Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Quem não quer ficar com os dentes harmônicos e perder o medo de sorrir? A resposta parece, desde já, unânime. Apesar disso, nem todos os pacientes cuidam diariamente da saúde oral. Então, o post a seguir explica o que é e como o tártaro nos dentes surge.

Essa espécie de crosta na superfície óssea e gengival pode evoluir, sem tratamento com um bom dentista, para doenças graves na cavidade bucal.

Além disso, o artigo explica como evitar o tártaro, mantendo uma rotina de higiene bucal (com escovação e uso do fio dental) e uma dieta equilibrada (sem excesso de alimentos açucarados e gordurosos). Ficou curioso para entender melhor o assunto, não é? Continue a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas!

O que é tártaro e como ele é formado?

Tártaro, também chamado de cálculo dental, é o processo de endurecimento da placa bacteriana nos dentes e nos tecidos gengivais. A disfunção se forma a partir do acúmulo de bactérias, que se alimentam de restos de resíduo orgânico na dentição, criando uma espécie de crosta na cavidade oral. Dessa forma, o tártaro pode levar a complicações na boca, desde a dor de dente até a perda dental.

Quais são os passos para evitar tártaro nos dentes?

Até aqui, você entendeu que o tártaro forma uma crosta na superfície do dente e da gengiva, podendo levar a incômodos no local. Mas como evitar esse problema em casa, com uma rotina de cuidados com a saúde bucal? Para ter um sorriso harmônico, livre de placas bacterianas, você deve higienizar a boca após as refeições, usar sempre o fio dental e manter uma dieta adequada.

Manutenção de uma rotina de higiene bucal após as refeições

Manter uma rotina de escovação é uma das melhores formas de evitar a crosta formada por bactérias na superfície dos dentes e da gengiva. Por isso, use uma escova apropriada para a sua dentição, com cerdas macias, e aplique o creme dental em movimentos circulares, removendo possíveis partículas orgânicas da boca.

Uso regular do fio dental

Além da escovação diária, especialmente após as refeições, você deve apostar no uso de fio dental para evitar o surgimento de placa bacteriana e de tártaro na cavidade bucal. Nesse sentido, use o filamento, pelo menos, uma vez ao dia, removendo impurezas que ficam no espaço entre os dentes e o tecido gengival.

Manutenção de uma dieta adequada

O tártaro se forma a partir da placa bacteriana, que, por sua vez, depende de restos de alimento para crescer e enrijecer na superfície dos dentes e dos tecidos orais. Por isso, fazer uma dieta equilibrada ajuda a combater essa disfunção, evitando uma alimentação rica em açúcar e gordura, por exemplo.

Neste post, você aprendeu o que é e como evitar tártaro nos dentes. Em caso de falta de higiene e de enrijecimento de placa bacteriana na sua boca, a recomendação é procurar, o mais rápido possível, um bom dentista. O profissional consegue fazer um diagnóstico confiável e remover o cálculo dental com o procedimento odontológico mais adequado.

O texto de hoje foi realmente útil para você, não é? Então, acompanhe nosso blog e continue descobrindo dicas para manter a sua saúde bucal em dia!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa