Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Você sabia que existem receitas de cha para dor de dente, assim como existem outros métodos naturais que ajudam a diminuir o problema? Apesar de a consulta com um profissional da saúde ser indispensável para assegurar que um sorriso seja saudável e harmonioso, as medidas caseiras contribuem, e muito, para aliviar naturalmente os incômodos da região, já que possuem ação analgésica e antisséptica.

Por isso, vamos apresentar neste artigo receitas naturais, incluindo infusões e chás, para você aproveitar e diminuir as dores da região bucal. Vale mencionar que existem várias causas associadas ao problema, no entanto, grande parte está relacionada com a sensibilidade e outras patologias. Por isso, o diagnóstico e acompanhamento de um profissional é elementar. Se você ficou interessado, leia este artigo!

1. Cha de hortelã

Fresco, aromático e com propriedades calmantes, o chá de hortelã ou de menta contribui com o controle da dor de dente. Para o preparo, é importante colocar aproximadamente uma colher de sopa de folhas de hortelã picadas em uma xícara com água fervente. Tampe com um pratinho e deixe a infusão acontecer por cerca de 20 minutos.

Em seguida, coe a mistura (se for de sua preferência) e sirva ainda quente. Adoçar o chazinho também é permitido, desde que não haja exageros. Uma boa opção é adoçar com mel, melado de cana, açúcar de coco ou açúcar demerara, uma vez que passaram por menos processos de refinamento e, por isso, são mais naturais e prejudicam menos a saúde.

A bebida pode ser ingerida de três a quatro vezes por dia para amenizar os sintomas e contribuir com o aumento do bem-estar.

Outras vantagens da ingestão são visíveis no alívio de problemas estomacais e da irritação da garganta, no combate a dores de cabeça, na diminuição da mucosidade corporal e na melhoria da congestão peitoral.

2. Chá de camomila

Indicado para combater febre, dores de dente e ainda inflamações na gengiva, o chá de camomila é mais uma opção.

Para fazer, inicialmente é importante ferver um pouco de água. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e coloque-a em uma xícara junto com o saquinho de chá. Deixe a infusão acontecer de acordo com o tempo determinado pelo fabricante (na maioria dos casos, varia de 5 a 10 minutos). Se você desejar, a bebida também pode ser adoçada.

É válido mencionar ainda outros benefícios dessa flor tão aromática. Entre eles, a capacidade de acalmar, de reduzir a ansiedade, de diminuir a imperatividade, de tratar úlceras no estômago, de controlar a má digestão e de remover impurezas da pele.

Apesar de a infusão poder ser consumida pura, existem combinações com hortelã-pimenta, erva-doce e mel, por exemplo, que a deixam ainda mais aromática e saborosa.

3. Cha para dor de dente inflamado com própolis

Acrescentar própolis em qualquer tipo de chá é uma opção para deixá-lo com os benefícios que diminuem a dor no dente. Ele possui naturalmente ação anti-inflamatória e por isso aumenta as defesas do corpo que atuam combatendo os agentes infecciosos.

Além disso, ele não possui contraindicação e pode ser usado em crises de dor. Para isso, coloque cerca de 30 gotas do extrato do própolis em uma xícara de chá. Depois de um tempo, o forte incômodo vai desaparecer e você estará com o organismo protegido de possíveis infecções.

A substância é uma aliada da saúde humana e ainda é usada para curar infecções bucais (como a gengivite), tratar doenças das vias respiratórias, estimular o organismo enfraquecido, agir como um antioxidante no organismo e agir como cicatrizante, bactericida e antisséptico.

Por mais que o método mais convencional seja adicioná-lo a uma xícara de chá, a colocação de algumas gotas em vitaminas, leite e café também é benéfica. Com a supervisão de um profissional, a substância ainda pode ser aplicada diretamente na região.

4. Chá de erva-cidreira

Com propriedades calmantes, a erva-cidreira é uma planta medicinal capaz de aliviar as fortes dores de dente. Ao contrário dos casos anteriores, a infusão com a planta deve ser usada em um bochecho, e não para ingerir.

Para o preparo, leve um litro de água para ferver junto com uma xícara de folhas picadas de erva-cidreira. Em seguida, feche o recipiente e deixe em fusão por 5 minutos. Utilize o líquido para realizar bochechos quando a dor estiver muito forte.

Permaneça com o chá na boca até sentir um alívio e logo depois cuspa. Não se esqueça de realizar a limpeza dentária posteriormente. Utilize sempre uma escova de dente macia, o creme dental recomendado por seu profissional, fio dental e, quando necessário, enxaguante bucal.

O consumo da planta também auxilia a manter a saúde de todo o corpo. Ela combate gases, melhora a qualidade do sono, alivia tosses e dores de cabeça, garante maior tranquilidade e bem-estar, combate a retenção de líquidos e ajuda no tratamento de vômitos, herpes, secreções e outros problemas digestivos.

5. Chá com óleo de cravo-da-índia

Com propriedades antissépticas, o óleo essencial de cravo-da-índia diminui a dor de dente, auxilia na limpeza da região, acalma inflamações e ainda contribui com o tratamento de úlceras e de sangramento gengival.

Cerca de uma gota do óleo deve ser misturada em meia xícara de chá de água com o auxílio de um recipiente com tampa. Essa mistura deve ser usada diariamente — após as refeições principais e a escovação dos dentes — em gargarejos (como se massageasse a região, já que o líquido deve passar por toda a área interna da boca).

O óleo essencial de cravo-da-índia também é reconhecido por outros benefícios, uma vez que ele ainda possui propriedades antimicrobianas e analgésica.

Melhorar dores na gengiva, aliviar dores na garganta, tratar problemas de artrite, tratar lesões na pele e musculares, cuidar da acne e controlar distúrbios digestivos são exemplos. Todavia, a forma como ele é usado altera de acordo com a situação.

Agora que você conheceu o incrível método natural de usar cha para dor de dente, faça as receitas sempre que for necessário. Não se esqueça de que, apesar de essa ser uma medida eficaz, é importante consultar-se com um profissional e assegurar que todos os procedimentos sejam feitos com a orientação de um dentista.

Você conhece outra receita que ameniza a dor de dente? Deixe aqui nos comentários para complementar a publicação!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa