Um sorriso bonito faz toda a diferença na vida das pessoas: melhora a convivência social, aumenta a autoestima e é um incentivo para o cuidado com a saúde bucal. Por isso, o clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados no consultório odontológico. A grande busca pelo tratamento tem uma razão, pois ele devolve a cor natural dos dentes em poucas sessões.
Se você já pensou em realizar o procedimento, deve ter se perguntando: será que clareamento dental dói? Essa dúvida é muito comum entre aqueles que acreditam que a dor é um efeito colateral do processo.
Pensando em tirar todas as suas dúvidas, preparamos um post para esclarecer essa e outras questões. Confira!
É normal sentir dor após o clareamento dental?
O clareamento dental é um tratamento seguro, que tem o objetivo de deixar os dentes mais claros. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o procedimento é indolor, mas pode deixar os dentes sensíveis, provocando um incômodo temporário, que desaparece em cerca de 15 dias.
Entretanto, alguns podem sentir dor, mas ela não deve ser considerada normal. Se a técnica for seguida de modo correto, ela é segura e eficaz. Contudo, a resposta de cada pessoa diante do tratamento é individual e, portanto, é importante levar em consideração as características específicas de cada um.
O que fazer para amenizar a sensibilidade do clareamento?
Como algumas pessoas podem ter dentes sensíveis após o clareamento dental, é importante conhecer algumas dicas de como amenizar esse problema. Em geral, o profissional recomenda um tratamento à base de flúor ou o uso de uma pasta dental específica para dente sensível.
No entanto, o problema também pode ser amenizado com algumas mudanças de hábitos, como:
- usar pasta de dente e enxaguante bucal à base de flúor;
- escovar os dentes com uma escova macia;
- evitar bebidas geladas e quentes durante o tratamento.
Quantas sessões são necessárias para clarear os dentes?
O clareamento dental feito no consultório apresenta resultados rápidos e você poderá notar as diferenças a partir da primeira sessão. Na maior parte das vezes, o procedimento é feito em duas sessões, podendo se estender para até quatro, dependendo da individualidade do paciente, da cor inicial do dente e da indicação de cada situação.
Já o clareamento dental caseiro é um pouco mais demorado e leva até três semanas, exigindo a participação da pessoa para que os resultados surjam. É importante lembrar que o acompanhamento com o dentista é fundamental em ambos os casos.
Quanto tempo dura o efeito do clareamento?
O efeito do clareamento dental dura de um a três anos. Assim, após esse tempo, é preciso fazer um tratamento de retoque e, comparado com o clareamento inicial, esse procedimento é mais rápido e requer um tempo menor de aplicação do gel.
Contudo, para manter o efeito do clareamento pelo maior tempo possível, é fundamental seguir as recomendações do dentista. Para isso, mantenha uma boa higiene bucal, evite bebidas e alimentos com corantes e faça limpezas profissionais frequentes.
Agora que você já sabe se clareamento dental dói e quer ter um sorriso mais bonito, lembre-se de considerar essa opção, já que é mais rápida e conservadora. Além disso, opte por uma clínica reconhecida e com dentistas de excelência, como a Sorriden!
Gostou deste post e quer fazer um clareamento dental com profissionais renomados e qualificados? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!