Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Não há dúvidas: existem doenças que são motivadas por hábitos alimentares ruins e falta de higiene bucal. Pensando nisso, o texto a seguir explica o que é e como prevenir cárie, um mal-estar que acomete adultos e pode ser muito prejudicial para o sorriso das crianças, danificando a estrutura dentária e podendo chegar, inclusive, à gengiva e à raiz do dente.

Além disso, o post explica uma série de cuidados que os pais podem ter para prevenir que os filhos desenvolvam o problema odontológico. Assim, são indicados, por exemplo, uma boa alimentação, hábitos diários de limpeza bucal e produtos com flúor (substância que combate micro-organismos na boca).

Ficou curioso com o tema, não é mesmo? Então, comece já a leitura e tire as suas dúvidas sobre esse importante assunto!

O que é a cárie e por que ela é preocupante?

Problema que nomeia a danificação ou a deterioração dental, a cárie normalmente está associada ao estilo de vida do paciente, podendo surgir quando não há uma dieta balanceada (rica em alimentos açucarados, por exemplo) e um cuidado adequado com a higiene bucal.

Dessa forma, a disfunção pode ocorrer tanto em adultos quanto em crianças, comprometendo a superfície dos dentes (cárie coronária), partes da raiz dentária (cárie radicular) e ao redor de coroas e restaurações (cárie recorrente).

A cárie é um dos piores problemas de saúde da comunidade global, sendo a doença não transmissível mais difundida entre os países, de acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde. O órgão afirma, também, que o mal-estar acomete, principalmente, crianças, pois se estima que mais de 550 milhões dos pacientes nessa fase da vida tenham algum grau de deterioração dental.

Como surge a cárie e por que é prejudicial aos dentes?

Até aqui, você já sabe o que é e por que a cárie é preocupante para a saúde bucal dos indivíduos. Mas a dúvida que fica é: como esse problema surge? O mal-estar é provocado, em geral, pela ação de bactérias, que ficam na boca e se alimentam de restos de comida entre os dentes.

Os micro-organismos transformam, por sua vez, os pedaços orgânicos em material ácido, formado pelo processo de fermentação bacteriana. Esse componente, por fim, age sobre o esmalte dentário (aquela parte branca do dente), chegando a inflamar os tecidos bucais e podendo levar, em casos graves, à perda dental e a doenças periodontais (na região da gengiva).

Dessa forma, a cárie indica desarmonia na saúde oral do paciente, sendo prejudicial para as funções e para a estética da boca, motivo pelo qual se deve consultar, semestral ou anualmente, o dentista. O profissional é capaz de avaliar a condição orto-facial (das estruturas dentárias e musculares da face), indicando, se necessário, algum tratamento corretivo ou de odontologia preventiva.

Como os pais podem evitar que os filhos tenham cáries?

Muitos pais chegam com esta dúvida ao consultório do dentista: como evitar que a cárie acometa os filhos? Para ficar tranquilo diante da situação, basta tomar alguns cuidados no dia a dia, seja controlando a alimentação da criança, seja ensinando o jovem a realizar uma limpeza eficiente com flúor e, principalmente, sendo um exemplo na sua família!

Ter uma boa alimentação

A lista de cuidados com a dentição infantil não poderia começar de outra forma, pois ter uma boa alimentação é determinante para manter a saúde oral. Dessa maneira, os profissionais indicam uma dieta balanceada, que restringe comidas à base de açúcar e amido.

O motivo para evitar o consumo desses componentes, presentes em pães, bolos, massas e balas, por exemplo, é que eles aumentam a proliferação de bactérias na boca e, portanto, são cruciais para o surgimento da cárie.

Incentivar bons hábitos de saúde bucal

Hábitos de higiene bucal ajudam a manter o sorriso harmônico, prevenindo problemas, como a cárie. Por isso, os pais devem ensinar e observar a limpeza bucal dos filhos, removendo, com objetos adequados (escova, fio ou fita dentais, entre outros), restos de alimentos após as refeições.

Usar produtos com flúor

O flúor é um tipo de mineral abundante na natureza, mas essa substância passou a ser ainda mais presente em produtos odontológicos. O motivo é que o componente evita o aparecimento de cárie nos dentes de crianças e de adultos, além de combater a proliferação de bactérias na boca.

Por esse motivo, comprovado cientificamente, confira se a pasta dental que os seus filhos usam tem uma boa quantidade de flúor e melhore a qualidade da escovação da criança. Caso você não saiba qual produto utilizar no dia a dia, peça uma indicação ao dentista que atende à sua família.

Ser um exemplo para os filhos

Por último, você não pode deixar de ser um exemplo para os seus filhos. A família é um dos primeiros contatos que as crianças têm na vida e os pais são um verdadeiro espelho para elas, as quais se inspiram nos hábitos aprendidos em casa. Assim, mantenha uma dieta equilibrada e faça, diariamente, uma boa higiene bucal.

Por que agendar consultas regularmente com um dentista?

Além de controlarem a dieta, incentivarem hábitos de higiene oral, usarem produtos adequados e serem exemplos para os filhos, os pais devem levar os pequenos para consultas com o cirurgião-dentista. A recomendação, assim, é não comparecer ao consultório odontológico apenas em caso de urgência ou emergência, mas, sim, fazer um acompanhamento regular com o especialista.

Para ter acesso a uma ampla rede de consultórios e ser atendido por profissionais gabaritados, você deve proporcionar à criança um plano odontológico eficiente. Algumas empresas, como a Sorriden, têm reputação no mercado e oferecem o melhor custo-benefício em serviços preventivos, que ajudam a manter o sorriso harmônico dos jovens.

Neste post, você entendeu como prevenir cárie, uma das principais doenças do planeta e a pior disfunção não transmissível em crianças. Por isso, os pais devem ficar atentos aos hábitos alimentares dos filhos e ensinar a eles uma rotina preventiva de cuidados com os dentes, fazendo uma limpeza diária, utilizando produtos odontológicos com flúor e consultando-se sempre com o dentista de confiança da família.

O texto de hoje foi útil para você, não é mesmo? Então, ajude outras famílias a cuidarem da saúde bucal das pessoas queridas. Compartilhe agora mesmo esta postagem nas suas redes sociais e dissemine informações importantes sobre a cárie!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa