Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Acidentes domésticos ocorrem, de forma geral, na imediação da residência independentemente da vontade humana, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde. Apesar de não envolver o desejo da pessoa acidentada, esse tipo de consequência pode ser evitada. Pensando nisso, o texto a seguir oferece dicas para você prevenir incidentes em tempos de confinamento.

Além disso, o artigo explica qual é a relação entre os acidentes em casa e o traumatismo dentário. Da mesma maneira, o conteúdo informa quais são as consequências desses incidentes para a boca e 3 atitudes fundamentais para evitar imprevistos que podem resultar em urgência ou emergência odontológica.

Ficou curioso sobre o tema? Então, comece a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas!

Por que o acidente em casa é uma causa comum de traumatismo dentário?

Você já sabe que o acidente doméstico é aquele que acontece em casa, ainda que não represente a vontade da pessoa acidentada. Porém, qual é a relação entre esse incidente e os traumas na boca? Dados do Ministério da Saúde ajudam a esclarecer a dúvida, já que a maior parte (cerca de 40%) dos atendimentos realizados em postos de saúde no país são para acidentes em escadas, janelas e camas.

Ao se acidentar em uma ação doméstica, a pessoa corre riscos de fraturar os dentes ou causar um problema sério à estrutura ortofacial. Isso porque o impacto de quedas de escada, por exemplo, tende a atingir a face, levando a comprometimentos dentais e musculares. Se esse for o caso, as consequências podem ser inúmeras para a saúde oral, desde a perda dentária até a quebra do dente.

Quais são as 3 atitudes que previnem acidentes em casa?

Acidentes em casa são frequentes, mas podem ser impedidos com dicas fáceis. Aproveite o tempo que está na sua residência para tomar algumas providências e aumentar a segurança do seu lar. Algumas ações, como proteger a escada com tela protetora, evitar caminhar em piso molhado e não subir em locais impróprios, evitam problemas no ambiente doméstico.

1. Descer escadas com o apoio do corrimão

Quedas da escada são uma das principais causas de acidentes domésticos, podendo levar a danos severos na boca. Para evitar o mal-estar, use sempre o apoio do corrimão ao se deslocar pelos degraus e, se possível, revista espaços abertos da escada com tela protetora.

2. Evitar caminhar enquanto o piso estiver molhado

O piso da casa pode ficar menos aderente quando em contato com líquidos, a depender do material com que é feita tal superfície. Nesse sentido, deve-se evitar caminhar pela residência enquanto o chão estiver molhado ou úmido. Ainda assim, se você precisar se locomover no ambiente, prefira calçados antiderrapantes para realizar essa ação de forma segura.

3. Não subir em locais impróprios

Subir em espaços ou equipamentos impróprios, como bancos e privadas, pode colocar em risco a saúde dos indivíduos. Por isso, a recomendação é não utilizar esses locais ou aparelhos para fins não descritos pelos fornecedores, poupando um acidente doméstico e, por sua vez, diminuindo os riscos de uma fratura dental no ambiente na sua casa.

Neste post, você aprendeu sobre o que são e como os acidentes domésticos se relacionam a traumatismos dentários. Caso você sofra algum impacto na dentição, em decorrência de queda ou de outra ação inesperada em casa, faça uma consulta emergencial com o dentista. O profissional está apto a verificar problemas bucais, tratando possíveis traumas na região.

O texto foi útil para você, não é? Então, não perca mais tempo e faça já sua adesão ao Programa de Prevenção Sorriden. Entre em contato pelo WhatsApp ou ligue para os números telefônicos (11) 3181-9060 (em São Paulo) ou 0800-444-0800 (em outros locais)!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa