Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Entenda como funciona o clareamento dental caseiro

Conquistar dentes brancos é o desejo de muitas pessoas não apenas para a manutenção da saúde bucal. Sabemos que um belo sorriso pode aumentar sua autoestima, transformando você em uma pessoa mais confiante e feliz. Pensando nisso, foram desenvolvidas diferentes soluções para o branqueamento dos dentes, sendo que o clareamento dental caseiro é o procedimento de estética dental mais recomendado pelos dentistas.

Além da praticidade de poder realizar o tratamento em casa e obter bons resultados com um melhor custo-benefício, você consegue diminuir o risco de sensibilidade, um dos efeitos colaterais do clareamento a laser realizado no consultório.

Neste post, você vai descobrir como clarear os dentes em casa e os cuidados durante e após o procedimento. Além disso, vamos apresentar a solução ideal para você que quer dentes mais brancos e saudáveis. Não perca!

Como é feito o clareamento dental caseiro?

O sucesso do clareamento é resultado da ação de produtos químicos em forma de gel, como o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida. As concentrações desses produtos mais utilizadas na técnica caseira variam entre 10%, 16% e 22%.

O procedimento para clarear os dentes é relativamente simples — você aplica uma quantidade do gel em uma moldeira e deixa agir por algumas horas. Contudo, é necessária uma preparação cuidadosa antes de iniciar o clareamento, como você verá a seguir.

Na visita ao dentista

Clarear os dentes não é um procedimento odontológico exclusivamente estético e só pode ser realizado em pacientes que apresentam uma boa saúde bucal. Para avaliar se os seus dentes estão em condições para receber o tratamento, o dentista vai realizar um exame cuidadoso. Caso ele identifique cáries, tártaro, abrasão nos dentes ou inflamações na gengiva, é necessário o tratamento desses problemas antes que o clareamento se inicie.

O dentista também faz uma limpeza nos dentes, para que o clareamento fique uniforme e sem manchas. Em seguida, esse profissional vai providenciar a confecção de uma moldeira personalizada e que se ajusta perfeitamente à sua arcada dentária superior e inferior. Você vai receber as seringas com o gel clareador e as orientações sobre o tempo de uso.

Em casa

Escove os dentes e use o fio dental antes de todas as sessões caseiras de clareamento. Pegue a moldeira, aplique a quantidade recomendada de gel e aguarde o tempo indicado pelo dentista. Se o produto transbordar para a gengiva, é importante remover o excesso com o auxílio de algodão, escova dental ou dedo limpo. 

O tempo mínimo diário do tratamento costuma ser de 2 horas, mas, dependendo da concentração do clareador, seu dentista pode recomendar o uso das moldeiras por até 8 horas. Nesse período, está proibido o consumo de alimentos. Passado o tempo recomendado, higienize a moldeira com água até remover todo o gel, deixe secar e guarde no recipiente também entregue pelo dentista. Lave a boca com bastante água. 

Qual a duração do procedimento?

O clareamento dental caseiro costuma ser realizado, em média, por três semanas. Esse tempo pode variar entre um paciente e outro. Por isso, durante o tratamento, você também deve realizar consultas de rotina para que o dentista possa avaliar como está o progresso do clareamento. O profissional pode verificar, ainda, se existe algum efeito colateral.

Quais são os efeitos colaterais?

Como o gel aplicado no clareamento caseiro é menos agressivo que aquele utilizado no consultório, os riscos de sensibilidade dentária são muito baixos.

No entanto, alguns pacientes podem ser mais propensos a sofrer com esse desconforto, que pode surgir até 48 horas após a aplicação do gel e se estender entre 15 dias e um mês. Para evitar esse problema, substitua o creme dental tradicional por um produto especial para dentes sensíveis durante o clareamento. Também é importante conversar com o seu dentista sobre qualquer dor ou desconforto.

Quais são os cuidados durante o tratamento?

Para obter melhores resultados com o clareamento dentário feito em casa, você precisa respeitar algumas recomendações, como:

  • intensifique os cuidados de higiene bucal. Escove os dentes e passe o fio dental após as refeições e antes de colocar a moldeira com o gel. Não utilize os cremes dentais coloridos e os antissépticos bucais com corantes;
  • evite o consumo de alimentos ácidos, como laranja, limão e abacaxi. Como existe o risco de sensibilidade nos dentes, esses produtos podem intensificar o desconforto;
  • evite comidas e bebidas ricas em corantes, como café, vinho tinto, refrigerante, molho de tomate, beterraba, chá e chocolate. Caso insista em tomar algum líquido com corante, utilize um canudo;
  • não fume. O uso de cigarro durante o clareamento é expressamente proibido porque, enquanto o tratamento remove as manchas dos dentes, a nicotina age no sentido contrário, pigmentando o dente.

Há contraindicações ao clareamento?

Como o gel não age sobre as resinas ortodônticas, o clareamento não tem uma ação efetiva sobre dentes com muitas restaurações.

O mesmo vale para os pacientes que têm dentes com manchas provocadas por medicamentos, como a tetraciclina, ou têm fluorose dentária. Nesse caso, o dentista pode indicar uma combinação do tratamento para clarear os dentes com outras técnicas.

O procedimento também é contraindicado para pacientes que estão passando por um tratamento médico debilitante, como a quimioterapia. Menores de 18 anos e gestantes devem consultar o dentista para avaliar a possibilidade de clareamento.

Outra grande contraindicação é a realização do clareamento dentário sem o acompanhamento de um dentista especializado em odontologia estética e saúde bucal. Somente esse profissional pode orientar você com segurança sobre a concentração ideal do produto, o tempo de aplicação e o grau de branqueamento possível.

Você já conhece o programa de clareamento dental Estética VIP?

A Sorriden é uma operadora de planos odontológicos focada na prevenção e na saúde bucal. São mais de 200 clínicas credenciadas espalhadas por todo o país, onde você encontra os equipamentos mais modernos do mercado e profissionais altamente qualificados oferecendo um tratamento confortável, seguro e conveniente a todos os pacientes.

Além dos tratamentos voltados exclusivamente para a prevenção odontológica e para a ortodontia, a Sorriden oferece ainda o programa de clareamento dental Estética VIP, que ajuda você a conquistar os dentes brancos e a proteger a saúde bucal sem pesar no seu bolso. 

Com esse plano, você tem direito a um procedimento de clareamento dental caseiro, garantindo um resultado duradouro e efetivo. Além disso, o programa Estética VIP também dá acesso a procedimentos preventivos, como limpeza, aplicação de flúor e orientação em higiene bucal. Em casos de emergência odontológica, você recebe atendimento sem a necessidade de agendamento prévio.

O clareamento dental caseiro é uma solução segura e econômica para você que deseja dentes mais brancos e brilhantes. Para resultados efetivos, o procedimento deve ser realizado sempre com o acompanhamento de um dentista após uma avaliação cuidadosa da sua saúde bucal. É por isso que o programa Estética VIP combina o tratamento do clareamento caseiro com procedimentos preventivos para garantir a você dentes sempre brancos e saudáveis.

Entre em contato conosco e adquira agora mesmo nosso programa de clareamento dental.

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa