Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Manter a saúde e a higiene bucal do idoso é essencial para garantir mais bem-estar e uma qualidade de vida melhor aos indivíduos da terceira idade. Isso porque ter a região bucal saudável evita o surgimento de dores intensas e indesejáveis, como as famosas dores agudas nos dentes, além de prevenir a perda dentária e evitar a baixa autoestima por um sorriso sem harmonia. 

Pensando nisso, resolvemos apresentar, neste post, passos indispensáveis para que saúde e higiene bucal do idoso estejam sempre em dia. Vale mencionar que contar com um programa de prevenção odontológica e realizar os procedimentos odontológicos recomendados pelo profissional é fundamental para assegurar dentes saudáveis, funcionais e bonitos ao idoso. Quer saber mais? Então, continue com esta leitura e aproveite as informações!

1. Compre a escova e o creme dental adequados para o idoso

Assim como em qualquer outra fase da vida, a escolha do creme dental e da escova de dente é fundamental para que a gengiva, os dentes e a língua sejam higienizados corretamente e sem machucar a região.

Por isso, optar por escovas de cerdas finas e macias ajuda a manter os dentes de qualquer pessoa sempre limpos e evita que ocorram irritações na gengiva. O creme dental também deve ser adquirido de acordo com a recomendação do profissional. Isso porque é o dentista quem avalia, por exemplo, se há ou não a necessidade de flúor na pasta para o indivíduo da terceira idade.

2. Incentive o uso do fio dental

Apesar de parecer uma etapa simples, o uso do fio dental é imprescindível para remover resíduos alimentares nos locais em que a escova de dente não alcança. Por isso, recomendar ao idoso que o fio seja usado por, pelo menos, uma vez ao dia é uma maneira de garantir uma higienização mais completa e eficaz.

3. Oriente-o quanto a higienização das próteses

Para os idosos que utilizam próteses móveis, a retirada para que a higienização seja feita por, pelo menos, três vezes ao dia também é importante. A limpeza deve ser feita com uma escova de dente e a prótese deve ser retirada e colocada dentro de um copo de água enquanto a pessoa dorme por questões de saúde e de higiene.

É importante mencionar que as próteses fixas também devem ser higienizadas, mas a escovação normalmente ocorre conforme o método tradicional, como nos dentes verdadeiros. Deixe tudo isso bem claro ao indivíduo e oriente-o em relação à maneira adequada de realizar a limpeza das próteses.

4. Atente em relação à sensibilidade

Qualquer sintoma anormal questionado pelo idoso deve receber uma atenção a mais, já que pode sinalizar algo incorreto na região. A sensibilidade, por exemplo, é um sinal de que algo não está certo.

Por isso, ao notar uma reclamação envolvendo a presença de dentes sensíveis a alimentos quentes, frios, doces ácidos ou, até mesmo, ao ar, procure um dentista e leve o idoso para realizar uma avaliação com o profissional.

5. Assegure a ida frequente e periódica a um dentista

Por fim, consultar periodicamente o dentista é mais uma maneira de garantir que a saúde e a higiene bucal do idoso estejam sempre em dia. É o dentista quem realiza a avaliação e identifica os procedimentos necessários. Além disso, ir frequentemente a uma clínica odontológica é uma maneira de ter um programa de prevenção odontológica.

Os planos de prevenção de alta qualidade ainda contam com procedimentos preventivos inclusos, como limpeza, aplicação de flúor e raspagem. Também disponibilizam especialidades centralizadas, facilidade de agendamento e atendimento sem agendamento prévio em caso de emergências.

Assim, assegure que as consultas sejam feitas regularmente e, sempre que possível, acompanhe o idoso ao consultório.

Viu como manter saúde e higiene bucal do idoso? Atente ao passo a passo e realize os procedimentos recomendados pelo profissional. Limpeza dentária, clareamentos, implantes, restaurações e tratamento de canal são alguns dos processos mais realizados.

Entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos para você e para a sua família. Até a próxima!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa