Ir ao dentista é algo indispensável para quem deseja manter a saúde bucal em dia, além de dentes bonitos e um belo sorriso. Embora ainda não haja um consenso oficial, muitos profissionais recomendam que essa consulta seja feita semestralmente, podendo ser mais ou menos espaçada de acordo com as necessidades de cada um. Para isso, é sempre bom contar com um plano odontológico sem carência

Mas, será que isso existe? É possível fazer um plano odontológico de qualidade sem o período de carência? Quais são as vantagens dessa opção? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco! 

O que é um plano odontológico sem carência?

Quem contrata um bom plano odontológico certamente tem como interesse a possibilidade de usufruir dos serviços necessários com eficiência e rapidez, não é verdade? Tudo isso, de preferência, sem precisar aguardar um prazo mínimo — chamado de carência.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a carência corresponde a um período, já especificado no contrato de um plano, dentro do qual o beneficiário não terá o direito de usar os serviços oferecidos, como consultas, procedimentos, entre outros. 

É justamente aí que muitas pessoas se frustram, já que grande parte das opções oferecidas atualmente só disponibiliza os serviços inclusos no plano após algum tempo.

A carência, no caso de planos odontológicos, é semelhante à dos planos de saúde — variado de 24 horas para atendimentos emergenciais à 30 a 180 dias, dependendo do tipo de procedimento. 

Para evitar frustrações, é fundamental que tudo isso seja verificado de antemão no momento da contratação. Contudo, saiba que algumas empresas que oferecem planos odontológicos não exigem carência dos beneficiários, disponibilizando cobertura total desde o momento da assinatura e facilitando, assim, o agendamento de consultas e a realização de tratamentos. 

Como ele funciona?

O plano odontológico sem carência garante acesso aos serviços inclusos sem que seja preciso esperar por dias ou meses — nesses casos, em apenas 24 horas, o beneficiário já poderia cuidar da sua saúde bucal sem contratempos ou surpresas. Em casos de emergência, o início é imediato. 

Todavia, para que tudo saia conforme o esperado na contratação de um plano, não se esqueça de observar muito bem as cláusulas do contrato para se certificar dessa condição, e para ficar a par de todas as vantagens oferecidas. Quer conhecer algumas delas? Então, fique atento ao próximo tópico! 

Quais são as suas vantagens?​

Economia

Aderir a um plano odontológico sem carência é ter a certeza de que você será atendido no que precisar, sem esperas ou contratempos e por profissionais credenciados e de qualidade. Além de todas essas vantagens, há outra bastante relevante: a economia

Nos tempos atuais, nunca foi tão importante realizar um controle mais assíduo dos  nossos gastos. No caso dos planos odontológicos, como há uma mensalidade, é possível fazer essa administração e, o melhor de tudo, sem se deparar com gastos extras ao final do mês — afinal, lembre-se de que fazer procedimentos odontológicos particulares, mas que são necessários, pode pesar bastante o bolso ​

Prevenção

Assim como é preciso estar sempre realizando um check-up médico para a prevenção de doenças e outras condições que afetam o nosso corpo, ir ao dentista e cuidar da saúde bucal é algo fundamental. Contudo, é fato que, para muitos, realizar essas consultas é algo que demanda gastos. 

Para tornar essa ida ao dentista mais acessível (tanto no sentido de facilidade quanto no de economia), foram criados os planos odontológicos sem carência. Dessa forma, é possível fazer prevenções e realizar procedimentos como limpeza, restauração, aplicação de flúor, extrações, tratamentos de canal, entre outros, sem demais preocupações. Interessante, não? 

Idas mais frequentes ao dentista

Essa é uma vantagem que tem muito a ver com a apontada acima. Infelizmente, para um grande número pessoas, ir ao dentista é algo que sempre pode ser feito depois. É justamente seguindo esse pensamento que muitos acabam se descuidando da saúde bucal e, adiante, acabam se surpreendendo com dores e condições que precisam ser tratadas com urgência. 

Quando se consulta com um dentista com mais frequência, isso dificilmente acontecerá. Dessa forma, além de estar em dia com a saúde da sua boca, você também terá um belo sorriso para exibir por aí. 

Flexibilidade 

Como a prevenção odontológica garante resultados mais esperados, a tendência é que o beneficiário permaneça com a aplicação do plano durante a sua vida. Esse fato, junto a outros aspectos, faz com que o valor mensal dos planos odontológicos seja mais aberto e acessível tanto para os beneficiários físicos tanto para as empresas.— organizações maiores e com mais funcionários, inclusive, podem contar com mensalidades ainda mais em conta. 

Segurança em casos de emergência 

Imagine a seguinte situação: você está aproveitando as tão esperadas férias e, quando menos espera, vem aquela dor de dente impossível de suportar. Ou ainda, imagine que você está em casa e tem um compromisso super importante de trabalho no dia seguinte, mas, no primeiro descuido, ocorre um incidente com algum de seus dentes? 

Quem tem um plano odontológico sem carência não precisa se preocupar quanto a isso, uma vez que, a partir da adesão, o atendimento para urgências e emergências já passa a ser coberto. Basta acessar o orientador on-line e marcar uma consulta no consultório credenciado de sua escolha — alguns, inclusive, atendem 24 horas. 

Poder contar com essa segurança é também fundamental para garantir a saúde e o bem-estar de toda a família. Tente colocar no papel, por exemplo, o quanto você gasta com consultas particulares ao longo do ano e compare esse valor com as mensalidades de um plano odontológico sem carência. 

Assim, além da tranquilidade de poder acessar os serviços sem preocupações, você também estará economizando. 

Quais cuidados tomar ao fazer um plano odontológico sem carência? 

São várias as vantagens de contratar um plano odontológico sem carência. Contudo, quem deseja contar com os melhores serviços, oferecidos em clínicas de qualidade por profissionais altamente preparados, precisa prestar atenção redobrada em um fator muito importante: a empresa prestadora. 

Contratando uma empresa com boa reputação no mercado, você evita desgastes e ainda pode ter acesso a todos os benefícios que já foram mencionados até aqui.

Para isso, não hesite em pesquisar bastante sobre a empresa antes de assinar qualquer contrato. Leia sobre seus serviços e, melhor ainda, procure depoimentos de pessoas que contam ou já contaram com o plano. 

Como você viu, é completamente possível fazer um bom plano odontológico sem carência. Lembre-se de que, para poder usufruir de todas as vantagens dessa opção, é de extrema importância optar por uma empresa de qualidade comprovada e boa reputação no mercado. 

Gostou do conteúdo de hoje? Restou alguma dúvida sobre o tema? Então, não deixe de entrar em contato agora mesmo com o time da Sorriden. Vamos adorar conversar com você! 

 

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa