São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Você sabe como escolher um bom dentista?

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

No Brasil, muitas pessoas sofrem com problemas bucais, mas nem sempre sabem como escolher um dentista. Para resolver o problema, neste texto, saiba como tornar essa tarefa mais simples e conheça as várias áreas em que esses profissionais atuam.

Além disso, descubra quais são os fatores que facilitam a escolha do dentista — como a importância de agendar consultas prévias, a disponibilidade para atender situações de urgências e a experiência do profissional.

Por fim, confira por que vale a pena investir em um plano dentário, que possibilita acesso a médicos capacitados de diversas áreas e dá direito a uma série de serviços com mais economia. Comece a leitura agora mesmo para tirar as dúvidas sobre o assunto!

Quais são as áreas que os profissionais atendem?

Medicina dentária ou odontologia são os nomes da profissão que estuda a região da face, cavidade bucal e pescoço. De maneira geral, essa ciência é responsável por manter a função e a estética da boca saudáveis, compreendendo desde funcionamentos como a mastigação até a fonação e respiração.

Na clínica, são comuns doenças como gengivite (inflamação na gengiva), cáries e tártaros. Mas o dentista tem uma formação ampla e em constante atualização, podendo se especializar em algumas das áreas centrais, como clínica geral, endodontia, implantodontia, odontologia estética, ortodontia e periodontia, entre outras.

Antes de escolher um bom dentista, é importante conhecer sobre as especialidades mais buscadas. A ortodontia, por exemplo, se dedica à correção das arcadas com problemas de crescimento e desenvolvimento dos dentes em relação à face.

A implantodontia é responsável pelas próteses dentárias, ideais para quem perdeu um ou vários dentes. Por sua vez, a endodontia envolve tratamentos de canal e disfunções na polpa dentária. De todo modo, conhecer minimamente a área ajuda a escolher um profissional competente, ainda mais se você seguir as dicas corretamente!

Quais fatores considerar ao escolher um bom dentista?

A Odontologia se divide em diversas áreas, ainda que o objetivo seja cuidar da saúde oral dos pacientes. Porém, quais fatores importam na hora de escolher um dentista competente?

Prevenir-se antecipadamente, olhar a experiência do profissional, observar as recomendações dele, verificar se está disponível para urgências e prestar atenção na primeira consulta ajudam nessa tarefa!

Manutenção preventiva

Se você está buscando um dentista, não deixe para fazer isso nos últimos minutos. Apesar de alguns pacientes procurarem o profissional quando sentem desconforto na boca, o ideal é conhecer um especialista com antecedência. Afinal, você deve se consultar semestral ou anualmente com ele para manter o sorriso harmônico.

Experiência do especialista

Não há dúvidas de que a experiência clínica é um forte aliado para conhecer bons dentistas. Nesse sentido, pesquise sobre a formação do profissional, os cargos que já ocupou e as especialidades em que pode atuar. Cumprindo tais requisitos, é muito provável que a sua saúde continue em boas mãos.

Recomendações positivas

Costuma pedir recomendação aos amigos antes de optar por um serviço? Na busca por um bom dentista, não seria diferente: pergunte às pessoas em quem confia quais especialistas consultam e pesquise na Internet para saber a reputação das clínicas — há sites específicos para acompanhar o nível de satisfação do público.

Disponibilidade em casos urgentes

Outro ponto bastante importante para considerar é a disponibilidade do cirurgião-dentista em casos urgentes. Não são todas as clínicas que oferecem o benefício, mas é fundamental contar com profissionais que estejam sempre a postos para tratar os problemas orais da sua família.

Atenção à primeira consulta

Depois de seguir as últimas dicas, é hora de ter a primeira consulta com o dentista. O momento é crucial para você saber o quão profissional ele é e, dessa forma, perceber se a sua escolha foi feliz. Observe como o especialista faz os exames clínicos, qual o diagnóstico e possíveis tratamentos indicados.

Ao mesmo tempo, perceba se você está confortável na consulta e se o odontólogo lhe soa confiável. A medida é relevante porque a relação profissional entre vocês será importante para cuidar da saúde bucal. O dentista que mantém uma via de comunicação aberta com o paciente o deixa a par do diagnóstico e facilita a resolução dos problemas.

Por que investir em um plano dentário?

Você já sabe em que áreas atuam os dentistas e quais são os fatores para levar em consideração ao marcar a primeira consulta com o profissional. No entanto, por que contratar um plano dentário facilita essa escolha? A resposta não é nada complicada!

Há vários motivos a favor da contratação do serviço — que aumenta a qualidade de vida e diminui problemas bucais, segundo pesquisa feita pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar —, e destacamos aqui pelo menos dois benefícios: o acesso a uma gama de profissionais e a economia para usufruir de uma rede nacional de dentistas.

Acesso à rede de profissionais

Os planos odontológicos, geralmente, têm cobertura para todas as regiões do país e oferecem aos pacientes uma gama de clínicas e profissionais com as mais diversas especialidades. Assim, contratar os serviços de uma seguradora reduz dores de cabeça com problemas na boca, ainda que a sua família não esteja na cidade onde reside.

Mais economia

Por outro lado, os planos entregam uma série de vantagens por muito menos. Ainda que a saúde venha sempre em primeiro lugar, os gastos com o seguro cabem no orçamento.

A depender dos serviços contratados, você pode realizar exames clínicos e complexos, fazer cirurgias e cuidar da saúde dos seus dentes regularmente. Tudo isso, por um preço compatível com as suas expectativas.

Neste post, vimos em quais áreas os dentistas atuam e apresentamos algumas dicas para você escolher um bom profissional para cuidar da saúde bucal — como observar a experiência e a disponibilidade dele em casos de urgência. Além disso, mostramos por que vale a pena investir em planos odontológicos, que oferecem uma série de benefícios por um preço justo.

Agora que você aprendeu como escolher um dentista e por que investir em planos de saúde que ampliam o acesso a esses especialistas, entre em contato com a Sorriden e conheça as nossas soluções para você e a sua família!