Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Atualmente, a estética bucal é uma preocupação de muitas pessoas. Mas, além da aparência, a boca é responsável por inúmeras funções no corpo humano. Pensando nisso, este conteúdo explicará quais são os tipos de dentes.

A seguir, você entenderá por que existe uma classificação específica para cada dentição e aprenderá os tipos de dentes (incisivos, molares, pré-molares, caninos e sisos) e as suas funções orais. Por fim, o material mostrará por que é importante cuidar da saúde oral. Continue a leitura!

Por que os dentes têm diversas classificações e funções?

A boca é um dos principais órgãos do corpo, pelo fato de a cavidade bucal (com dentição, ossos, tecidos e língua) desempenhar inúmeras funções, como a mastigação, a comunicação e a respiração, imprescindíveis para o organismo.

Por sua vez, a dentição, que nasce na arcada e é ancorada nos ossos e nos tecidos bucais, classifica-se como molar, pré-molar, canina e incisiva, além do siso. Ao todo, são 32 dentes na fase adulta, cada qual com uma funcionalidade específica.

Quais são os tipos de dentes e as suas funções principais?

Até aqui, você sabe que o adulto que preserva a saúde bucal tem 32 dentes, classificados a partir da função que exercem na boca. A seguir, listaremos essa classificação dentária. Confira!

Incisivos

Os indivíduos têm oito dentes incisivos, posicionados na parte frontal das arcadas dentárias superior e inferior. De maneira geral, esse tipo de dente é responsável por cortar os alimentos, facilitando a deglutição e a ingestão dos sólidos.

Molares

Os dentes molares (somam 12, distribuídos entre as arcadas superior e inferior) são um dos primeiros a surgirem na boca dos mamíferos, sendo responsáveis por moer, isto é, triturar os alimentos.

Pré-molares

Os oito dentes pré-molares, situados após os caninos, estão distribuídos entre a mandíbula e o maxilar e têm a função principal de auxiliar na trituração dos alimentos, assim como os molares.

Caninos

Os dentes caninos (são dois na arcada superior e dois na inferior) estão localizados após os incisivos. Com formato pontiagudo, esse tipo de dentição é responsável por triturar os alimentos, exercendo um papel crucial na mastigação humana.

Sisos

Nos adultos, o dente siso, popularmente conhecido como “dente do juízo”, é a última dentição a nascer, surgindo dois dentes nas extremidades das arcadas superior e inferior.

Por evolução biológica, os sisos nem sempre têm uma função essencial na boca, mas podem ajudar na trituração dos alimentos na cavidade.

No entanto, pode ser necessário fazer a extração, caso o paciente esteja sentindo dor facial ou relate dentes desalinhados, por exemplo. Para saber se esse é o seu caso, consulte-se com um cirurgião-dentista, que avaliará o quadro e indicará o tratamento mais adequado para a pessoa.

Neste post, você entendeu quais são os tipos de dentes, responsáveis por ajudar na mastigação, na comunicação e na respiração. Mas, para não sofrer com complicações orais, é preciso cuidar da saúde oral, escovando a dentição diariamente e procurando sempre a avaliação de um profissional.

Gostou do artigo? Se sim, continue se informando sobre o tema. Saiba, agora, quais são os tratamentos para quem sofre com a ausência de dentes!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa