São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

5 alimentos que prejudicam a saúde bucal

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Possivelmente, você já deve saber que existem vários alimentos que prejudicam a saúde bucal de uma pessoa, não é mesmo? Quando consumidos frequentemente, eles são capazes de provocar diferentes tipos de problemas bucais, como cáries, dor de dente, inflamação da gengiva e sensibilidade dentária. Vale mencionar ainda que, além de afetar a qualidade dos dentes, eles prejudicam a estética do sorriso e diminuem a autoestima.

Pensando nisso, resolvemos falar mais sobre o assunto e apresentar alguns dos principais alimentos prejudiciais à saúde bucal. Se você se interessa pelo assunto e quer manter o seu sorriso sempre bonito e saudável, leia esta publicação!

1. Frutas ácidas

Também conhecidas por serem cítricas, as frutas ácidas, como limão, laranja, abacaxi, uva e maçã, não devem ser consumidas em excesso. Isso acontece porque, quando consumidas frequentemente, elas aumentam a erosão ácida dos dentes e provocam o desgaste dentário (em especial na camada externa do dente, também chamada de esmalte dentário), aumentando a possibilidade de surgimento de cáries.

Em contrapartida, é importante mencionar que as frutas cítricas só não devem ser consumidas com frequência. Moderadamente, elas contribuem com a saúde do corpo e ainda promovem uma autolimpeza dos dentes.

2. Café adoçado com açúcar

O café é um alimento muito pigmentado e, por isso, pode ocasionar o escurecimento dos dentes ou o aparecimento de manchas. Quando adoçada com açúcar, a bebida torna-se ainda pior para a saúde bucal, já que ela passa a alimentar as bactérias causadoras de cáries, que liberam ácidos que corroem a estrutura mineral dos dentes.

Uma opção para evitar o problema é diminuir o consumo de café e tomar chás claros. Também é essencial realizar a escovação bucal adequada depois de se alimentar.

3. Frutas secas

Acredite, as frutas secas, por mais saudáveis que sejam, também podem prejudicar a saúde bucal sempre que são consumidas com frequência. Tal situação acontece porque elas têm baixa concentração de água, exigindo mais tempo de mastigação. Elas ainda grudam na superfície dos dentes com mais facilidade, contribuindo para a proliferação de bactérias na região e, consequentemente, para o aparecimento de cáries.

As opções de frutas secas e cristalizadas são ainda mais prejudiciais. Por terem uma grande quantidade de açúcar em volta, elas favorecem o surgimento de cáries, contribuem com a sensibilidade dentária e ajudam a desmineralizar os dentes.

4. Alimentos em conserva

Popularmente conhecidos como picles, os alimentos em conservas nada mais são do que um conjunto de legumes, como pepino, cenoura, rabanete, beterraba, palmito e nabo, conservados em solução ácida (normalmente com vinagre).

Ao consumi-los em excesso, eles atuam da mesma forma que os alimentos ácidos, ou seja, corroem as camadas dos dentes, desmineralizando-os, provocando sensibilidade e aumentando o risco de aparecimento de cáries.

5. Refrigerante

Assim como outros alimentos ricos em açúcares e conservantes, o refrigerante facilita a proliferação de bactérias na boca. Em geral, elas são as responsáveis por transformar o açúcar do alimento em um ácido que remove os minerais dos dentes, corrói a superfície deles e afeta seu esmalte.

O mesmo acontece quando outros alimentos ricos em açúcares são consumidos regularmente. Balas, pirulitos, doces, chicletes, bolos e pães com açúcar são alguns exemplos.

Agora que você sabe quais são os principais alimentos que prejudicam a saúde bucal, fique atento em relação a essas informações e evite consumir alimentos como esses com frequência. Não se esqueça de que um sorriso bonito e saudável também é uma maneira de se sentir mais bonito e aumentar seu bem-estar.

Você conhece outro alimento que também é prejudicial à saúde bucal ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, deixe aqui nos comentários!