Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Podemos pensar que apenas a busca por convênios médicos seja comum, porém a procura por planos odontológicos vem crescendo a cada dia. O paciente tem se mostrado muito preocupado com sua saúde bucal e procura profissionais habilitados a indicarem um programa de prevenção odontológica.

A manutenção da saúde oral tem por objetivo melhorar a qualidade de vida do indivíduo, aumentando sua autoestima. Para tanto, é preciso contar com a ajuda de um cirurgião-dentista. Nesse sentido, os convênios são excelentes opções, pois dispõem de uma ampla rede de atendimento e diversos benefícios.

Para ficar por dentro do assunto e descobrir quais serviços são cobertos por esse tipo de programa, continue a leitura!

Como funciona o programa de prevenção odontológica?

Para promover a prevenção da saúde dental, o paciente deve realizar visitas regulares ao dentista, estabelecendo uma rotina de acordo com sua necessidade. Assim, serão feitos exames periódicos que possibilitem um diagnóstico precoce das doenças bucais.

Esses procedimentos são essenciais à manutenção da saúde bucal. Para dispor comodamente de todos os serviços, nada melhor do que contar com as vantagens de um plano odontológico.

É importante contratar um convênio para que toda a família possa ter acesso aos serviços essenciais, pois sai muito mais em conta do que buscar atendimento em consultório particular. Vale lembrar que bons planos têm redes credenciadas que incluem consultórios e profissionais especializados.

Quais tratamentos e procedimentos devem ser cobertos?

Uma forma segura e tranquila de cuidar da saúde bucal sem estourar o orçamento é contratar um convênio. Mas é importante ressaltar a necessidade de verificar a cobertura oferecida pela operadora.

A seguir, veja os tratamentos e procedimentos que um programa de prevenção odontológica deve cobrir.

Diagnóstico

Parte fundamental para a prevenção é um diagnóstico preciso. Por isso, todo convênio deve cobrir o exame histopatológico, no qual é realizada uma pequena biópsia para identificar a origem de inflamações, infecções ou outras patologias.

Consultas

A consulta inicial é o primeiro contato do paciente com o dentista. Contudo, além dela, são necessárias visitas frequentes para dar continuidade ao tratamento proposto. Por isso, o plano precisa cobrir essas idas ao consultório dentário, para que o profissional possa examinar o paciente, identificar seu problema e planejar o tratamento mais adequado.

Procedimentos de prevenção

Para a prevenção de problemas orais, é essencial promover atividades direcionadas à educação do paciente, além da aplicação de selantes e flúor. Uma etapa importante envolve a evidenciação da placa bacteriana e o polimento, portanto esses procedimentos devem ser cobertos pelo convênio escolhido.

Procedimentos de urgência

Um bom programa de prevenção não pode deixar de lado os imprevistos, por isso os planos dentais precisam cobrir os procedimentos de emergência ou urgência. Assim, os itens abaixo devem estar entre os serviços prestados:

  • curativos;
  • colagem de fragmentos;
  • imobilização;
  • sutura;
  • drenagem de abscesso;
  • implantes dentários.

Como escolher um plano odontológico?

Para contar com um programa de prevenção odontológica de qualidade, é essencial escolher o plano que melhor atenda às suas necessidades e às de sua família. Veja alguns pontos que precisam ser considerados no momento da decisão.

Verifique se a empresa tem registro na ANS

O primeiro passo antes de assinar o contrato do plano odontológico é conferir se a empresa em questão está registrada na ANS. Toda seguradora precisa disso para a autorização de funcionamento. Para verificar a informação, solicite o número do registro ao vendedor do plano e confira diretamente no site da Agência antes de fechar o contrato.

Confira os procedimentos cobertos pelo plano

É importante atentar aos procedimentos que têm cobertura pelo convênio dental. Além disso, o plano pode abranger procedimentos extras, então compare as propostas entre as operadoras e escolha a que melhor atenderá às suas necessidades.

Procure saber sobre os serviços extras

Além dos tratamentos básicos, alguns planos cobrem serviços extras. Por isso, antes de realizar algum procedimento extraordinário, informe-se junto ao convênio se há cobertura para tanto. Esse cuidado evitará surpresas com a cobrança de valores extras.

Saiba os períodos de carência

É essencial conhecer os períodos de carência para cada tipo de procedimento. Durante esses espaços de tempo, o beneficiário precisa manter as mensalidades em dia, mas deve aguardar alguns prazos estipulados para usar cada um dos serviços.

A título de exemplo, casos de emergência têm carência de 24 horas a partir da contratação. Já para consultas, o prazo é de 30 dias. Outros procedimentos mais caros e complexos podem ter um tempo de espera de até 180 dias — como é o caso das próteses.

Verifique a abrangência do plano

Para não ser pego de surpresa durante uma viagem, é importante verificar a abrangência do convênio, o que vai variar entre os municipais, estaduais ou nacionais. Um passo importante é pesquisar sobre a rede credenciada e quais hospitais, clínicas ou laboratórios são oferecidos pela operadora.

Escolha uma empresa reconhecida no mercado

Optar por uma empresa já reconhecida pode garantir o sucesso na contratação do plano. Nesse sentido, a Sorriden é uma excelente escolha, pois conta com uma ampla rede de atendimento e pode ser facilmente contratada, sem burocracias ou carência, com opções de planos para diferentes faixas etárias e necessidades.

É recomendado não ignorar os sinais de problemas bucais, buscando atendimento o quanto antes. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de sucesso no tratamento.

Contar com um programa de prevenção odontológica garante o atendimento rápido e especializado. Por isso, pesquise como escolher o melhor convênio e verifique as condições oferecidas. Conheça também todos os procedimentos obrigatórios para se resguardar de problemas futuros na hora em que precisar de atendimento.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre qual é o melhor plano para você!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa