Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Um sorriso bonito melhora a autoestima e é um cartão de visitas. Assim, a saúde bucal é um dos primeiros cuidados que aprendemos durante a infância. Apesar disso, a ausência de dentes é um problema muito sério e que atinge várias pessoas no mundo.

A falta de um ou mais deles traz consequências funcionais. Isso porque os dentes desempenham funções específicas dentro da boca e a perda deles prejudica a capacidade de mastigação e digestão dos alimentos. Além disso, causa consequências emocionais, psicológicas e sociais que impactam a autoimagem e a qualidade de vida.

Quer saber quais problemas a ausência de dentes traz para o corpo? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!

Quais problemas a falta de dentes causa?

Os dentes têm função importante na boa saúde do corpo em geral. Confira, a seguir, quais problemas podem surgir em decorrência da falta de dentes.

Machucados na gengiva

Uma função dos dentes é a proteção do tecido periodontal e da gengiva. Por isso, na falta deles, a gengiva se expõe, ficando vulnerável durante a mastigação de alimentos duros ou na escovação. 

Outro problema que aparece é a perda óssea. Como o tecido periodontal é afetado na ausência dos dentes, a estrutura do osso fica sem suporte, se tornando desgastada com os meses, causando uma diminuição do osso naquela área.

Má digestão

Sabia que a digestão se inicia na boca? Cada dente tem uma função específica. Os caninos, por exemplo, rasgam a comida, e os incisivos cortam os alimentos. Com a movimentação da língua e com as enzimas presentes na saliva, é nessa hora que os alimentos começam a ser digeridos.

Quando há a ausência de dentes, a digestão na boca não é completa e o resto de comida chega em pedaços maiores ao estômago, comprometendo a absorção adequada dos nutrientes.

Deslocamento dos dentes vizinhos

Na falta de alguns dentes, os outros, para compensar a ausência, se movimentam, provocando problemas de mordida, desalinhamento e assimetria facial. Além disso, prejudicam a respiração, a dicção e a mastigação, e tudo isso pode causar prejuízos estéticos.

Portanto, a ausência de dente não deve ser motivo de preocupação apenas quando acontece com os dentes posteriores, mas com os anteriores também.

Quais são os tratamentos disponíveis?

O paciente e o dentista precisam desenvolver um plano de tratamento que ressalte a detecção e a prevenção precoce de doenças bucais para evitar a perda de dente. As estratégias de prevenção incluem a educação da pessoa sobre os tratamentos, consequências e causas da ausência dentária. Para isso, é fundamental adotar uma prática preventiva de saúde bucal.

A recuperação dos dentes perdidos pode ser feito com os seguintes tratamentos:

  • implantes dentários, que são raízes dentárias artificiais que se anexam à mandíbula para garantir dentes de substituição;
  • pontes dentárias, preenchendo lacunas com dentes falsos;
  • próteses parciais, que preenchem os espaços pela falta de dentes e impedem que os remanescentes se movimentem.

Agora que você já sabe quais problemas a ausência de dentes provoca no corpo, lembre-se de consultar um bom dentista para que ele possa avaliar o seu caso e indicar a melhor opção de tratamento para você.

Gostou deste post e quer ficar por dentro das novidades? Então, siga a nossa página do Facebook!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa