São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Confira 7 alimentos bons para os dentes e sua saúde bucal

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

O sorriso é considerado nosso cartão de visitas. Para manter a saúde bucal em dia, são necessários diversos cuidados que incluem não apenas o uso de escova, creme e fio dental, mas também uma dieta que inclua alimentos bons para os dentes.

Embora algumas substâncias possam prejudicar a cavidade oral, manter uma alimentação saudável contribui para ter dentes fortes e gengivas sadias. Basta saber escolher os itens corretos para compor a sua dieta! Veja, a seguir, sete alimentos que trazem benefícios para sua saúde bucal.

1. Água

A água faz bem para o corpo todo e, por isso, não podia ficar de fora desta lista. Em relação à saúde oral, ela auxilia a produção de saliva, remove restos de alimentos e mantém a boca hidratada.

2. Leites e derivados

Tanto o leite quanto seus derivados são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ácido lático. Além disso, a caseína — proteína presente neles — age diretamente no esmalte dos dentes, diminuindo a acidez bucal e impedindo a aderência de algumas bactérias.

Por isso, o consumo desses alimentos diminui a possibilidade de formação da placa bacteriana, evita a erosão dentária e, por consequência, o surgimento de cáries.

O cálcio e o fósforo intensificam a remineralização dos dentes e elevam o pH da boca. Além disso, o cálcio mantém a densidade dos ossos durante o crescimento, e permite que o esmalte fique forte durante a idade adulta.

3. Peixes

Quem gosta de consumir peixes como sardinha, atum e salmão com frequência já está um passo à frente em relação aos hábitos saudáveis. Esses alimentos são uma excelente fonte de vitamina D, um composto lipossolúvel essencial na absorção de cálcio pelos dentes e ossos.

4. Castanha-do-pará

Muito utilizada como aperitivo, a castanha-do-pará ajuda na criação de uma barreira que protege os dentes e reduz as bactérias que atacam a boca. Por isso, vale acrescentar essa oleaginosa na alimentação. Uma boa dica é consumir em pequenos lanches.

A fama do benefício da castanha-do-pará para a saúde dos dentes é tanta que seu óleo foi adicionado aos cremes dentais por pesquisadores interessados em comprovar sua eficácia.

5. Passas

Além de saborosas, as uvas-passas ajudam na higiene bucal. Porém, é importante consumir a versão sem sementes para que seja possível prevenir as bactérias que causam cáries e doenças periodontais. Além disso, esse alimento também protege os dentes do acúmulo de placa.

6. Pepino

Amplamente usado no setor cosmético, o pepino também é excelente para manter a boca saudável. Esse vegetal ajuda na produção de saliva, mantém os dentes limpos e remove bactérias. Por isso, é um alimento indispensável para a higiene bucal.

7. Chiclete sem açúcar

Esse pode não ser o item mais saudável da lista, mas, no que diz respeito a sua contribuição para a saúde dos dentes, é um coadjuvante muito importante. Contudo, é preciso ficar de olho no rótulo desse alimento. Não basta apenas conter qualquer adoçante, a recomendação é que o chiclete tenha xilitol entre os seus ingredientes.

Ele é o adoçante mais recomendado pelos dentistas, por ser um produto natural que substitui o açúcar e previne a cárie. Além disso, o ato de mascar o chiclete estimula a produção de saliva, e auxilia na eliminação de bactérias.

Para aproveitar seus benefícios, os chicletes precisam ser mascados entre 15 e 20 minutos após as refeições, segundo a recomendação dos dentistas.

Manter bons hábitos alimentares proporciona dentes mais fortes e saudáveis. Nossa boca precisa de atenção constante para evitar que problemas sérios surjam e comprometam o sorriso. Por isso, mais do que escolher alimentos bons para a saúde bucal, é essencial consultar um dentista com regularidade. Para manter as consultas em dia, vale contar com um bom plano odontológico para toda a família.

Agora que você já conhece alguns alimentos bons para os dentes, confira alguns benefícios de contar com um dentista da família!