Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Uma das vantagens de contratar um plano odontológico sem carência é que você já obtém a cobertura para a urgência e emergência odontológica logo após o ato de contratação. Mas você sabe o que caracteriza cada uma dessas situações?

À primeira vista, as palavras emergência e urgência são realmente muito parecidas, mas reconhecer as diferenças entre elas ajuda você a descobrir como agir para resolver o problema odontológico e em quais situações é necessário visitar imediatamente o dentista.

Apresentamos, a seguir, as principais diferenças entre essas duas ocorrências, os casos mais comuns e o que fazer assim que identificar um problema na saúde bucal. Vamos lá?

O que é uma emergência odontológica?

É considerada uma emergência odontológica toda situação crítica ou perigo iminente onde ocorre risco de vida. As situações mais críticas estão relacionadas à ansiedade com quadro de desmaio, hipertensão, hipoglicemia, quadros hemorrágicos graves, cardiopatas, complicações pós cirúrgicas, traumatismos após acidentes dentre outros.

Nestes casos a preservação das atividades vitais é fundamental e também que o profissional esteja capacitado para realizar os primeiros socorros e ou intervenções imediatas.

O que é uma urgência odontológica?

As situações de urgência odontológica são aquelas que indicam que uma situação deve ser resolvida imediatamente, que não pode ser adiada, mas não tem risco de vida iminente. O que mais observamos na odontologia são as urgências relacionadas aos casos de doenças que afetam a polpa dos dentes (nervo) onde ocasionam uma dor aguda, bem difícil de suportar. Entretanto, quando diagnosticado esse problema, a resolução é bem simples, realizando a abertura do elemento dentário e extração da polpa.

dente quebrado ou avulsionado também pode se enquadrar nessa situação quando não há sangramento intenso ou grande desconforto. O mesmo vale para o descolamento de coroa provisória/definitiva, ponte dentária drenagem de abcesso dentre outros.

Na urgência odontológica, você precisa visitar o dentista para tratar do problema, porém, pode agendar o atendimento para recebê-lo no consultório com mais calma.

O que fazer em caso de urgência e emergência odontológica?

A melhor maneira de evitar as duas situações é ter um programa de prevenção odontológica. Por meio dele, você recebe os cuidados necessários para se proteger de eventuais problemas bucais. Mesmo assim, imprevistos acontecem. Então, confira o que fazer nos casos emergenciais e urgentes mais frequentes.

Quebra e queda de dentes

Ao quebrar um dente, limpe cuidadosamente a região com água morna e retire os fragmentos quebrados. A restauração precisa ser feita com urgência.

Se ocorrer a queda de um dente de leite antes do esperado, leve imediatamente a criança ao dentista e não tente encaixar o dente na gengiva. Se a queda for de um dente permanente, você pode encaixá-lo novamente depois de lavá-lo com água. Feito isso, corra para o dentista.

Objeto preso entre os dentes

Caso tenha um corpo estranho entre seus dentes, tome cuidado para evitar fraturas ou ferimentos graves na gengiva. Com o fio dental, tente remover delicadamente o objeto. Se houver dificuldade, procure o dentista.

Traumas na boca, na língua ou na bochecha

Em caso de cortes e mordidas, utilize um pano limpo para pressionar o local e parar o sangramento. Se a região inchar, aplique compressas frias na parte exterior do rosto. Após esses cuidados, se a dor e o sangramento aumentarem, procure o serviço de emergência odontológica.

Você conheceu as características de urgência e emergência odontológica e viu o que fazer quando passar por essas situações. Fuja das soluções caseiras e procure o dentista o mais rápido possível. Além disso, não se esqueça de que a prevenção é sempre a melhor alternativa.

Gostou deste post? Então, continue acompanhando a Sorriden e fique por dentro de mais dicas de cuidados com a saúde bucal.

 

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa