Um sorriso bonito melhora a autoestima e é um cartão de visitas. Assim, a saúde bucal é um dos primeiros cuidados que aprendemos durante a infância. Apesar disso, a ausência de dentes é um problema muito sério e que atinge várias pessoas no mundo.
A falta de um ou mais deles traz consequências funcionais. Isso porque os dentes desempenham funções específicas dentro da boca e a perda deles prejudica a capacidade de mastigação e digestão dos alimentos. Além disso, causa consequências emocionais, psicológicas e sociais que impactam a autoimagem e a qualidade de vida.
Quer saber quais problemas a ausência de dentes traz para o corpo? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!
Quais problemas a falta de dentes causa?
Os dentes têm função importante na boa saúde do corpo em geral. Confira, a seguir, quais problemas podem surgir em decorrência da falta de dentes.
Machucados na gengiva
Uma função dos dentes é a proteção do tecido periodontal e da gengiva. Por isso, na falta deles, a gengiva se expõe, ficando vulnerável durante a mastigação de alimentos duros ou na escovação.
Outro problema que aparece é a perda óssea. Como o tecido periodontal é afetado na ausência dos dentes, a estrutura do osso fica sem suporte, se tornando desgastada com os meses, causando uma diminuição do osso naquela área.
Má digestão
Sabia que a digestão se inicia na boca? Cada dente tem uma função específica. Os caninos, por exemplo, rasgam a comida, e os incisivos cortam os alimentos. Com a movimentação da língua e com as enzimas presentes na saliva, é nessa hora que os alimentos começam a ser digeridos.
Quando há a ausência de dentes, a digestão na boca não é completa e o resto de comida chega em pedaços maiores ao estômago, comprometendo a absorção adequada dos nutrientes.
Deslocamento dos dentes vizinhos
Na falta de alguns dentes, os outros, para compensar a ausência, se movimentam, provocando problemas de mordida, desalinhamento e assimetria facial. Além disso, prejudicam a respiração, a dicção e a mastigação, e tudo isso pode causar prejuízos estéticos.
Portanto, a ausência de dente não deve ser motivo de preocupação apenas quando acontece com os dentes posteriores, mas com os anteriores também.
Quais são os tratamentos disponíveis?
O paciente e o dentista precisam desenvolver um plano de tratamento que ressalte a detecção e a prevenção precoce de doenças bucais para evitar a perda de dente. As estratégias de prevenção incluem a educação da pessoa sobre os tratamentos, consequências e causas da ausência dentária. Para isso, é fundamental adotar uma prática preventiva de saúde bucal.
A recuperação dos dentes perdidos pode ser feito com os seguintes tratamentos:
- implantes dentários, que são raízes dentárias artificiais que se anexam à mandíbula para garantir dentes de substituição;
- pontes dentárias, preenchendo lacunas com dentes falsos;
- próteses parciais, que preenchem os espaços pela falta de dentes e impedem que os remanescentes se movimentem.
Agora que você já sabe quais problemas a ausência de dentes provoca no corpo, lembre-se de consultar um bom dentista para que ele possa avaliar o seu caso e indicar a melhor opção de tratamento para você.
Gostou deste post e quer ficar por dentro das novidades? Então, siga a nossa página do Facebook!