Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Você sabe o que é preciso para ter o sorriso bonito e, acima de tudo, saudável? Muita gente pode simplesmente responder “cuidar bem dos dentes”, contudo, embora o caminho seja simples, existem muitos procedimentos disponíveis na odontologia para adultos que agilizam a conquista desse sorriso perfeito e belo.

A prevenção contra todos os tipos de doença é a melhor forma de conservar por muito tempo o esmalte e a dentina dos dentes, a gengiva saudável e tudo o que envolve a saúde bucal. Aliados a isso, existem inúmeros procedimentos da odontologia estética que transformam o sorriso, devolvendo a autoestima e a felicidade à pessoa.

Não é à toa que uma reportagem recente divulgada na grande mídia mostrou que um sorriso bonito nos torna mais sociáveis, seguros, capazes, felizes e abre mais oportunidades profissionais.

Como o sorriso funciona como um “cartão de visitas”, precisamos estar atentos aos melhores tratamentos para mantê-lo sempre harmonioso, belo e saudável. Abaixo, listaremos as principais dicas em saúde e estética bucais para a conquista desse objetivo! Vamos lá?

Como conquistar e manter um sorriso bonito e saudável?

Manter um sorriso bonito faz bem para a autoestima e gera autoconfiança, melhorando a qualidade de vida e as relações sociais da pessoa. Entretanto, além da beleza dos dentes, é fundamental que a pessoa se preocupe com a saúde bucal.

O sorriso harmonioso também é resultado de bons hábitos de higiene e de visitas regulares ao dentista a fim de evitar o desenvolvimento de doenças bucais.

Também intervenções estéticas atuam diretamente para eliminar problemas como curvatura irregular dos dentes, excesso de exposição da gengiva e correção de dentes amarelados, tortos e quebrados. Veja as principais formas de mudar o seu sorriso na sequência.

Bons hábitos de higiene bucal

Uma boa higiene bucal é fator primordial para conquistar — e manter — um sorriso bonito por toda a vida. Principalmente quando iniciadas na infância, boas práticas previnem a formação de tártaro e cáries e o desenvolvimento de doenças gengivais. Por isso, veja as recomendações básicas de dentistas sobre saúde bucal para seguir no dia a dia e garantir tranquilidade e bem-estar no presente (e no futuro).

Escovação 3x ao dia

Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia — ou sempre que se alimentar — utilizando sempre um creme dental com flúor. Dessa forma, você evita a formação de placas bacterianas, que são a principal causa das cáries e de inflamações nas gengivas. O hábito também previne problemas como sensibilidade nos dentes e mau hálito.

Uso contínuo de fio dental

Assim como a escovação regular, utilizar o fio de dental para remover os alimentos que se instalam entre os dentes também evita placas bacterianas e prejuízos à gengiva. Quando a placa não é retirada nesse estágio, endurece e forma o tártaro, o qual só pode ser removido por um dentista.

Alimentação a favor da saúde bucal

Alimentos ricos em fibras, como verduras e frutas, ajudam a limpar os dentes e os tecidos que revestem a gengiva e fornecem os nutrientes e minerais necessários para mantê-los fortes, evitando infecções na boca.

Por outro lado, bebidas e alimentos ricos em amido e açúcar estimulam as bactérias contidas nas placas a produzirem ácidos que corroem os dentes. Essa ação bacteriana dura até 20 minutos após o consumo dessas substâncias.

Prevenção odontológica de doenças

Mesmo usando fio dental e escovando os dentes regularmente, entre outros cuidados, podem ocorrer alguns problemas bucais na vida adulta. A ida semestral ao dentista trata e evita uma série de problemas futuros, garantindo uma saúde bucal permanente e um sorriso bonito desejado. A seguir, veja problemas detectados e procedimentos realizados nas visitas regulares a um profissional.

Doenças bucais

A gengiva, a língua, os dentes e os lábios são regiões muito suscetíveis à ação de bactérias, fungos e vírus, podendo surgir inflamações inesperadas que, se não forem tratadas, acarretam transtornos mais sérios no futuro.

Além disso, muitas doenças sistêmicas, cardiovasculares e autoimunes mantêm relação direta com problemas bucais. Estudos recentes já indicam a periodontite como fator de risco para o desenvolvimento de males como artrite, reumatoide, lúpus, doenças cardiovasculares e o Alzheimer. Outras patologias detectadas em exames da cavidade bucal são cárie, gengivite, halitose e a endocardite bacteriana.

Sensibilidade e mordedura irregular

A visita ao dentista também previne males como sensibilidade nos dentes e problemas ligados à mordedura irregular. Se não for tratada, a sensibilidade se torna mais séria com o avançar da idade e causa a retração na gengiva. A longo prazo, podem aparecer cáries e fraturas na estrutura dental.

Já em relação à mordedura, dificuldades para mastigar corretamente podem ocasionar dores nos ossos faciais, evoluindo para sinusite; dores de ouvido; bruxismo e problemas nas articulações do maxilar.

Limpeza e checkup

A limpeza realizada em casa não alcança todas as áreas internas com a mesma eficácia com que limpa os dentes da frente. Por isso, é importante realizar uma limpeza mais profunda com o dentista periodicamente.

Além de utilizar aparelhos de maior alcance entre os dentes e aplicar um flúor profissional, ele aproveita o procedimento para remover tártaros em formação, avaliar riscos de lesões e doenças na cavidade bucal e ainda eliminar pequenas machas provocadas por alguns alimentos, como vinho e café.

Tratamentos de correção estética

Os tratamentos estéticos dedicam-se a transformar o sorriso do paciente, trazendo mais harmonia e beleza não apenas para a boca, mas para todo o rosto.

Mesmo os tratamentos mais simples alteram positivamente a proporção entre os dentes ou a linha da gengiva, favorecendo um sorriso mais agradável, alinhado e com aparência jovem. Um estudo de 2018 demonstrou que a odontologia estética cresceu mais de 300% nos últimos três anos.

A seguir, veja os principais tratamentos na área e, se você estiver incomodado com o seu sorriso, procure seu dentista e converse sobre as melhores opções para o seu caso.

Aparelhos ortodônticos

Se no passado os aparelhos ortodônticos eram usados basicamente por crianças e adolescentes, hoje em dia muitos adultos fazem uso dessa ferramenta que proporciona inúmeros benefícios aos usuários.

Os aparelhos vão muito além de um mero recurso estético: o alinhamento dos dentes também corrige problemas de mordedura, na gengiva e favorece a correta sustentação de músculos faciais, entre outras vantagens.

Clareamento dental

Essa é uma das opções mais econômicas e — talvez por isso — procuradas para auxiliar a restauração da cor dos dentes. Apesar de não haver muitas contraindicações, pessoas com próteses e implantes podem precisar de um tratamento diferenciado para obter melhores resultados.

O mais indicado é conversar com o dentista, inclusive para avaliar a melhor técnica a ser realizada, já que há opções de clareamento dental caseiro ou no consultório.

Facetas

Pessoas com dentes desalinhados, desgastados, trincados ou com machas podem se beneficiar com as facetas, que são próteses finas ajustadas à dentição para corrigir imperfeições como as citadas.

Elas funcionam como “capas” para os dentes e, como na maioria das vezes é preciso desgastar um pouco os dentes para encaixá-las, pode haver restrição de uso em casos como sobreposição de dentes e bruxismo.

Lentes de contato

As lentes de contato têm praticamente a mesma função e uso que as facetas. A diferença é que enquanto estas necessitam de desgaste dos dentes e são indicadas para dentições com manchas muitos escuras, aquelas não precisam de muita preparação e são extremamente finas: em torno de 0,2 mm (mais fina que a espessura de uma unha).

Implante dentário

Esse é o procedimento ideal para quem perdeu dentes ou utiliza dentaduras há muitos anos. As próteses móveis ou a falta de dentição costumam atrapalhar a mastigação das pessoas, causando problemas de saúde como proliferação de bactérias e lesões nas gengivas.

Por isso, o implante dentário é mais adequado para devolver qualidade de vida a pacientes nessas situações. Com os avanços na área de odontologia e havendo manutenção adequada, dentes implantados podem durar muitas décadas.

Seguindo todas essas dicas do que há de melhor na odontologia para adultos e escolhendo um plano odontológico que ajude a manter sua saúde bucal em dia, será possível conquistar um sorriso dos sonhos em pouco tempo!

Agora que você já sabe como é importante cuidar do seu sorriso para ser mais feliz, entre em contato conosco. Vamos ajudar a concretizar esse objetivo!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa