A saúde bucal dos filhos é uma preocupação constante dos pais desde cedo. A higienização da boca deve ser realizada no começo da vida, antes mesmo de os primeiros dentinhos aparecerem. Por isso, contratar um plano odontológico para crianças é a opção certeira!

O serviço mantém o seu filho livre de incômodos e problemas mais sérios em outros órgãos, como os pulmões e o coração. Em qualquer idade, manter a boca saudável não é apenas uma questão estética. Assim, neste texto, você entende por que contar com um plano é o melhor custo-benefício para a sua família.

Pensando nas pessoas que você tanto ama, nós explicamos os 7 motivos pelos quais você deve investir no bem-estar dos pequenos. Não perca tempo e comece a leitura agora mesmo!

1. Prevenção de cáries desde a primeira infância

Muitos pais têm uma pergunta em mente quando chegam ao consultório. Eles têm dúvida a respeito da saúde bucal ainda na primeira infância. Porém a resposta é simples: o cuidado com a boca começa antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos.

Sabe o porquê? Para que a dentição possa se desenvolver corretamente é preciso antes ficar de olho na gengiva, uma vez que é esse tecido que dá sustentação à dentição. Assim, você deve mantê-la limpa criando desde cedo no bebê o hábito da escovação.

Os especialistas indicam começar a limpar a gengiva do recém-nascido a partir dos primeiros 15 dias. Com o dentista, você aprende a usar uma gaze com um pouco de água fervida para retirar os resíduos de leite na boca do neném.

Dessa forma, o serviço odontológico atua na prevenção de cáries, placas bacterianas e até na doença periodontal, uma vez que não basta parar de consumir ou incentivar a ingestão de alimentos bastante açucarados. É preciso consultar um profissional semestralmente!

2. Consultas periódicas ao profissional

Geralmente, é aconselhado que todas as pessoas procurem o consultório de 6 em 6 meses. Contando com um plano que cubra os gastos do setor, o seu filho será assegurado com as atividades odontológicas, ainda mais em caso de emergência.

Visitando de maneira periódica um técnico, você garante que a criança estará com a saúde em dia. Com o hábito, ela encarará até mesmo a ida ao dentista como algo natural e perderá o medo de vista.

Além disso, o plano especial para esse paciente oferece as condições perfeitas para que os primeiros dentes cresçam fortes e adequadamente. É o que você confere no tópico a seguir!

3. Cuidados necessários com dentes de leite

Você já entendeu como é importante acompanhar a saúde do seu filho. E isso começa na primeira infância, com o desenvolvimento gengival. Já nos primeiros 6 a 8 meses, surgirão os primeiros incisivos!

Entre os 2 e 3 anos de vida, todos os dentes de leite já deverão ter aparecido. Essa idade é crucial para o bem-estar, porque podem ocorrer problemas com a dentição, a exemplo da falta de cálcio ou do inchaço na gengiva provocado pela erupção dos dentinhos.

O dentista é a pessoa mais indicada para aliviar dores no dente e tratar os problemas infantis no período de crescimento dental. No entanto, a precaução continua à medida que os dentes permanentes surgem na arcada.

4. Precaução com dentes permanentes

Outra coisa que você deve levar em consideração ao contratar um plano para crianças é que elas estão mais suscetíveis a ter infecções na boca com os dentes permanentes.

Com o serviço odontológico, o profissional pode acompanhar de perto se há algum incômodo na boca da criança e até prevenir doenças, fazendo radiografias e pedindo exames quando necessário, sem que você precise pagar a mais por isso.

5. Manutenção dos órgãos saudáveis

E se engana quem acredita que o cuidado com os dentes é apenas para manter a estética. A boca é a entrada de muitas bactérias e pode, realmente, dizer muito sobre como o corpo está funcionando. 

Com a adesão a um plano odontológico, a criança crescerá saudável, podendo fazer aplicação de flúor e outros tratamentos, como a restauração, caso precise disso. Manter um sorriso bonito também significa dizer que o corpo está regularmente em forma.

6. Acompanhamento da formação da arcada

Você já sabe que até os 3 anos a criança deve apresentar os dentes de leite. Porém, nessa idade também é possível verificar se existe algum desvio ósseo entre a arcada e a região dental.

O profissional poderá indicar, após fazer exames, se haverá necessidade do uso de aparelhos, seja o fixo ou o móvel, e isso, claro, estará incluso no valor do plano.

Uma arcada dental bem fortalecida é primordial para que todos os passos anteriores sejam atingidos, desde os primeiros dentinhos até os dentes permanentes, passando pelo bom funcionamento dos órgãos do corpo que dependem da boca para seguir sãos.

Viu como é notável investir em saúde bucal logo cedo? Contudo, há outra vantagem que essa contratação envolve: o custo-benefício. Saiba por que abaixo!

7. Melhor custo-benefício para a família

Por fim, é importante que você esteja atento ao fator econômico. O plano infantil é indispensável para que seu filho esteja com a saúde bucal em dia.

No entanto, essa também é a opção mais barata, uma vez que contratar o serviço para pais e filhos ajuda a baratear o processo e ainda aumenta o número de procedimentos incluídos no pacote.

É por esse motivo que uma vantagem extra de você optar pela contratação do plano é o custo-benefício. Com toda a família, o valor fica mais acessível e vocês contarão sempre com um profissional para dar aquela gargalhada com segurança!

Neste conteúdo, você aprendeu por qual motivo optar por um plano odontológico para o seu filho faz toda a diferença. Agora você já sabe que esse é um investimento para que seus parentes se mantenham saudáveis, especialmente os jovens, que têm problemas bucais como as cáries.

Gostou do conteúdo? Compreendeu como o plano odontológico para crianças é o que a sua família precisa para ter saúde bucal a menor custo? Então, para contratar o serviço agora mesmo, entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa