Faça seu cartão de crédito Sorriden!

As dores faciais podem comprometer bastante a qualidade de vida de quem sofre com o problema, motivo pelo qual o sintoma deve ser analisado por quem entende do assunto. Pensando nisso, este texto explica quais são os principais problemas que causam esse incômodo no rosto, como reflexo de um mal-estar que afeta a cavidade bucal.

A seguir, você entenderá como as dores faciais estão associadas a inflamações dentárias, ao bruxismo, à disfunção temporomandibular, à má oclusão — o fechamento irregular das arcadas inferior e superior — e à neuralgia do trigêmeo. Continue a leitura e descubra mais sobre esse importante assunto!

Quais são os problemas que causam as dores faciais?

Muito se engana quem pensa que sentir um incômodo contínuo nos músculos da face é um sinal banal. Esse pode ser um sintoma de várias doenças bucais, desde uma inflamação no dente até o bruxismo, passando pela disfunção temporomandibular e a má oclusão, devendo o caso clínico ser analisado por um profissional na urgência e emergência odontológica, a fim de entender quais são as causas do mal-estar.

Inflamação dentária

Inflamações dentárias, provocadas por cárie, por exemplo, destroem a parte da estrutura do dente e têm como principal sintoma a dor na região da boca ou da face. O motivo é que esse tipo de processo inflamatório é uma reação do organismo à lesão dos tecidos na boca, geralmente associado a outros sinais, a exemplo da vermelhidão e do inchaço na região.

Disfunção temporomandibular

A disfunção temporomandibular, também conhecida pela sigla DTM, é um problema que afeta a articulação entre o maxilar, na parte superior do crânio, e a mandíbula, na região inferior. Como efeito do problema, o paciente costuma sentir dor facial, além de dificuldade na mastigação e som de estalo ao movimentar a boca.

Bruxismo

Desordem do tipo funcional, o bruxismo se caracteriza pela ação involuntária de ranger ou exercer pressão sobre os dentes, muito comum no período noturno, quando o paciente está dormindo. Essa força excessiva sobre a dentição leva, em geral, a desgastes ósseos, problemas na gengiva e dores faciais.

Má oclusão dentária

Você sabia que existe um padrão de oclusão dentária ideal? Isso ocorre quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores, havendo harmonia na hora de fechar a boca e contrair ambas as arcadas. Porém, em caso de má oclusão, o paciente pode sofrer com incômodos faciais e ter outros sintomas estéticos e funcionais, como deformidades no rosto, dor de dente e DTM.

Neuralgia do trigêmeo

O nervo trigêmeo é um importante componente do sistema nervoso, uma vez que é responsável por transmitir as sensações da face para o cérebro. No entanto, quando ocorre neuralgia do trigêmeo, muito comum em mulheres acima dos 50 anos de idade, o problema acarreta um quadro de dores no rosto.

Em todo caso, é recomendado procurar ajuda profissional para ter um diagnóstico preciso sobre as dores faciais. Na clínica odontológica, o cirurgião-dentista consegue examinar detalhadamente a cavidade bucal, além de verificar o histórico de saúde do paciente. Após a primeira consulta, o especialista deve indicar um tratamento específico para o problema.

O texto foi útil para você? Se sim, ajude a sua comunidade a entender quais são as principais causas das dores na face. Compartilhe agora mesmo este artigo com os amigos nas redes sociais!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa