco em manter a saúde bucal e um sorriso perfeito. Nas consultas preventivas, o profissional realiza diversas ações e intervenções, como:

  • avaliação dos dentes e das mucosas;
  • indicação de tratamentos e de procedimentos;
  • instrução sobre como escovar os dentes;
  • recomendação dos melhores produtos para cada pessoa;
  • encaminhamento para outros profissionais;
  • acompanhamento de problemas pré-existentes ou de fatores de risco.

Contando com um plano odontológico, você tem a facilidade de realizar essas consultas e de ter suporte constante de especialistas de várias áreas da odontologia, sem precisar esperar os problemas se manifestarem para buscar um tratamento.

Disponibilidade de atendimento de urgência

O nosso desejo é de que tudo dê certo o tempo todo — mas, infelizmente, não é assim que acontece. Emergências costumam aparecer nos momentos mais inapropriados, justamente quando não dispomos de recursos financeiros ou não há a quem recorrer.

Ao contratar um plano odontológico, você — ou alguém da sua família — poderá facilmente encontrar um profissional à disposição, caso precise de um atendimento rápido. Existem consultórios que, inclusive, funcionam 24 horas por dia, oferecendo um suporte completo aos pacientes.

Melhor custo-benefício

Os procedimentos particulares têm, em geral, um orçamento alto, e o valor excessivo faz com que muita gente deixe de ir semestral ou anualmente ao dentista. Contudo, conforme já explicamos, as consultas periódicas são fundamentais e, quanto antes os problemas forem tratados, melhor será para a saúde bucal e orgânica.

Para que você possa solucionar esse impasse, o ideal é contratar um plano odontológico. Assim, será possível incluir esse investimento em seu orçamento mensal e, sempre que precisar do atendimento de um dentista, você terá liberdade para agendar as suas consultas sem gastar nada mais com isso.

No entanto, para que você, de fato, usufrua de todas essas vantagens, é importante ter atenção a alguns fatores antes de fazer a contratação do seu plano odontológico. Veja, a seguir, algumas dicas para escolher a opção ideal, que ajudarão a cuidar da sua saúde bucal e a alcançar o sorriso perfeito:

  • confira a credibilidade do plano no mercado;
  • analise a satisfação dos pacientes;
  • observe a abrangência da rede credenciada;
  • verifique as opções de planos e coberturas;
  • compare o custo-benefício;
  • informe-se sobre o tempo de carência;
  • veja quais são os procedimentos que o plano cobre;
  • descubra se há serviços com taxas extras;
  • confirme se a empresa tem registro na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Entendendo por que um plano odontológico é crucial para quem deseja manter a saúde bucal em dia, você deve estar se perguntando, agora, quais são as características do sorriso perfeito, não é? Falaremos disso a seguir!

Quais são as características de um sorriso perfeito?

Conhecer as características de um sorriso perfeito ajuda, normalmente, as pessoas a se conscientizarem a respeito dos cuidados diários com a dentição e da necessidade de busca por um tratamento profissional. Por isso, determinados aspectos, como a cor, o formato, a textura, os lábios e o alinhamento dental, são importantes para harmonizar a estética do rosto.

Cor

A cor é uma das características do tão sonhado sorriso perfeito, mas esse aspecto pode variar de paciente para paciente, evitando que tratamentos de clareamento, por exemplo, tenham um resultado antinatural.

De forma geral, você deve compreender que a cor dos dentes é formada pela matiz (cor base, presente na estrutura interna da dentição), pela croma (saturação, entre a coloração mais clara e a mais escura) e pelo valor (grau de iluminação em dentes mais e menos brancos).

Para ter um sorriso esteticamente bonito, o dentista procura, então, o equilíbrio entre esses três componentes (matiz, croma e valor).

Formato

A forma dos dentes (quadrada, arredondada, triangular, alongada, entre outras) é definida pela proporção áurea, um cálculo matemático que se aproxima da perfeição natural. Dessa forma, na clínica odontológica, o profissional pode realizar um planejamento digital do sorriso, por meio do qual são medidas a proporção (respeitando a largura e a altura da estrutura) de cada dentição em relação à arcada.

Posição dos lábios

A posição labial é outro componente essencial para uma aparência bucal perfeita, uma vez que a proporção entre as linhas alta, média e baixa do sorriso tem um grande impacto na face do paciente. Assim, é entendido que o sorriso perfeito deve apresentar um lábio inferior paralelo aos dentes incisivos centrais, podendo esse quadro sofrer alteração a depender do caso clínico em questão.

Textura

A textura dental, que depende de fatores anatômicos, é outro componente para chegar ao sorriso harmônico, uma vez que ela compõe o esmalte dentário. Na juventude, os dentes costumam apresentar traços mais irregulares, com marcação de linhas de crescimento.

Com a ação do tempo, porém, a dentição tende a perder ou a danificar a textura natural, apresentando-se muito lisa ou sem linhas horizontais. A escovação com produtos abrasivos, o bruxismo e uma alimentação rica em acidez também contribuem para desgastar a textura intensa dos dentes.

Alinhamento

O cuidado com o alinhamento dental é um dos principais aspectos para quem deseja ter um sorriso harmônico, uma vez que problemas no crescimento e no desenvolvimento da dentição impactam, severamente, a estética facial. Por isso, é importante passar por um diagnóstico adequado e tratar as disfunções, como os dentes tortos e o encavalamento, em um consultório odontológico.

Para ter um sorriso perfeito, você pode contar com os tratamentos da odontologia, que corrigem as imperfeições e valorizam os seus dentes. No entanto, é preciso adotar hábitos saudáveis e uma rotina adequada de higienização e contratar um plano odontológico — com uma ampla oferta de consultas preventivas, atendimento de urgência e o melhor custo-benefício —, a fim de ter constantemente o suporte emergencial e preventivo dos profissionais.

O post de hoje foi realmente útil para você, não é? Agora, que tal conhecer um plano odontológico ideal para a saúde da sua família? Conheça os programas da Sorriden Odontologia Preventiva, Saúde e Bem-Estar e ofereça, sem perder mais tempo, o melhor suporte para quem você ama!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa