O sorriso é o nosso cartão de visitas, e deixá-lo sempre branco e bonito é o sonho de muitas pessoas. Um tratamento odontológico bastante procurado é o clareamento dental, que consiste na aplicação de uma substância que clareia os dentes que ficaram escuros ao longo do tempo.
O procedimento costuma proporcionar resultados satisfatórios, mas, para evitar o aparecimento de novas manchas, é fundamental tomar alguns cuidados pós clareamento dental. Assim, é importante evitar determinados alimentos e mudar alguns hábitos, pois a rotina ajuda a manter ou prejudicar o efeito dessa técnica.
Ficou interessado e quer saber como manter os resultados do clareamento dental? Então, continue a leitura!
1. Evite o consumo de bebidas e alimentos muito pigmentados
Algumas bebidas e alimentos pigmentados, como beterraba, suco de uva, vinho, refrigerante e café, são grandes vilões do clareamento dental. É na alimentação que se encontra a principal causa para o surgimento de manchas nos dentes.
Portanto, depois de realizar o tratamento, evite esses produtos, principalmente nas primeiras 48 horas e, caso opte por consumi-los, escove os dentes após a ingestão. Caso tenha alguma dúvida sobre os alimentos menos indicados, não deixe de conversar com o seu dentista, que poderá listar os mais prejudiciais para a coloração dos dentes.
2. Escove os dentes
Embora seja fundamental manter a escovação dos dentes após as refeições, fazer a higienização imediatamente não é o ideal, pois a saliva não terá tempo suficiente para neutralizar os ácidos que foram formados na boca.
O recomendado é aguardar um tempo e escovar a boca cerca de 30 minutos depois de comer. Com isso, a placa será neutralizada, evitando que os ácidos se espalhem pela cavidade bucal. Caso o gosto do alimento o incomode, faça bochechos com água para retirar os resíduos até esperar o tempo certo de realizar a higienização.
3. Não fume
O cigarro é um vilão para o corpo e para a saúde bucal. Responsável por várias doenças, o alcatrão e a nicotina, substâncias presentes no produto, acumulam-se na superfície do dente, favorecendo o aparecimento de manchas.
Além disso, o câncer de boca está diretamente relacionado ao consumo do cigarro. Por isso, caso tenha feito o clareamento dental, evite fumar, pois as substâncias contribuem para o acúmulo de tártaro, acelerando o surgimento de diversos problemas, como inflamações na gengiva e mau hálito.
4. Use um bom creme dental
No mercado, existem várias pastas de dente ricas em corantes e o recomendado é evitá-las para manter os resultados do clareamento dental. Para fazer a escolha certa, peça a ajuda do seu dentista.
Ele poderá indicar um produto que prolongue o efeito, que seja ideal para dentes sensíveis ou, caso seja necessário, para proteger a boca. Evite escolher sozinho para não ter um efeito indesejado.
Agora que você já sabe quais os cuidados pós clareamento dental que devem ser adotados no dia a dia, lembre-se de seguir as nossas dicas para obter um ótimo resultado. Caso a pessoa não tenha essa preocupação, os efeitos duram menos que o esperado e podem surgir manchas nos dentes.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre odontologia preventiva, saúde e bem-estar? Então siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!