Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Cuidar bem da saúde bucal garante uma vida mais confortável e sem dores. Para deixar o sorriso sempre bonito e saudável, é importante criar uma rotina de procedimentos odontológicos preventivos e segui-la diariamente.

Ter uma dentição bem cuidada evita doenças bucais, como tártaro, cárie e gengivite, além de eliminar a halitose (mau hálito). Nesse caso, o fio dental, a escova, o creme dental e o antisséptico são seus maiores aliados para ter um hálito fresco e saudável.

Pensando nisso, reunimos as melhores ferramentas e procedimentos para ter os dentes limpos e livres de problemas. Confira!

Escove os dentes todos os dias

Higienize os dentes três vezes ao dia (manhã, após o almoço e antes de dormir) e por, pelo menos, dois minutos. Esse é o tempo ideal para escovar toda a dentição inclusive a gengiva, a bochecha e o palato.

Para conseguir melhores resultados, utilize uma escova com cerdas macias, trocando-a a cada 90 dias. Se perceber que as cerdas ficam abertas antes do tempo, compre outra. Além disso, não escove logo após as refeições, pois a boca fica mais ácida e o esmalte do dente pode ficar mais mole. O ideal é aguardar 30 minutos antes de higienizar, ou fazer um bochecho com água para eliminar essa substância e garantir uma limpeza mais eficaz.

Cuidados com a escova

Úmida e suja, a escova dental pode formar uma colônia de bactérias. Siga as seguintes instruções para deixá-la protegida:

  • depois de terminar, lave a escova com água e pendure-a na vertical, com a cabeça para cima, para que a água escorra. Jamais deixe a escova úmida em um estojo fechado;
  • evite que as cerdas das escovas dos integrantes da família se encostem;
  • depois de um surto de gripe, resfriado, afta ou dor de garganta, troque a escova;
  • após escovar os dentes, deixe a cabeça da escova imersa em solução antisséptica bucal por 20 minutos para eliminar os germes, mas não deixe mais de uma escova imersa no mesmo recipiente.

Use o fio dental

O fio dental é útil para remover os resíduos que ficam entre os dentes. Ele é fundamental, pois a escova não consegue limpar locais estreitos da boca. A consequência de não utilizar esse material é o acúmulo de alimentos e placa bacteriana, deixando sua dentição vulnerável a doenças.

Corte 30 centímetros de fio e enrole entre os dedos indicadores. Passe-o entre os dentes e curve-o. Depois, curve-o para outro dente e repita o processo. Evite passar a mesma parte do fio entre outros dentes para que não ocorra contaminação.

Por fim, se a gengiva sangrar após a remoção de resíduos, faça um bochecho com água. Caso a hemorragia persista, procure um dentista.

Limpe a língua

A superfície da língua é ideal para acumular sujidades, ou seja, partículas de alimentos e bactérias, o que causa mau hálito. Isso é preocupante, pois pode prejudicar seus dentes.

Para limpá-la, passe a escova suavemente ou use um limpador lingual. Faça a raspagem de dentro para fora para eliminar os resíduos e garantir um hálito mais fresco. Após terminar, enxágue a boca.

Utilize antisséptico bucal

Utilize um antisséptico bucal com flúor após usar o fio dental e fazer a escovação para proteger todas as superfícies dos dentes. Faça bochechos por dois minutos para que o líquido consiga cobrir tudo. Se quiser eliminar as bactérias da garganta, faça gargarejos antes de cuspir.

Caso você seja intolerante a alguma substância industrializada, faça uma solução salina. Adicione meia colher de chá de sal em um copo d’água e misture bem. Não beba a solução para não prejudicar o estômago.

Fuja do cigarro

Além de enfraquecer os pulmões, fumar causa mau hálito, deixa os dentes amarelos e aumenta as chances de doenças, como gengivite e câncer bucal. Se você quiser ajuda para parar com esse vício, existem vários recursos à disposição. Você pode:

  • evitar situações que estimulam o ato;
  • consultar um profissional que saiba lidar com esse problema;
  • frequentar grupos de apoio;
  • fazer reposição de nicotina.

Evite o consumo de doces

O açúcar produz um ácido que danifica os dentes, o que aumenta as chances de cárie e outras doenças dentais. Portanto, evite consumir os seguintes alimentos com frequência:

  • refrigerantes;
  • sucos industrializados;
  • café com muito açúcar;
  • sobremesas como bolos, mousses, sorvetes e tortas.

Além disso, fuja de comidas pegajosas (viscosas). Elas deixam uma camada de açúcar nos dentes, difícil de ser eliminada com a escovação. Tente evitar as seguintes guloseimas:

  • frutas secas (damasco e uva passa);
  • bala de goma ou caramelizada;
  • barra de granola;
  • chiclete com açúcar.

Aqui, vale mencionar que as gomas de mascar sem açúcar são boas para estimular a salivação, retirar alimentos presos entre os dentes e garantir um hálito fresco por mais tempo.

Procure um dentista caso você identifique algum problema

Não ignore um problema até que a dor de dente fique insuportável. Agende uma consulta com um dentista de confiança para garantir um tratamento eficaz. Conheça alguns sintomas que indicam cuidados profissionais:

  • dentes moles;
  • mau hálito ou um gosto que não sai da boca;
  • gengivas avermelhadas, doloridas ou inchadas;
  • sensibilidade à temperatura dos alimentos;
  • inchaço no maxilar.

Para conseguir melhores resultados a longo prazo, solicite procedimentos odontológicos preventivos duas vezes ao ano. Dessa forma, seu dentista pode identificar cáries, remover placas bacterianas, limpar a superfície de cada dente, entre outros cuidados.

Faça tratamentos preventivos

Alguns tratamentos deixam os dentes mais resistentes a doenças. Para as crianças, o mais indicado é passar um verniz de flúor ou um selante nas fissuras.

O primeiro nada mais é do que a aplicação de uma solução fluoretada para fortalecer o esmalte. Isso pode ser feito a cada seis meses, em todos os tipos de dente (de leite ou permanente).

Já o segundo é ideal para cobrir pequenas fendas na superfície superior do dente. Dessa forma, o odontologista aplica um selante (camada fina de plástico) para eliminar a formação de cáries. O selante pode durar muito tempo, desde que a higienização bucal esteja em dia.

E então, o que achou dos procedimentos odontológicos preventivos mencionados acima? Se você seguir essas dicas, terá uma rotina de higiene bucal de qualidade. Para isso, basta transformar essas recomendações em hábito e ter um sorriso bonito e saudável.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de novidades sobre saúde bucal? Então acompanhe nosso blog e fique sempre bem informado!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa