Faça seu cartão de crédito Sorriden!

A alimentação é um dos hábitos mais comuns e prazerosos que realizamos cotidianamente. Por isso, não é à toa que as comidas ingeridas causam impactos tanto positivos quanto negativos sobre a saúde como um todo. Mas, afinal, qual a relação da nutrição alimentar com a saúde bucal?

Nesse caso, se a sua dieta for pobre em relação aos nutrientes de que o corpo precisa, sua boca facilmente apresentará proliferação de bactérias que afetam a preservação dos dentes. Por isso, além da higienização adequada, a saúde bucal exige diversos cuidados, como a preocupação com a alimentação saudável, capaz de conservar e manter os dentes fortes e saudáveis.

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos, neste post, como alimentação e saúde bucal estão relacionadas. Continue a leitura e confira!

Como a alimentação inadequada afeta a saúde bucal?

O consumo de certos alimentos, como refrigerantes e alimentos processados, prejudica a saúde bucal, pois favorece o desenvolvimento de doenças e condições bucais. Isso acontece porque os carboidratos – principal fonte de energia para as bactérias que habitam a boca – transformam-se em ácidos ao entrarem em contato com as bactérias, ameaçando a saúde dos dentes e das gengivas.

Além disso, alguns alimentos são mais difíceis de serem removidos das superfícies dentárias durante a higienização, o que prejudica a higiene bucal. Portanto, não só o tipo de alimento pode afetar, mas também a sua consistência.

Conheça, a seguir, o que a influência da nutrição pode causar!

Cáries

Sem dúvida, a cárie é a condição mais comum associada à má ingestão de alimentos. Ela é causada pelos ácidos produzidos pelas bactérias que vivem na boca, presente nos restos alimentares.

Manchas

Alguns alimentos apresentam corantes que dão um aspecto manchado e desgastado ao dente. É uma condição que atinge diversas pessoas que apreciam vinho, café, refrigerante e outros alimentos.

Erosão e desgaste do esmalte

As dietas com alimentos e bebidas ácidas podem causar a erosão e a retirada do esmalte que protege a estrutura interna dos dentes. Quando esse desgaste acontece, os dentes se tornam vulneráveis, ficando sensíveis.

Infecções

De modo geral, a alimentação inadequada pode agravar certos tipos de doenças. A doença periodontal, por exemplo, é uma infecção que atinge a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes, podendo ocasionar até a perda deles.

Quais as boas práticas de saúde bucal?

Primeiramente, a abordagem nutricional eficaz para uma boa saúde bucal vai além do monitoramento da ingestão de açúcares. É essencial manter bons hábitos alimentares, sobretudo em crianças e adolescentes, que proporcionem uma vida saudável.

A inserção de vitaminas, minerais e fibras na alimentação é ideal por terem uma ação “detergente”, ou seja, ajudam a remover resíduos e bactérias dos dentes, contribuindo para o bem-estar em geral, além da saúde bucal. Cabe ressaltar que uma dieta rica em frutas, legumes, alimentos ricos em cálcio e grãos integrais oferece nutrientes básicos para uma saúde bucal adequada. Além disso, também é importante evitar o consumo contínuo de açúcares, carboidratos fermentáveis e bebidas ácidas.

Agora que você já entende mais a relação entre alimentação e saúde bucal, fica mais fácil manter os cuidados em dia e cuidar da saúde bucal.

Quer garantir uma boa saúde bucal? Entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços.

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa